Visão da Geometria – Modernidades nas Embalagens de Produtos
A embalagem é uma ferramenta de marketing que se tornou um elemento importante para a decisão de compra. A embalagem dentro da visão do marketing vai além de suas funções primordiais, como conservação e transporte, necessitando de uma abordagem multidisciplinar para o seu desenvolvimento e funcionabilidade. Ela deve ser analisada sob os mais diversos enfoques, pois esta é uma ferramenta importante de marketing e, se for muito bem desenvolvida, pode gerar valor adicional ao cliente e ao fabricante. A embalagem deve atrair a atenção do consumidor, descrever as características do produto, criar confiança e produzir uma visão global favorável, não se esquecendo de todas suas funcionalidades, principalmente quando a embalagem precisa fazer o papel da venda por si só.
E, quando se fala em embalagem, a criatividade e a inovação correm soltas. É muito comum termos um primeiro impulso para a compra a partir da embalagem. Um bom apelo visual, um design inovador, uma excelente conveniência na hora de usar e informações diferenciadas são alguns dos exemplos que demonstram a qualidade do produto e conferem credibilidade à empresa. É mais que chamar a atenção do consumidor. Há muitas empresas que têm como estratégia de promoção (dentro do seu composto de marketing), junto ao consumidor, a própria embalagem. Esses produtos dependem basicamente da embalagem para serem vistos e então comprados pelo consumidor. É ainda segundo ela que o consumidor hoje em dia não dissocia o produto da embalagem.
A embalagem tornou-se parte da compra e os consumidores preferem uma marca em detrimento da outra em razão da forma como o produto foi embalado. Quando se trata de bens de consumo não duráveis, por exemplo, as pessoas olham o produto e a embalagem como um único componente em razão das facilidades que ele proporciona. Exemplos de criatividade nas embalagens:
Criação de embalagem do Leite Ninho UHT, a embalagem tem color code marcante e seu painel duplo reforça a presença da marca no PDV. As informações no rótulo, inclusive em braile, identifica de que forma deve ser feita a reciclagem e apresenta um produto diferenciado. Esse formato é de um prisma regular, pois todo prisma reto possui nas bases polígonos regulares.
Uma grande inovação na embalagem de goma de mascar mostrou que a funcionalidade da embalagem não é mérito de categorias de alto valor agregado, e que esta pode tornar um hábito corriqueiro ainda mais prazeroso.
O investimento em tecnologia focada na funcionalidade, com o objetivo de proporcionar praticidade de abertura para o consumidor, e o sistema de abertura composto por picote no centro da embalagem proporcionan uma sensação divertida e amistosa no momento do consumo.
Embalagem para pizzas com arte que mescla cantinas italianas com pizzarias, rebuscando a cultura italiana e aumentando o appetite appeal do consumidor tem o seguinte diferencial: na parte interna, alternando as dobras, é possível utilizar a mesma embalagem para 3 tamanhos de pizza. Com isso, o consumidor sempre tem a sensação de estar levando uma pizza que lhe satisfaça, não importa o tamanho.
O projeto proporcionou a otimização da qualidade do papel cartão utilizado, melhorando o resultado da impressão e acabamento, o tratamento de imagens em altíssima resolução para captar mais detalhes, mantendo valores específicos de cada linha grande com receptividade pelos canais de venda, revertendo em facilidade de organização e de espaço e unidade nas gôndolas dos supermercados em geral.
A tecnologia de embalagens e materiais é um dos grandes elementos para criar novas soluções, categorias e posicionamento de produtos, como no caso dessa marca de chocolate desde 1940.
O material utilizado para a confecção desse produto está em sua tampa laminada de PET metal+PE coex (easy open), impressa em rotogravura com acabamento fosco (soft). Possui selagem hermética, com propriedades de barreira calculadas para preservar a crocância e frescor do produto. A tecnologia easy open para conferir conveniência ao consumidor proporciona a abertura parcial, protegendo o produto ainda não consumido por mais tempo. A nova tecnologia da embalagem dispensou o embalamento individual do chocolate.
As embalagens de refrigerantes são em geral no formato de um cilindro reto. Através de chapas de alumínio é calculado seu comprimento e assim moldado o corpo da lata.
Hoje em dia, as latas são muito mais modernas, pois para confeccionar uma latinha de alumínio vazia a mesma pesa em média 13,5 g. Hoje, 74 latas são produzidas com 1 kg de alumínio, enquanto que em 1992, 64 latas e em 1972, 49 latas. Hoje, as latas de alumínio são 32% mais leves que as produzidas há 25 anos. Com uma chapa de alumínio de 1 metro de comprimento por 1,72m de largura, podem ser produzidas 99 latinhas. Cada 1000 kg de alumínio reciclado significam 5000 kg de minério bruto (bauxita) poupados.
Para reciclar o alumínio são gastos apenas 5% da energia que seria utilizada para se produzir o alumínio primário, ou seja, uma economia de 95%. Essas latas com menor diâmetro ocupam menor espaço no freezer e nas geladeiras.
Inspirados na versatilidade do Tangram, antigo quebra-cabeça chinês, personagens ilustram diferentes situações de pausa, como falar ao celular, ler um livro, ouvir música, entre outras. De maneira divertida, o design da embalagem dessa bolacha sugere formas de combinar a rotina com bem estar.
Esse segmento de produtos para o consumo vem crescendo no país e o setor de tecnologia de embalagens é chave e deve ser atrelada a um custo ao consumidor. Essa pizza combina vários fatores, por exemplo, otimiza ao máximo a estrutura da embalagem e apresenta ainda a preocupação de inclusão social ao disponibilizar texto em braile no fundo da bandeja.
A embalagem no formato de um pedaço da pizza, resistente ao congelamento a 30°C e aquecimento rápido em forno microondas o qual atinge picos de mais de 145°C em 1, 15 minutos, para consumo prático e rápido na própria embalagem.
Essa embalagem foi confeccionada para o mercado infantil, o objetivo do projeto foi transformar a embalagem em objeto lúdico e divertido que participasse das brincadeiras infantis na hora do banho sem perder a praticidade e atratividade na higiene do dia a dia. Sua estrutura minimiza os itens e os custos das embalagens anteriores e incorpora a tampa ao corpo do frasco. Então, sua forma é um dos fatores estratégicos na escolha do produto nos supermercados, farmácias e centros de cosméticos em geral.