Estratégias para otimizar o tempo nas provas de matemática - Hexag Medicina
14/06/2023 Matemática

Estratégias para otimizar o tempo nas provas de matemática

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Estratégias para otimizar o tempo nas provas de matemática

As provas de matemática te atrasam na resolução das questões de outras disciplinas nos simulados de vestibulares e Enem? Isso pode acontecer quando o candidato não otimiza o tempo dedicado às questões de matemática. No artigo a seguir, apresentaremos algumas estratégias para melhorar seu desempenho.

Conheça estratégias para otimizar o seu tempo nas provas de matemática

Abrir o caderno de matemática em um simulado te causa arrepios? Saiba que não há o que temer, basta se dedicar aos estudos e gerenciar o seu tempo para ter melhores resultados. A seguir listamos algumas estratégias práticas para que você se organize melhor na resolução das questões de matemática.

1 – Pratique com questões de simulados e outros vestibulares

A forma mais prática de se tornar mais ágil na resolução de questões de matemática é estudá-las e praticá-las. Leia com atenção os enunciados, isso te ajudará a entender a lógica como as questões são formuladas. 

Ao iniciar uma questão, tente identificar:

  • O que está sendo pedido;
  • Quais dados foram fornecidos;
  • A metodologia como pode resolver o problema (com uma fórmula ou combinando diferentes cálculos). 

Seja persistente e lembre-se que a melhor forma de aprender é pela prática constante. Comece pelo estudo dos conceitos básicos antes de partir para as questões mais complexas para ter bagagem para resolvê-las. 

2 – Domine o vocabulário da matemática

Uma forma de simplificar a compreensão da matemática é conhecer o seu vocabulário, ou seja, as palavras que fazem parte do seu universo. Você pode anotar em um caderno ou em um aplicativo de notas as palavras-chave de que precisa para solucionar os problemas. 

Quando estiver resolvendo as questões de uma prova de matemática você descobrirá que conhecer os termos te ajudará a ganhar tempo. Conforme você se deparar com essas palavras entenderá mais claramente o que elas significam. 

3 – Procure se lembrar de exercícios semelhantes

Os simulados e as questões de apostilas (geralmente extraídas de provas anteriores) são essenciais para construir uma memória matemática. Com a lembrança de ter resolvido questões semelhantes você já terá um caminho mental previamente traçado para resolver os problemas. Assim ganhará um bom tempo.

4 – Faça seus cálculos de forma organizada na página

Essa dica é de grande ajuda para otimizar seu tempo nas provas por evitar falta de espaço e confusão visual. Ao tentar resolver os cálculos mais rapidamente, você acaba riscando muito a folha e isso pode te impedir de identificar um possível erro. 

Cuidado para não “invadir” o espaço de uma questão com o cálculo de outra. Então mesmo com o tempo contado procure manter a ordem, será mais fácil até para visualizar seu trabalho. 

5 – Desenhe para visualizar

Na resolução de provas de matemática é importante usar lápis e borracha, assim você pode apagar livremente. Muitas questões dessa disciplina envolvem lógica e nem sempre conseguimos visualizar tudo com clareza. A dica é com o seu lápis anotar os dados fornecidos, sejam palavras ou números.

No caso das questões de geometria e trigonometria é interessante desenhar as figuras citadas no enunciado. Não subestime o poder que o desenho dos dados tem para otimizar o seu tempo durante uma prova. 

6 – Não tente adivinhar a resposta

Otimizar o tempo é importante, mas isso deve ser feito de uma forma que potencialize as suas chances de acerto. Algumas pessoas, tentando acelerar a conclusão da prova, tentam adivinhar a resposta certa com dados do enunciado. Nem sempre isso dá certo.

Em provas de vestibular e Enem pode acontecer de o enunciado ter informações para confundir o candidato. Então, antes de se precipitar anote todos os dados oferecidos e pense com calma se a resposta está alinhada com eles. 

7 – Inclua a matemática no seu dia a dia

Sempre dizem que ler bastante ajuda a aumentar o vocabulário e consequentemente se reflete em melhora na produção textual. Essa mesma máxima pode ser aplicada a matemática. Nesse caso, a dica é passar a aplicar a disciplina em situações cotidianas, quanto mais simples melhor.

Por exemplo, no supermercado você pode começar a fazer comparações entre as diferenças de preços das embalagens com mais ou menos itens. Será que vale a pena comprar a embalagem de sabão em pó de 200 gramas? Comparativamente não acaba saindo mais “barato” levar a de 500 gramas em que cada 100 gramas custa menos? 

Essa prática fará com que você pense com a lógica matemática tendo mais facilidade de entender as questões da prova. Também te tornará mais ágil para fazer cálculos simples, lembre-se de que a matemática básica é o calcanhar de Aquiles de muitos candidatos. 

8 – Acredite que matemática não é difícil

Por fim, é importante investir na sua confiança em si mesmo. Se você acreditar que matemática não é difícil perceberá que as questões se tornarão mais simples. Muito do tempo perdido nessa prova é resultado do seu medo de começar a resolução dos problemas. Estando preparado pelo estudo você conseguirá! 

Gostou dessas dicas para otimizar o seu tempo de resolução das provas de matemática? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog