Qual o significado de catacrese?
A figura de linguagem catacrese consiste num tipo de metáfora de uso recorrente que acaba se consolidando. No artigo a seguir iremos explicar o conceito e apresentar alguns exemplos que tornarão mais fácil a compreensão.
O que é catacrese?
A catacrese é uma figura de linguagem que se caracteriza por ser um tipo de metáfora de uso comum. Conforme o tempo passa, essa ideia de metáfora se desgasta e se cristaliza. Basicamente, ao usarmos muito uma palavra em seu sentido figurado, podemos deixar de perceber a figuração.
Podemos citar como exemplos o “pé da cadeira” e o “braço do sofá”. Esses exemplos nos propõem pensar no sentido denotativo (sentido do dicionário) e conotativo (figurado) das palavras. Uma cadeira não tem pé e nem um sofá tem braço, pois pé e braço são partes do corpo.
Então, tanto o pé da cadeira quanto o braço do sofá estão em sentido conotativo ou figurado dessas palavras. Logo, podemos entender a catacrese como sendo um tipo diferenciado de metáfora, aquela que já foi assimilada entre os falantes da língua.
Aproximação ou semelhança
Você deve estar se questionando por que uma expressão muito usada – isto é, desgastada e estereotipada – é entendida como uma catacrese. Essa figura de linguagem é usada por meio da aproximação ou semelhança da forma com o objeto em questão.
A catacrese faz uma comparação usando um termo para designar algo específico. Assim, a palavra deixa de ter seu sentido original. As figuras de linguagem que fazem parte da mesma categoria da catacrese são: metáfora, comparação, metonímia, sinestesia e antonomásia.
Classificação das figuras de linguagem
As figuras de linguagem são classificadas em quatro tipos, sendo eles:
Figuras de pensamento
As figuras de pensamento são aquelas que usamos para alterar os sentidos de palavras e/ou expressões. Estão nessa categoria de figuras de linguagem: paradoxo, eufemismo, ironia, antítese, prosopopeia ou personificação, gradação, hipérbole e apóstrofe.
Figuras de sintaxe
Também chamadas de figuras de construção, as figuras de sintaxe se caracterizam por alterar um período, isto é, influenciam na estrutura gramatical da frase. A ideia é tornar o texto mais expressivo.
São figuras de sintaxe: hipérbato ou inversão, elipse, zeugma, assíndeto, polissíndeto, silepse, anacoluto, anáfora e pleonasmo.
Figura de palavras
As figuras de palavras são conhecidas também como tropos e são usadas para produzir maior expressividade para a comunicação. São figuras de palavras: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia, antonomásia ou perífrase.
Figuras de som
Nesta categoria estão as figuras de linguagem que são associadas à sonoridade de vocábulos ou expressões. São figuras de som: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.
Confira exemplos de catacrese
A catacrese é uma figura de linguagem bastante presente na oralidade coloquial, ou seja, em contextos informais. Contudo, também pode ser usada em textos poéticos e músicas. Pode ser usado como gíria já que funciona como um facilitador do processo de comunicação.
A seguir listamos alguns exemplos de catacrese bastante usados:
- Céu da boca;
- Fio de óleo;
- Árvore genealógica;
- Braço da cadeira;
- Braço de rio;
- Braço do sofá;
- Perna da mesa;
- Pele do tomate;
- Corpo do texto;
- Boca da garrafa;
- Pé da página;
- Pé da cama;
- Coroa do abacaxi;
- Maçã do rosto;
- Dentes de alho;
- Cabeça do prego;
- Cabeça do alfinete;
- Boca do túnel;
- Asa da xícara;
- Batata da perna.
Catacrese na literatura
Confira a seguir um trecho extraído da obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, em que podemos conferir um exemplo de catacrese:
“Dobrando o cotovelo da estrada, Fabiano sentia distanciar-se um pouco dos lugares onde tinha vivido alguns anos.”
A catacrese pode ser observada na expressão “cotovelo da estrada”. Esse termo é empregado em alguns textos poéticos para dar mais expressividade para o mesmo.
Catacrese na música
A seguir você pode conferir um trecho de “Composição Estranha” em que podemos identificar alguns exemplos de catacrese e metáforas:
“Usei a cara da lua/As asas do vento/Os braços do mar/O pé da montanha”
As catacreses são: “braços do mar” e “pé da montanha”. Por sua vez, as metáforas são: “cara da lua” e “asas do vento”.
Catacrese: confira algumas curiosidades
Abaixo você pode conferir algumas curiosidades sobre a figura de linguagem catacrese.
Origem da palavra
A palavra catacrese tem origem etimológica no latim “catachresis” e no grego “katakhresis” e tem significado de “mau uso”.
“Embarcar”
Você sabia que o termo “embarcar”, originalmente, era usado para se referir a entrada em um barco? No entanto, os falantes usavam tanto esse termo para representar a entrada em outros meios de transporte que a palavra adquiriu esse sentido ao longo do tempo. Então, “embarcar” é uma catacrese.
“Azulejo”
Inicialmente, a palavra “azulejo” era usada para se referir a ladrilhos azuis. Nos dias atuais, é empregada para se referir a qualquer cor de ladrilho. Sendo assim, trata-se de uma catacrese.
“Encaixar”
Outra palavra que é uma catacrese é a palavra “encaixar”. No sentido original significava “colocar em caixas”. Contudo, esse termo foi tão usado pelos falantes da língua que atualmente significa a colocação de algo num local em que cabe perfeitamente.
Gostou de saber mais sobre catacrese? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!