Como conjugar verbos - Hexag Medicina
07/12/2022 Português

Como conjugar verbos

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Como conjugar verbos

Você tem dificuldades para conjugar verbos? Então saiba que veio ao lugar certo. No artigo a seguir listamos dicas de como tornar esse processo mais simples e não errar nas conjugações! 

Dicas de como conjugar verbos

Confira a seguir dicas preciosas para facilitar a conjugação de verbos. 

1 – Padronize o pretérito imperfeito

Pretérito imperfeito é o tempo verbal que as pessoas usam para falar a respeito de costumes do passado ou sobre acontecimentos da infância. Por exemplo: “Quanto eu tinha oito anos, costumava comer manga todos os dias.”. 

A dica é que nessa conjugação verbal, as palavras da primeira e terceira pessoa do singular de um mesmo verbo são sempre iguais. Confira os exemplos: 

Eu tinha – Eu costumava

Tu tinha – Tu costumavas

Ele tinha – Ele costumava

Nós tínhamos – Nós costumávamos

Vós tínheis – Vós costumáveis 

Eles tinham – Eles costumavam

2 – Identifique a origem do verbo

Em muitos verbos, a terminação coincide com a estrutura dos chamados “verbos primitivos” (a palavra original que é capaz de criar outros verbos derivados). Observe, por exemplo, que todo verbo que termina em “or” é originado do “pôr”. 

Então se você aprender a conjugar corretamente o verbo “pôr” não terá dificuldades para conjugar verbos como “sobrepor”, “compor” entre outros. 

3 – Tenha uma ajuda do M.A.R.I.O

E não estamos falando do personagem de videogame. Para entender essa dica é interessante que você responda algumas perguntas:

– O que está certo, “eu me maquio” ou “eu me maqueio”?

– Devemos dizer eu “ansio” ou “anseio” por uma promoção?

– Os corretores “intermediam” ou “intermedeiam” a venda?

Esses e outros verbos podem gerar muitas dúvidas na hora da sua conjugação. Para evitar esses problemas lembre-se de que verbos terminados em “iar” são regulares, ou seja, não tem sua forma alterada. Logo no presente do indicativo “maquiar” se torna “maquio”. 

Por sua vez, “ansiar” e “intermediar” passam a ser “anseio” e “intermedeiam” no presente do indicativo. Os dois fazem parte da única exceção da regra M.A.R.I.O, sigla formada pelas primeiras letras de alguns dos verbos irregulares: 

M – Mediar

A – Ansiar

R – Remediar

I – Incendiar/Intermediar

O – Odiar

Para conjugar esses verbos é necessário usar o mesmo padrão essencial usado para conjugar verbos terminados em “ear” como “eu penteio”. Se “eu penteio” se torna “ele penteia” então temos “ele intermedeia”. 

4 – “Mim” não realiza conjugação verbal

Quantas vezes você já ouviu algo como “quanta coisa pra mim fazer hoje” ou “me ajude com essas tarefas para mim poder embora mais cedo”. Quando ouvir “mim” antes de verbo ligue seu alerta, pois “mim” não faz nada. 

Para a função de sujeito, o pronome pessoal do caso reto é que deve ser usado. Logo, o correto é “para eu fazer” e “para eu poder”. Não use “mim” antes de verbo! 

5 – Não tenha problema com o “vós”

Algumas pessoas têm dificuldades com a conjugação dos verbos na segunda pessoa do plural. Para não se atrapalhar com o “vós” confira as dicas abaixo: 

– Quando o tempo verbal for o presente do indicativo basta adicionar o “is” na terminação do verbo. Por exemplo, “vós chorais”, “vós prosseguis”, “vós conseguis” entre outros. A exceção dessa regra fica por conta dos casos em que há somente uma sílaba como em “vir” (vós vindes) ou “ir” (vós ides). 

– Já quando os verbos acabam com “or” é necessário trocar as duas letras pela terminação “ondes”. Confira os exemplos: “vós pondes” (pôr), “vós compondes” entre outros. 

– Quando o tempo for o pretérito perfeito (usado para falar sobre as coisas que fizemos ontem) você deverá trocar a terminação dos verbos terminados em “or” por “sestes”. Confira os exemplos: “vós supusestes” (supor) e “vós decompusestes” (decompor). 

6 – Atenção aos verbos defectivos

Há verbos que possuem uma deficiência em sua conjugação. Por exemplo, os verbos “colorir” e “adequar” não tem conjugação em primeira pessoa. Então, se ouvir frases como “ela não se adéqua ao ambiente” ou “eu coloro com aquarela” saiba que estão erradas. 

Se você se deparar com os verbos defectivos o ideal é alterar a conjugação ou usar sinônimos. As frases acima poderiam ser: “ela não é adequada ao ambiente” e “eu pinto com aquarela.”. 

7 – Tenha atenção com as impessoalidades do “fazer”

Provavelmente você já ouviu frases como “fazem duas semanas que ele não fala comigo” ou “fazem cem anos que esse fenômeno não acontece”. Saiba que essa colocação verbal não está certa. 

Quando o verbo “fazer” é usado para se referir ao tempo que transcorreu, se torna impessoal. Dessa forma deve ser sempre utilizado no singular. Como não existe sujeito, não é necessário fazer a concordância. Então será sempre “faz” e não “fazem”!

Gostou dessas dicas de como conjugar verbos? Viu, como é mais fácil do que parece? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog