Diferenças entre prosa e verso - Hexag Medicina
06/09/2022 Português

Diferenças entre prosa e verso

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Diferenças entre prosa e verso

As diferenças entre prosa e verso estão entre os temas mais relevantes de serem estudados na preparação para o Enem e vestibulares. Algumas questões com esse foco podem conter pegadinhas. Para responder corretamente às questões e ter um excelente desempenho na redação, é interessante conhecer mais profundamente essas diferenças. 

Prosa e Verso: conheça os conceitos

Para ficar mais fácil compreender as diferenças existentes entre prosa e verso, é essencial conhecer os dois conceitos. 

O que é verso? 

O verso, na linguagem literária, refere-se a cada linha de uma poesia. Quando os versos são reunidos formam uma estrofe. Por sua vez, a poesia é um texto lírico que se vale de recursos estilísticos para enfatizar um discurso. Entre esses recursos podemos citar ritmo e rimas. 

Uma estrofe é um conjunto de versos. Estrofes podem ter números variados de versos. Confira a seguir a nomenclatura das estrofes de acordo com o número de versos que elas possuem. 

Nomenclatura das estrofesNúmero de versos
Monóstico1 verso
Dístico2 versos
Terceto 3 versos
Quarteto ou Quadra4 versos
Quintilha5 versos
Sextilha6 versos
Septilha7 versos
Oitava8 versos
Nona9 versos
Décima10 versos
IrregularesMais de 10 versos

Metrificação

Versos podem ser compostos seguindo um padrão de metrificação. Se o padrão usa medidas iguais, então os versos são chamados de isométricos. Já quando os versos apresentam medidas distintas, são classificados como heterométricos, como os versos livres (aqueles que são irregulares e sem medida).

Os versos podem ser classificados de acordo com o número de sílabas poéticas que possuem, confira abaixo: 

Classificação dos versosNúmero de sílabas poéticas
Monossílabo1 sílaba poética
Dissílabo2 sílabas poéticas
Trissílabo3 sílabas poéticas
Tetrassílabo4 sílabas poéticas
Pentassílabo ou Redondilha Menor5 sílabas poéticas
Hexassílabo6 sílabas poéticas
Heptassílabo ou Redondilha Maior7 sílabas poéticas
Octossílabo8 sílabas poéticas
Eneassílabo9 sílabas poéticas
Decassílabo10 sílabas poéticas
Hendecassílabo11 sílabas poéticas
Dodecassílabo ou Alexandrino12 sílabas poéticas
Verso BárbaroMais de 12 sílabas poéticas

O que é prosa?

Trata-se de um gênero de texto redigido em parágrafos. O termo prosa é originário do latim e significa algo como discurso direto, discurso livre ou em linha reta. Consiste na expressão do “não eu” ou do objeto através de metáforas.

Nesse tipo de texto há a exploração de metáforas com parcimônia para criar uma imagem objetiva e concreta da realidade. Esse é o ponto diferencial do texto poético. A prosa pode se valer tanto da linguagem denotativa quanto da linguagem conotativa. 

Qual é a diferença entre prosa e verso?

Algumas pessoas têm dificuldade de identificar a diferença entre prosa e verso. Se essa fosse uma questão da prova do Enem, você saberia como responder? Verso é cada linha que compõe as estrofes de uma poesia. A poesia se caracteriza por ter métrica, ritmo e rima. Por sua vez, a prosa é um texto escrito num estilo natural, sem métricas, ritmo ou rimas. 

Qual a diferença entre poesia e prosa?

A poesia é formada por versos, enquanto a prosa é um tipo de texto corrido. Contudo, devemos ressaltar que existem a prosa literária e a prosa não literária. Tenha em mente que nem todos os textos em prosa são totalmente desprovidos de lirismo. 

Romances, novelas ou crônicas utilizam bastante a linguagem figurada. Sílabas poéticas ou métricas são bastante diferentes de sílabas gramaticais. “Escansão” é o termo usado para indicar a contagem dos sons dos versos. 

Contagem das sílabas: como é feita?

A contagem das sílabas é feita até a última sílaba tônica do verso. Se existem duas ou mais vogais átonas ou tônicas no fim de uma palavra e início de outra, elas se juntam, dando origem a uma única sílaba poética. Vamos conferir como essa contagem é feita na prática? 

Exemplo com 7 Sílabas literárias

O/ poe/ ta é/ um/ fin/ gi/ dor 

Exemplo com 9 Sílabas gramaticais

O/ po/ e/ ta/ é/ um/ fin/ gi/ dor 

Exemplo com 7 Sílabas literárias

Fin/ ge/ tão/ com/ ple/ ta/ men/ te 

Exemplo 8 Sílabas gramaticais

Fin/ ge/ tão/ com/ ple/ ta/ men/ te 

Como saber se um texto é prosa ou poesia?

É essencial saber que existe prosa poética. Em alguns casos, ela pode enganar o estudante, então é bom ficar de olho. Um escritor que se tornou conhecido por usar o lirismo da poesia nos textos narrativos (prosa) é Guimarães Rosa. No texto de Rosa são empregados recursos como metáforas, aliterações, sonoridade das frases, antíteses, entre outros. 

Outro exemplo interessante é “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, uma obra que aparece bastante nas provas do Enem. Esse livro é um romance e inicialmente podemos considerá-lo como prosa. No entanto, ele é escrito em versos com ritmo e rima, algo que seria classificado como poesia. 

Gostou de conhecer as diferenças entre prosa e verso? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog