O que é Teorema de Pitágoras?
O Teorema de Pitágoras diz que a soma dos quadrados dos catetos de um triângulo retângulo é igual ao quadrado da sua hipotenusa. Um triângulo retângulo é aquele que possui um ângulo interno de 90º (ângulo reto). Basicamente, esse teorema relaciona o comprimento dos lados desse tipo de triângulo.
Entenda o que é o Teorema de Pitágoras
O Teorema de Pitágoras consiste em uma relação matemática entre os comprimentos dos lados de qualquer triângulo retângulo. Esse teorema afirma que:
“Em qualquer triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa”.
Fórmula do Teorema de Pitágoras
De acordo com o enunciado do Teorema de Pitágoras temos a seguinte fórmula:
a2 = b2 + c2
Sendo:
a – hipotenusa
b – cateto
c – cateto
Triângulo retângulo:
Num triângulo retângulo:
- A hipotenusa é o maior lado e o lado oposto ao ângulo reto.
- Os outros dois lados são chamados de catetos.
- A medida formada pelos dois catetos é igual a 90° (ângulo reto).
- Os catetos podem ser identificados também de acordo com um ângulo de referência sendo chamados de: adjacente e oposto.
- O cateto adjacente é aquele que está junto ao ângulo de referência.
- O cateto que está contrário a esse ângulo é chamado de oposto.
Confira a figura:
Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras
A seguir apresentaremos três exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras para as relações métricas de um triângulo retângulo.
Primeiro exemplo: cálculo da medida da hipotenusa
Num triângulo retângulo com catetos com medidas de 3 cm e 4 cm, qual será a hipotenusa?
Resolução:
a2 = b2 + c2
a2 = 42 + 32
a2 = 16 + 9
a2 = 25
a = 25
a = 5
Então, os lados desse triângulo retângulo são: 3 cm, 4 cm e 5 cm.
Segundo exemplo: cálculo da medida de um dos catetos
Num triângulo retângulo com hipotenusa de 20 cm e um cateto de 16 cm, determine o outro cateto.
Resolução:
a2 = b2 + c2 → b2 = a2 – c2
b2 = 202 – 162
b2 = 400 – 256
b2 = 144
b = 144
b = 12
Esse triângulo apresenta as seguintes medidas: 12 cm, 16 cm e 20 cm.
Terceiro exemplo: cálculo para comprovar se um triângulo é retângulo
Se um triângulo apresenta as seguintes medidas: 5 cm, 12 cm e 13 cm, como podemos saber se ele é um triângulo retângulo? Para saber se esse triângulo é um verdadeiro triângulo retângulo é necessário que as medidas dos seus lados obedeçam ao Teorema de Pitágoras.
Resolução:
a2 = b2 + c2
132 = 122 + 52
169 = 144 + 25
169 = 169
As medidas dadas satisfazem o Teorema de Pitágoras, isto é, o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos. Sendo assim, esse é um triângulo retângulo verdadeiro.
Triângulo Pitagórico
Recebe o nome de triângulo pitagórico, o triângulo retângulo cujas medidas dos lados são números inteiros positivos. Os catetos e a hipotenusa, nesse caso, são chamados de “terno pitagórico” ou “trio pitagórico”. Para saber se três números constituem um trio pitagórico podemos usar a relação: a2 = b2 + c2.
O caso mais célebre de trio pitagórico é aquele formado pelos números: 3, 4 e 5. A hipotenusa é igual a 5, o maior cateto é 4 e o cateto menor é igual a 3. Observe que os múltiplos de 3, 4 e 5 também formam ternos pitagóricos. Então um triângulo de 9, 12 e 15 cm também é um triângulo pitagórico.
Confira alguns exemplos de ternos pitagóricos:
- 5, 12 e 13;
- 7, 24, 25;
- 20, 21 e 29;
- 12, 35 e 37.
Biografia de Pitágoras
Pitágoras de Samos (570 a.C. – 495 a.C.) foi um filósofo e matemático grego. Ele fundou a Escola Pitagórica (também chamada de Sociedade Pitagórica), situada no sul da Itália. Dentre as áreas do conhecimento desenvolvidas nessa escola, podemos citar: Matemática, Música e Astronomia.
Os babilônicos, que viveram bem antes de Pitágoras, já conheciam as relações métricas do triângulo retângulo. Contudo, estima-se que a primeira demonstração de que o teorema se aplicava a qualquer triângulo retângulo foi feita por Pitágoras.
Esse teorema se tornou um dos mais conhecidos e usados na matemática. Trata-se de um dos mais relevantes para resolver problemas da geometria analítica, da geometria espacial, da geometria plana e da trigonometria. Outras contribuições importantes da Sociedade Pitagórica incluem:
- Descoberta dos números irracionais;
- MMC e MDC;
- Propriedades dos números inteiros.
Demonstrações do Teorema de Pitágoras
Há inúmeras formas de provar o Teorema de Pitágoras. O livro “The Pythagorean Proposition”, de 1927, por exemplo, propunha 230 formas de demonstração. Outra edição lançada em 1940, elevou esse número para 370 demonstrações.
Gostou de saber mais sobre o Teorema de Pitágoras? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!