29/09/2020 Matemática

O que é algarismo?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
O que é algarismo?

Quando nos deparamos com termos que são muito parecidos, é natural surgirem dúvidas em relação ao significado de cada um deles. Falando em matemática, isso pode acontecer em vários momentos, já que existem diversos termos e símbolos que podem nos confundir nessa disciplina. Um exemplo é a diferença entre números, numeral e algarismo. Afinal, você sabe qual é a diferença entre eles?
 
Se essa é uma dúvida sua, fique tranquilo, vamos explicar neste artigo o que é algarismo, número e numeral, qual é o conceito correto de cada uma dessas palavras e quando devemos utilizá-las. Continue a leitura e confira!

Significado de número

Quando nos referimos a um número, estamos falando de um conceito abstrato associado a quantidade, basicamente uma ferramenta para a realização de cálculos e contagens, seja escrito, falado ou pensado. Por exemplo, estamos falando de números quando pensamos em quantos dias faltam para o vestibular, qual é a nossa altura, em que posição estamos em um ranking e qual é o cálculo correto de uma questão. 

Significado de numeral

O numeral é a representação desse número. Eles podem ser divididos de acordo com sua função, conforme a classificação abaixo.

Numerais Cardinais

São usados para indicar quantidades simples. Gramaticalmente falando, eles se flexionam em gênero (feminino e masculino) e em número (singular e plural). Exemplo: uma, duas, três, quinhentas, mil, bilhões, etc.

Numerais Ordinais

São usados para representar uma ordem, hierárquica ou sequência. Também se flexionam em gênero e número. Exemplo: primeiro, segundo, terceiro, quadragésimo, etc.

Numerais Multiplicativos

Indicam multiplicação de unidades, como dobro/duplo, triplo, quádruplo, etc. Quando utilizados em função de adjetivos, eles sofrem flexão de gênero e de número. Por exemplo: as famosas quíntuplas nasceram nos EUA em 2015.

Numerais Coletivos 

São usados para expressar conjuntos de unidades. A flexão acontece em número, mas nunca em gênero. Eles podem vir acompanhados de um numeral cardinal para indicar a sua quantidade. São eles: dezenas, dúzia, centena, séculos, etc. Por exemplo: Minha mãe pediu para eu comprar duas dúzias de ovos no supermercado. 

Numerais Fracionários

Eles representam partes de um todo. Também são precedidos por números cardinais e as flexões ocorrem de acordo com eles. Exemplo: um quarto, dois quintos, quatro vinte avos, etc.

Significado de algarismo

O algarismo é o símbolo utilizado para representar cada um dos números. Existem diversos tipos de algarismos diferentes, mas os que mais utilizamos em nossa sociedade atual são os indo-arábicos e os romanos. Saiba mais sobre cada um deles abaixo.

Quais são os algarismos indo-arábicos?

Os algarismos indo-arábicos, também conhecidos somente como algarismos arábicos, são os mais vistos e usados no nosso dia a dia, seja na escola, no trabalho, nas placas de veículos, nos teclados do computador e do celular, nas provas dos vestibulares, etc. Esse sistema de numeração inclui os seguintes algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. 
 
Eles podem formar qualquer numeral a partir de sua combinação, variando apenas a posição de cada um. Por exemplo: o numeral quinze é representado pela junção dos algarismos 1 e 5. Uma centena é representada pelos algarismos 1, 0 e 0, juntos: 100.

Quais são os algarismos romanos?

Os algarismos romanos também são utilizados hoje em dia, mas em menor escala. É muito comum encontrá-los na numeração dos séculos, nos nomes de figuras históricas, como reis, imperadores e papas, e até mesmo em relógios. 
 
Esse sistema de numeração, criado há cerca de 2 mil anos na Roma Antiga, utiliza as letras do alfabeto latino para representar os números. São elas : I, V, X, L, C, D e M, que equivalem, respectivamente, aos indo-arábicos 1, 5, 10, 50, 100, 500 e 1000.
 
Apenas com essas sete letras é possível formar qualquer número a partir do posicionamento delas respeitando as seguintes regras: 1) algarismos de menor ou igual valor à direita são somados ao de maior valor; 2) algarismos de menor valor à direita são subtraídos daquele de maior valor; 3) a representação de um algarismo multiplicado por 1000 exige que seja colocado um travessão acima da letra.
 
Confira alguns exemplos:
 
– O número 240 em algarismos romanos é representado pelas letras CCXL.
 
– O século em que vivemos hoje é o XXI.
 
– O papa João Paulo II recebe esse nome porque foi o segundo papa que escolheu receber o nome de João Paulo.
 
É interessante destacar que a leitura dos números de um a dez no algarismo romano deve ser como número ordinal, ou seja, como primeiro, segundo, terceiro, etc. A partir do número onze, eles são lidos como números cardinais, ou seja, onze, doze, treze, etc.
 
Agora que você já sabe o significado e as características de cada um, já dá para entender o que é algarismo, número e numeral. Ter esse conhecimento é importante para não cometer futuros erros. Quer saber mais sobre assuntos relacionados ao Enem e ao vestibular? Acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos. 

Retornar ao Blog