Entenda a diferença entre denotação e conotação
Os conceitos de denotação e conotação tem relação com os diferentes significados que as palavras podem ter. A mesma palavra pode ter dois sentidos diferentes. Na frase “Rafael feriu o braço” estamos usando a palavra braço em sentido denotativo. Se dissermos “Rafael feriu o braço do sofá” estamos usando o sentido conotativo.
Denotação e conotação: tudo o que você precisa saber
O sentido conotativo é aquele que vai além do sentido literal da palavra em questão. Por sua vez, o sentido denotativo é aquele que se refere ao significado real de um termo, o do dicionário. Ao longo desse artigo explicaremos com mais detalhes os dois sentidos e tudo o que você precisa saber.
O que é sentido conotativo?
Em linhas gerais, o sentido conotativo pode ser definido como o sentido figurado, subjetivo ou metafórico da linguagem. Basicamente, é aquele que oferece a possibilidade de interpretações abstratas que vão além do sentido real das palavras. Não se restringe ao significado dos dicionários.
O que é sentido denotativo?
O chamado sentido denotativo é o literal, isto é, que faz uso do sentido real da linguagem. É o sentido que não abre brechas para outras interpretações, é preciso e objetivo. Esse é o sentido encontrado nos dicionários, o sentido próprio, direto e original das palavras.
Exemplos de denotação e conotação
A seguir você poderá entender melhor os sentidos de denotação e conotação conforme os exemplos:
- “O cachorro da Luísa está saudável e bonito” (sentido denotativo).
- “O namorado da Luísa é um cachorro” (sentido conotativo).
Nos dois exemplos, a palavra “cachorro” é usada com sentidos diferentes: denotativo e conotativo. A primeira frase tem o termo empregado em seu sentido real e original, ou seja, o cachorro animal doméstico.
Contudo, na segunda frase o termo passa a ser usado em sentido conotativo para dizer que o namorado de Luísa age mal sendo infiel. O sentido conotativo pode até ajudar a suavizar aquilo que se está falando seguindo por um viés metafórico.
Sentido denotativo e gêneros textuais
Normalmente, o sentido denotativo é mais usado nos gêneros textuais que não podem ou não desejam abrir brechas para outras interpretações como:
- Manuais de instruções;
- Notícias e reportagens;
- Textos científicos;
- Bulas de remédios.
Confira a seguir alguns exemplos de frases em sentido denotativo:
- “Ontem esqueci meu livro em casa e precisei voltar para buscá-lo”.
- “Clarice Lispector nasceu na Ucrânia em 1920 e se mudou para o Brasil ainda criança. Ela faleceu em 1977.”.
- “Ao todo, foram sete as casas afetadas pelo problema da rua”.
- “Os cientistas seguem realizando pesquisas para encontrar a cura do câncer”.
- “Preaqueça o forno a 180°C antes de assar o bolo”.
- “Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue. Consulte o seu médico”.
Sentido conotativo e gêneros textuais
O sentido conotativo costuma ser usado em textos que permitem e até desejam múltiplas interpretações como:
- Mensagens publicitárias;
- Textos literários (crônicas, poemas, novelas);
- História em quadrinhos;
- Charges e tirinhas.
A seguir você pode conferir alguns exemplos de frases em sentido conotativo:
- “Ele se derreteu todo quando ela começou a falar”.
- “Tenho pavor de altura. Morro de medo de prédios altos”.
- “Como você mudou, faz mil anos que não te vejo”.
- “Ficou vermelho igual uma pimenta de raiva”.
- “Se espremer esse jornal, sai sangue”.
Conotação x denotação: como diferenciar?
Para entender se o sentido que está sendo usado é conotativo ou denotativo é importante analisar o contexto em que o termo está. A palavra “gato”, por exemplo, pode ser usada em contextos distintos:
- “Isabel adotou um gato.” (A palavra “gato” está sendo usada em sentido denotativo, pois tem sentido literal, refere-se ao animal).
- “Isabel acha Felipe um gato.” (Nesse caso a palavra “gato” está sendo usada em sentido conotativo, pois se refere à boa aparência de Felipe).
Outra palavra que podemos usar como exemplo é “porco”:
- “Fausto tem uma criação de porcos há alguns anos”. (Sentido denotativo, pois “porco” é usado em seu sentido literal).
- “Gabriel é um porco”. (Aqui o sentido é conotativo, isto é, a palavra está sendo usada em sentido figurado para se referir a alguém com pouca higiene).
Com esses exemplos ficou mais fácil entender a diferença entre os sentidos conotativo e denotativo. Então quando estiver em dúvida analise o contexto para tentar entender se o sentido em questão é literal ou figurado.
Sentido conotativo e sentido denotativo no Enem
Geralmente, os sentidos conotativo e denotativo são cobrados em questões de interpretação. Sendo assim, dificilmente será solicitado que você identifique quais frases ou termos estão no sentido literal ou figurado. Geralmente essa identificação faz parte da leitura e entendimento da questão como um todo.
Nas provas do Enem é recorrente o uso de charges e tirinhas que podem se basear na diferença entre os dois sentidos. Os candidatos que estão se preparando para essa prova devem ficar bastante atentos para essa diferenciação. Isso pode ser a diferença entre acertar ou errar as questões.
Gostou de saber mais sobre a diferença entre denotação e conotação? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!