Poliedros e Corpos Redondos - Hexag Medicina
23/05/2024 Matemática

Poliedros e Corpos Redondos

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Poliedros e Corpos Redondos

Os poliedros e os corpos redondos fazem parte do grupo dos sólidos geométricos assim como os sólidos quaisquer. Consistem basicamente em objetos tridimensionais definidos no espaço. Continue lendo para saber mais sobre esses objetos e suas particularidades.

Poliedros e corpos redondos: tudo o que você precisa saber

Antes de falarmos especificamente sobre os poliedros e os corpos redondos é essencial conceituar os sólidos geométricos

Afinal, o que são sólidos geométricos?

Os sólidos geométricos são objetos tridimensionais definidos no espaço. São exemplos desse tipo de sólidos: pirâmides, cubos, cilindros, prismas e esferas. Esse conjunto de sólidos geométricos está dividido em três grupos que são:

  • Poliedros;
  • Corpos redondos;
  • Sólidos quaisquer. 

O que são poliedros? 

Os poliedros são sólidos geométricos limitados por faces então, por sua vez, são polígonos. Dessa forma, é um poliedro qualquer sólido geométrico que tenha superfície formada apenas por polígonos. 

Recebe o nome de aresta as linhas resultantes do encontro de duas faces de um poliedro. O ponto de encontro entre as arestas recebe o nome de vértice. Os poliedros estão divididos em três grupos, sendo eles:

  • Prismas;
  • Pirâmides;
  • Outros. 

Prisma

Esse poliedro é formado por duas faces poligonais, ou seja, dois pentágonos, as suas faces laterais são paralelogramos. Têm duas bases formadas por polígonos congruentes situados em planos paralelos. 

Os prismas podem ser classificados como sendo retos ou oblíquos de acordo com a inclinação das suas arestas laterais em relação a base. Os prismas retos têm como faces laterais retângulos. Já os prismas oblíquos têm faces laterais de paralelogramos. 

Pirâmide

Esse poliedro conta com uma base poligonal (um pentágono), as suas faces laterais são todas triangulares. O vértice da pirâmide une todas as faces triangulares. Nessa figura, o número de lados do polígono da base é equivalente ao número de faces laterais da pirâmide. 

Poliedro convexo e não convexo

Poliedros podem ser divididos em convexos e não convexos. Nos convexos há pelo menos um segmento de reta, que liga dois pontos, totalmente contido nele. Também é possível identificar esse tipo de poliedro observando se há alguma reta não contida em nenhuma das suas faces. Não pode ser nem paralela a elas. 

Poliedros regulares

Para os poliedros convexos serem regulares devem apresentar:

  • Faces compostas por polígonos regulares;
  • Essas faces devem ser congruentes entre si;
  • Número de aresta igual ao que concorre em cada vértice. 

Os polígonos regulares apresentam todos os lados e ângulos congruentes, isto é, têm a mesma medida. Há somente cinco poliedros regulares convexos, eles são também chamados de “Poliedros de Platão” ou “Sólidos Platônicos”. A seguir listamos esses poliedros: 

  • Tetraedro – esse sólido geométrico é constituído por 4 vértices, 6 arestas e 4 faces triangulares. 
  • Hexaedro – este poliedro é formado por 8 vértices, 12 arestas e 6 quadrangulares. 
  • Octaedro – esse sólido geométrico é formado por 6 vértices, 12 arestas e 8 faces triangulares. 
  • Dodecaedro – é constituído por 20 vértices, 30 arestas e 12 faces pentagonais. 
  • Icosaedro – formado por 12 vértices, 30 arestas e 20 faces triangulares. 

Curiosidade sobre os poliedros

O filósofo e matemático grego Platão, ao estudar os poliedros estabeleceu uma relação entre cada um deles e elementos da natureza, confira abaixo:

  • Tetraedro – fogo;
  • Octaedro – ar;
  • Hexaedro – terra;
  • Icosaedro – água;
  • Dodecaedro – universo. 

O que são corpos redondos? 

Os poliedros são sólidos geométricos constituídos por polígonos e com arestas de segmentos de reta. Por sua vez, os corpos redondos são sólidos apresentam curvas ao invés de faces. Se forem colocados em uma superfície plana inclinada, rolam. Dentre os exemplos de corpos redondos podemos citar cilindros, cones e esferas. 

Principais corpos redondos

Confira abaixo os principais corpos redondos, formas tridimensionais que ocupam espaço, isto é, possuem volume:

  • Cilindro – possui duas bases planas em forma de círculo e a superfície lateral é arredondada. A altura do cilindro é a distância entre as duas bases. 
  • Cone – corpo redondo que tem apenas um vértice e uma base plana. A altura do cone é medida como a distância entre a base e o seu vértice. 
  • Esfera – nesse corpo redondo todos os pontos se encontram a mesma distância do centro. A distância é medida pelo raio r. 

Outros (sólidos quaisquer)

No grupo de “outros” ou sólidos quaisquer, estão os sólidos geométricos que não se encaixam nas categorias anteriores. Normalmente, esses sólidos apresentam uma “face” curva, porém, não rolariam se fossem depositados em uma superfície plana. 

Poliedros x corpos redondos: quais são as diferenças?

Tanto poliedros quanto corpos redondos são sólidos geométricos, no entanto, possuem diferenças entre si. Uma das distinções está no fato de os poliedros serem compostos somente de faces planas poligonais e com segmentos de retas.

Já os corpos redondos apresentam superfícies curvas, por isso eles podem girar ou rolar. Os corpos redondos são também conhecidos como não poliedros, exatamente porque têm essas diferenças. 

Gostou de saber mais sobre poliedros e corpos redondos? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog