Estratégia argumentativa: tese por ressalva
Escolher uma boa estratégia argumentativa para a redação do Enem é muito importante para conquistar uma boa nota. Nesse artigo, apresentaremos a tese por ressalva, uma das estratégias que podem ser empregadas.
Estratégia argumentativa: o que é tese por ressalva?
A tese por ressalva é uma excelente opção de estratégia argumentativa para a redação, pois demonstra a capacidade crítica do candidato. Caracteriza-se pela crítica a um senso comum definido pelo autor do texto.
Para utilizar essa tese é necessário que o candidato exponha o senso comum em primeiro lugar. Partindo dessa apresentação, ele poderá estruturar uma tese contestatória.
Entendendo melhor a tese por ressalva
Imagine que o candidato precisa escrever uma redação com o seguinte tema: “O papel dos meios de comunicação na era moderna”. O senso comum, nesse caso, seria apresentar a tecnologia como algo bastante positivo. O texto poderia ser escrito com base na grande utilidade da tecnologia para o mundo moderno.
Porém, é possível ponderar que a tecnologia quando é inserida em um meio social potencializa as desigualdades. Nem sempre essas desigualdades serão solucionadas pela tecnologia.
Exemplo
A partir da explicação acima, podemos construir um parágrafo para exemplificar a tese por ressalva. No início desse texto, podemos elogiar a tecnologia e em seguida podemos desmistificá-la. Confira o exemplo abaixo:
“O nascimento da internet nos trouxe a promessa da construção de um espaço democrático e educativo que permitisse conexão a todos. No entanto, esse potencial político e pedagógico ainda esbarra na dependência de políticas públicas e culturais fora do mundo virtual.”
Atenção
Fica a dica de que não é interessante apostar em uma crítica muito positiva ou negativa. O ideal é seguir com moderação, essa forma de agir indica uma crítica mais madura por parte do candidato.
A moderação na sua redação é uma forma de reduzir as chances de que seu texto se torne panfletário ou saia das diretrizes da prova. Quando se assume uma postura extrema na crítica, o indivíduo consegue afastar as ideias de senso comum.
Tese por ressalva: mais de um lado
Algo interessante de observar a respeito da tese por ressalva é que essa estratégia argumentativa permite defender mais de um ponto de vista. Não é incomum que candidatos iniciem a redação defendendo um ponto de vista e percebam que concordam com outra ideia também.
É o famoso “não é exatamente assim, tem o outro lado da história também”. Na vida, nada é tão simples que tenha apenas uma resposta ou só um lado a ser considerado. Simplesmente desconsiderar os outros aspectos da questão não é a forma mais crítica de redigir um texto.
É aí que o candidato começa a se questionar sobre como defender mais de uma tese em sua redação. Encontrar uma forma de abordar todos os aspectos de maneira que possa se posicionar criticamente.
Quando estamos desenvolvendo um texto dissertativo argumentativo é essencial delimitar e defender um ponto de vista. Contudo, isso não significa desconsiderar os outros pontos de vista. O segredo é saber como manter a tese norteadora da argumentação.
Como manter a tese principal?
Para que a sua tese principal não se perca é necessário contextualizar o tema que será debatido. A tese que será defendida deverá ser apresentada com razões plausíveis para sustentar seu ponto de vista. A ressalva, também chamada de contra argumentação, deve ser inserida em alguma parte da argumentação.
Para isso:
- Para fazer a contra argumentação é necessário mostrar os elementos que sustentam uma tese diferente daquela proposta em sua redação.
- Esse ponto de vista deverá ser desconstruído, apresente os seus pontos de inconsistência;
- Prossiga retomando a sua tese e demonstre quanto seu ponto de vista é legítimo e passível de defesa.
Desconstrução
Talvez, você esteja se perguntando: “mas, e se eu não tiver elementos para desconstruir o outro lado apresentado?”. Reflita se há como desconstruir o outro lado da questão. Se chegou à conclusão de que não é possível fazer essa desconstrução então pode ser necessário reformular seu ponto de vista.
Embora possa parecer difícil, saiba que é relativamente simples e até instigante. Repasse em sua mente os argumentos que sustentam a sua tese e defina quais são os mais relevantes para validar seu ponto de vista. Esses argumentos devem ser bem trabalhados para que sua ideia principal fique clara e envolva o leitor.
Prepare-se para a redação!
Além de conhecer opções de estratégia argumentativa é essencial ter o hábito da leitura para te ajudar a ampliar o seu vocabulário. Ler também é uma forma de conhecer diferentes formas de construir argumentações.
Quando estiver lendo, seja um romance ou uma notícia, procure entender qual a estratégia de argumentação utilizada pelo escritor. Treine em casa, escreva as suas redações para poder desenvolver seu estilo próprio de escrita.
Gostou de saber mais sobre tese por ressalva? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!