Entenda o significado da figura de linguagem eufemismo - Hexag Medicina
06/07/2023 Português

Entenda o significado da figura de linguagem eufemismo

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Entenda o significado da figura de linguagem eufemismo

O eufemismo é uma figura de linguagem que se caracteriza por tornar o conteúdo de um enunciado mais leve e agradável. No artigo a seguir iremos explicar mais sobre esse recurso linguístico e como utilizá-lo. 

O que é eufemismo?

O eufemismo é uma figura de linguagem bastante utilizada para falar sobre conteúdos polêmicos e fortes. Isso porque, esse recurso estilístico, torna o enunciado mais brando e agradável, está geralmente associado à polidez.

O termo “eufemismo” vem do grego “eufemismos” que significa “uso de uma boa palavra no lugar de uma de mau augúrio”. A palavra é constituída pelos vocábulos “eu” (bem) e “femi” (falar). Logo, significa “falar de forma agradável”. 

Como o eufemismo é utilizado? 

Esse recurso é empregado substituindo uma palavra ou um termo, considerado tabu ou chocante, por outro mais leve. Existem graus do eufemismo que variam conforme o tanto de intensidade que ele diminui do significado do termo original. Confira um exemplo abaixo: 

“Ela morreu”.

O uso do verbo “morrer” torna a notícia ainda mais pesada, pois atribui mais carga negativa para quem ouve. É uma forma direta e objetiva de transmitir a notícia. É interessante observar que “morrer” está, sonoramente, próxima da palavra “morte”, reforçando essa ideia. 

“Ela faleceu.”

Ao substituir o verbo “morrer” por “falecer”, se mantém o significado, porém, a notícia é de certa forma atenuada. Isso acontece porque “falecer” não está sonoramente próximo de “morte”. O enunciado é transmitido de forma menos abrupta. O termo “falecer”, embora seja um sinônimo de “morrer”, é considerado um eufemismo. 

“Ela não está mais entre nós.”

A expressão “não está mais entre nós” é ambígua, pois pode ter diferentes significados. Pode significar que a pessoa em questão não apoia mais as ideias de um grupo. Ou então que esse indivíduo saiu, fisicamente, do recinto.  Também pode indicar falecimento. 

O uso de uma frase ambígua leva o interlocutor a entender, aos poucos, a ideia da morte. Em alguns contextos, como o publicitário, por exemplo, pode-se optar pelo uso de palavras e imagens que abrandem conteúdos fortes. 

Exemplos de eufemismo

Confira a seguir alguns exemplos de uso do eufemismo em diferentes contextos: 

“Há tempos, no Passeio Público, tomei-lhe de empréstimo um relógio. Tenho a satisfação de restituir-lho com esta carta. A diferença é que não é o mesmo, porém outro, não digo superior, mas igual ao primeiro.” (Trecho do livro “Memórias póstumas de Brás Cubas”, do escritor Machado de Assis). 

Ao ler esse trecho podemos interpretar pelo sentido literal. No entanto, ao continuar a leitura fica claro para o leitor que, na verdade, se trata de um eufemismo para descrever o furto de um relógio. 

“Em minha defesa, devo dizer que meu único defeito é ter um coração imenso em que cabem muitas pessoas. O fato de ter cinco namoradas apenas reforça esse fato”.

Nessa frase, o indivíduo usa a expressão “coração imenso” para se referir ao seu comportamento de namorar mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Ao colocar dessa forma, há o objetivo de tentar suavizar um comportamento que poderia ser mal visto, especialmente pelos envolvidos. 

“Gabriela saiu do acampamento para fazer suas necessidades”.

O eufemismo aqui é utilizado para não expor a intimidade de Gabriela. Também é uma forma educada de falar sobre as necessidades fisiológicas do ser humano.

“Luciana sempre falta com a verdade”.

O eufemismo é empregado para nos dizer que Luciana mente constantemente. 

“O pesadelo de Laura chega antes da hora de dormir.”

Esse é outro exemplo de uso do eufemismo. O objetivo é falar sobre algo sério e ruim que acontece com uma pessoa constantemente, mas de uma forma mais branda. Como citamos, o eufemismo pode ser utilizado em enunciados polêmicos ou chocantes. 

“Nessa tragédia, cinco pessoas perderam suas vidas”.

A expressão “perderam suas vidas” é uma tentativa de tornar o conteúdo menos impactante, mas ainda comunicando o ocorrido. É muito importante que o leitor tenha condições de entender a identificar o significado do enunciado ao tomar conhecimento dele.

“Eles foram morar no reino de Deus”.

Mais uma expressão que usa o eufemismo para comunicar a morte. 

Contexto

O contexto em que o eufemismo será utilizado é muito importante para a mensagem ser transmitida ao leitor. É necessário que ele tenha todas as ferramentas necessárias para compreender o que está sendo comunicado. 

Quando citamos o exemplo do livro de Machado de Assis, reforçamos que na sequência do trecho o caráter de furto é apresentado. Então, ao usar o eufemismo, é uma opção esclarecer o caráter amenizador nas frases posteriores. 

Há situações em que o uso do recurso fica evidente sem precisar de nenhum tipo de explicação. Para entender como utilizar esse e outros recursos de linguagem de forma mais efetiva, recomendamos a leitura. Ler permite ter contato com a forma de escrita de outras pessoas, assim você conhece novos recursos.

Gostou de saber mais sobre o uso do eufemismo? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog