Concerto ou conserto: conheça as diferenças
Algumas palavras geram certa confusão na Língua Portuguesa a respeito de qual é a correta para cada situação. Bem provavelmente você já se perguntou se deveria usar conserto ou conserto em uma frase. Continue lendo para entender melhor o significado de cada uma das palavras e quando utilizar a versão com “s” ou com “c”. Boa leitura!
Concerto ou conserto?
Muitas pessoas ficam confusas quando precisam escrever uma frase em que devem utilizar: concerto ou conserto. Afinal, qual dessas palavras deve ser empregada em cada tipo de situação? Se você tem essa dúvida veio ao lugar certo, pois iremos explicar quais são as diferenças entre a palavra com “c” e a palavra com “s”.
Conserto
A palavra conserto escrita com “s” significa reparar ou corrigir algo. Sendo assim, é um sinônimo de remendo, reparo, correção ou solução. Quando algo está quebrado, precisa ser consertado. Confira exemplos:
“O conserto do computador foi caro, mas efetivo.”.
“Preciso consertar a cafeteira.”.
A palavra conserto também pode ser usada com o sentido de ordenar ou organizar algo que estava bagunçado. Confira os exemplos:
“Amanhã vou limpar a casa e consertar essa bagunça.”
“Preciso categorizar as atividades de trabalho e consertar essa desorganização.”.
Outro significado que a palavra conserto pode ter é o de retornar uma situação ao estado inicial ou ao estado anterior. Confira os exemplos:
“Após terem conversado, os dois finalmente consertaram o mal-entendido.”
“Preciso consertar o motivo desse mal-estar entre nós.”.
Concerto
Quando concerto é escrito com “c”, diz respeito a uma sessão musical, ou seja, a união harmônica de diversos sons. Confira exemplos:
“Vamos assistir ao concerto sexta à noite?”.
“Luísa tocou lindamente no concerto.”
Geralmente, a palavra concerto é usada como um sinônimo de orquestra, show ou espetáculo de música. Confira os exemplos abaixo:
“Os ingressos para o concerto da sua banda favorita já estão à venda.”
“Os irmãos fizeram teste para participar do concerto, mas somente um passou.”.
Curiosidade: conheça a origem de concerto
Você já se perguntou qual é a origem da palavra concerto com “c”? Saiba que esse substantivo é derivado do verbo “concertar”, que já foi mais popular na língua portuguesa. Hoje em dia, quase não se utiliza esse verbo e, por isso, há o desconhecimento por parte de muitas pessoas sobre a origem de “concerto”.a e
Atualmente, a palavra concerto está associada à ideia de algo que soa harmonioso ou que possui uma combinação ordenada. Também pode ser ideia de harmonizar ou conciliar. Confira exemplos:
“Após grande debate finalmente eles concertaram em adiar a viagem para ano que vem.”
“Sabemos que é difícil, mas concertamos em realizar a festa somente no mês que vem.”
As duas palavras estão corretas
Algo importante de destacar no tocante ao uso das palavras concerto e conserto, é que ambas existem na língua portuguesa. Isso quer dizer que não existe uma certa e outra errada, como acontece em outros casos que podem gerar dúvidas.
Por exemplo, entre “de repente” e “derrepente” há apenas um acerto. A única forma correta de escrever essa expressão é “de repente”, ou seja, “derrepente” não existe no idioma.
Entre concerto e conserto, a escolha certa depende do contexto da frase, isto é, o que se está tentando dizer. Quando se trata de consertar algo no sentido de fazer com que volte a funcionar bem, então a escolha correta é a versão com “s”. No entanto, se você quer fazer menção a um espetáculo de música ou mesmo a uma orquestra, então deve optar por “concerto”.
Qual é a origem das palavras concerto e conserto?
A origem dessas palavras é o termo em latim conserere, cujo significado é ligar, juntar ou reunir. Contudo, há uma teoria de que essas palavras teriam surgido a partir da transformação da palavra em latim concertatum, que significa algo como competir.
Palavras homófonas
As palavras concerto e conserto, segundo a gramática da língua portuguesa, são classificadas como homófonas. Mas, o que é isso? Palavras homófonas consistem naquelas que apresentam a mesma pronúncia (som), mas com escrita e significado distintos.
Como explicamos ao longo do artigo, embora tenham a mesma pronúncia, essas palavras têm significados diferentes e são usadas em contextos distintos. A palavra homofonia é constituída pela junção de homo (igual) e fonia (som). Logo, homofonia significa “som igual”.
Confira abaixo outros exemplos de palavras homófonas:
Apressar e apreçar
Apressar significa tornar mais rápido. Já apreçar diz respeito a estabelecer o preço.
Cauda e calda
Quando escrita com “u”, cauda significa rabo. Já se for escrita com “l” significa líquido doce.
Cerrar ou serrar
A palavra cerrar com “c” significa terminar ou fechar. Por sua vez, serrar com “s” significa cortar usando uma serra.
Extrato e estrato
O extrato com “x” é o registro bancário e também polpa, como o extrato de tomate. Já o estrato com “s” é camada.
Passo e paço
O passo com “ss” significa uma etapa, refere-se ao verbo passar. Já paço com “ç” é um palácio.
Tachado e taxado
Tachado é algo classificado ou considerado. E algo que é taxado é algo tributado ou tabelado.
Gostou de saber quando escolher concerto ou conserto? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!