Entenda a importância de uma carta pessoal bem elaborada
A carta pessoal é um gênero textual que se caracteriza pelo seu teor íntimo entre os interlocutores. Tinha grande relevância antes do advento de sites e redes sociais, pois era a única forma de comunicação à distância. A seguir explicaremos mais sobre esse gênero e como elaborar esse tipo de texto.
O que é carta pessoal?
Como citamos acima, a carta pessoal é um gênero textual caracterizado por ter conteúdo íntimo e objetivar a transmissão de mensagens subjetivas entre os interlocutores. Quando não havia sites e aplicativos que permitissem a troca instantânea de mensagens, as cartas eram essenciais.
Através das correspondências era possível manter uma conversa com pessoas que estavam distantes. Nesse tipo de texto pode haver:
- Segredos;
- Fatos importantes da vida do autor;
- Narrativas pessoais;
- Questionamentos pessoais;
- Desejos, entre outros.
Características da carta pessoal
Atualmente, a carta pessoal é um gênero textual pouco utilizado, no entanto, já teve grande importância antes do advento das inovações tecnológicas e internet. Era o único meio de comunicação pessoal que existia.
A característica mais marcante da carta pessoal é que sua motivação e conteúdo tem origem individual e subjetiva. Existe um vínculo pessoal nesse texto, as mensagens podem ter viés amoroso, amigável, profissional e familiar. Em todos esses tipos de conteúdos há motivação pessoal.
Estrutura da carta pessoal
A carta pessoal pode ser adaptada de acordo com os interlocutores envolvidos. A linguagem tende a ser mais informal quando se trata de uma relação horizontal (entre amigos e/ou casais). Por sua vez, a linguagem pode ser formal e respeitosa se for vertical (entre pais e filhos ou outros tipos de hierarquia).
A carta pessoal, além da adequação ao contexto, se caracteriza por manter uma estrutura tradicional dividida em:
- Local – a cidade de que se está escrevendo costuma ser indicada no canto superior esquerdo da página.
- Data – a data em que se escreve a carta costuma ser adicionada ao lado do nome da cidade, separado por vírgula.
- Saudação – expressão que aparece no canto ou centro da página indicando um cumprimento.
- Vocativo – expressão usada para anunciar o começo da conversa.
- Exposição do conteúdo – corpo do texto em que será apresentada a mensagem que se deseja comunicar.
- Despedida – expressão que indica o fim da carta e despedida do remetente.
- Assinatura – assinatura do autor da carta, aparece no final da página, separado do corpo do texto.
Importante
Devemos ressaltar que nem toda carta pessoa possui todos os elementos citamos acima. Por ser um gênero textual com motivação subjetiva pode ter diferentes formas. Molda-se às necessidades de quem a redige.
Como escrever carta pessoal
Escrever uma carta pessoal não representa grande desafio, haja vista que o escritor possui liberdade em relação a forma e ao conteúdo. No entanto, devemos destacar que essa liberdade precisa estar alinhada ao contexto e aos interlocutores envolvidos.
O ponto de partida para redigir uma carta pessoal é identificar o nível de intimidade entre os interlocutores. Em seguida, tem início a produção do texto em si com a marcação do local (cidade) e data (dia/mês/ano) no canto superior esquerdo da página.
A próxima linha deve conter a saudação ao destinatário e o vocativo que abre a comunicação. Parte-se então para o corpo do texto em que é necessário desenvolver a informação a ser transmitida.
O autor, então, pode explorar a sua liberdade de forma e conteúdo podendo adicionar fotos, desenhos, trechos de músicas entre outros elementos. Esses elementos acrescentados devem ser de compreensão dos interlocutores.
Por fim, após a mensagem da carta estar completa se deve inserir uma construção para evidenciar o encerramento. O autor também deve se despedir do interlocutor assinando com o seu nome.
Carta pessoal x carta aberta: qual é a diferença?
A função da carta pessoal é transmitir uma mensagem particular para um destinatário conhecido. O texto desse tipo de carta é íntimo e se adequa a diferentes formas e contextos.
Outro ponto essencial é que a carta pessoal não é publicada e nem possui aspecto social ou coletivo. O conteúdo desse tipo de correspondência tem como foco mensagens específicas, individuais e de caráter pessoal.
A carta aberta também é um gênero textual usado para a transmissão de uma mensagem particular a um destinatário. Porém, esse destinatário é amplo e/ou diverso. O objetivo desse tipo de carta é a divulgação de uma mensagem a um público em massa.
Apesar de poder ter traços pessoais, apresenta motivação coletiva. A mensagem não está destinada a um leitor específico. O texto é redigido para que se torne de conhecimento geral.
Qual é a importância de uma carta pessoal bem elaborada?
Saber redigir uma carta pessoal com qualidade é essencial para o desenvolvimento da escrita. Produzir esse tipo de texto ajuda a ampliar os horizontes da escrita além de ser um formato que aparece em alguns vestibulares.
É um gênero textual que contribui para o autor desenvolver outras técnicas de escrita e de comunicação. O fato de demandar adequação de estilo ao contexto, torna a carta pessoal uma excelente opção para treino de redação.
Gostou de saber mais sobre carta pessoal? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!