21/08/2020 Português

Compreensão e interpretação de texto – Essencial para todas as matérias, inclusive exatas

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Compreensão e interpretação de texto – Essencial para todas as matérias, inclusive exatas

Uma das habilidades mais importantes em qualquer fase da vida acadêmica é a capacidade de compreensão e interpretação de texto. Se você pensa que isso é um diferencial apenas para questões da Língua Portuguesa, saiba que ela é essencial para todas as disciplinas, inclusive as de exatas. 
 
Quer saber o porquê? Com o auxílio do professor Bruno Santana, coordenador do Hexag na unidade Campinas, preparamos um artigo para explicar como a leitura e a interpretação de texto podem a fazer a diferença nos resultados do Enem e dos vestibulares. Confira!
 

As mais importantes habilidades em uma prova

 
Do Ensino Fundamental I até o Pós-Doutorado, teremos de lidar com textos dos mais variados gêneros e nas mais diferentes circunstâncias. O grau de sucesso acadêmico de um indivíduo depende de quão bem ele é capaz de ler, selecionar, analisar e interpretar informações presentes em textos.
 
Quando levamos em consideração que os vestibulares são os exames utilizados pelas universidades para selecionar aqueles que receberão a formação oferecida pelas instituições, fica claro porque ler e interpretar textos é a habilidade fundamental para notas altas em todas as disciplinas. 
 
Afinal, como alguém é capaz de construir a modelagem de um sistema físico, escolher as fórmulas adequadas, fazer um bom desenho e resolver uma questão se não conseguir interpretar exatamente o que está escrito no enunciado? Como uma candidata ou um candidato seriam capazes de compreender o que lhes está sendo cobrado em uma questão da análise combinatória, se não conseguir saber exatamente o que a banca examinadora exige?
 
Por isso, é importante que saibamos quais habilidades estão envolvidas e como podemos desenvolvê-las quando estamos falando de uma boa leitura. Queremos, portanto, chamar sua atenção para o conhecimento dos gêneros textuais, das habilidades de inferência, da atenção e da concentração, além da leitura com propósito.
 

Provas de Língua Portuguesa

 
Naquilo que é mais específico das provas de Língua Portuguesa, devemos levar em consideração que as grandes bancas já se mantém atualizadas com os mais recentes estudos da linguística aplicada e que, por isso, não cobram mais das candidatas e dos candidatos apenas a leitura de decodificação. 
 
Você, que já deve ter visto algumas questões do ENEM, da FUNDAÇÃO VUNESP, da UNICAMP e da FUVEST, percebeu que, além daquilo que está presente nas palavras, orações, períodos, frases e parágrafos, é importante para uma boa interpretação de texto a leitura que é capaz de situar o texto em um contexto e de perceber o texto em diálogo com outros textos. 
 
Isso, porque todos os textos fazem parte de formações discursivas e guardam características comuns com os textos do gênero textual a que pertencem. Para entender um pouco do que queremos dizer quando falamos de formação discursiva, devemos levar em consideração o conceito de discurso que, em linhas gerais, pode ser compreendido como o encontro entre a linguagem e a história. 
 
Nesse sentido, compreender as linhas de uma tirinha, de uma notícia de jornal, de um texto literário ou de um texto didático exige que você saiba situá-lo no contexto em que foi produzido e que dessa compreensão consiga extrair informações úteis, como: qual é a posição ideológica de quem escreveu o texto? Quais são seus objetivos com o leitor? Que tipo de sentido está sendo construído?
 

Gêneros textuais

 
Para uma leitura perspicaz, é importante também levar em consideração os gêneros textuais. Essa categorização nos ensina a olhar para um texto e buscar saber quem é seu autor, quem são seus leitores específicos, qual é o meio em que ele circula, quais são suas principais características formais e quais são os seus objetivos. 
 
Quer um exemplo? Considerando a propaganda institucional, um gênero muito comum no ENEM, somos capazes de entender que um texto do Ministério da Saúde em uma campanha de prevenção à Dengue busca levar o leitor a adotar determinadas atitudes, como evitar que a água se acumule.
 

Habilidades de interferência

 
No que tange às habilidades de inferência, cabe salientar que todo o nosso conhecimento de mundo deve ser utilizado ao ler um texto, para que não sejamos inocentes e saibamos observá-lo em níveis complexos. 
 
As habilidades de inferência são particularmente importantes nos casos em que as questões dos exames vestibulares buscam nos confundir com alternativas muito parecidas e com as questões de segunda fase que nos exigem a análise comparativa entre textos de diferentes gêneros, épocas e linguagens.
 

Atenção e concentração

 
Na hora da prova, o vestibulando se depara com muitas questões complexas e um reduzido espaço de tempo para resolvê-las. Por isso, é muito importante se dedicar ao máximo para conseguir ter atenção e concentração na leitura dos textos. 
 
Você precisa, sim, ler o texto inteiro, o que inclui seu título, todas as imagens, a fonte de onde ele foi extraído e a data em que foi publicado. Além disso, essa leitura deve ser feita de forma lenta, cuidadosa e atenta, pois cada um dos detalhes foi colocado ali com um propósito. 
 
Isso é particularmente importante nas questões de interpretação pura como as do ENEM, em que as alternativas buscam desviar a atenção dos candidatos colocando informações que são diferentes entre si apenas por pequenos detalhes.
 

Prestar atenção ao propósito

 
Como dica final, salientamos que ler um texto demanda saber, de antemão, o propósito ao qual o texto se presta. Por exemplo, ele é argumentativo e, portanto, busca apresentar um ponto de vista e prová-lo, me levando a compartilhar da opinião do autor? 
 
O texto é uma propaganda, que tem a intenção de me levar a adotar uma determinada prática ou comportamento? O texto é um poema, que busca trabalhar a linguagem e explorar suas múltiplas possibilidades de significação?
 
Levando em consideração essas dicas e buscando uma visão de texto que vai além da mera codificação, você estará preparada e preparado para encarar as questões do vestibular com muito mais tranquilidade. 
 
Agora que você já sabe a importância da compreensão e interpretação de texto, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira mais dicas para o Enem e vestibular.

Retornar ao Blog