Foram ou Forão? Qual é a forma correta de escrever?
Existem palavras que confundem nossa cabeça na hora de escrever, principalmente se tratando da língua portuguesa, repleta de regras gramaticais, diferentes tempos verbais e conjugações. Um dúvida muito comum é como escrever corretamente: foram ou forão?
Os vestibulandos precisam prestar ainda mais atenção à escrita correta das palavras em diversos momentos do Enem e do Vestibular: perguntas alternativas sobre gramática, respostas dissertativas e, a mais importante: a redação, que tem um peso muito grande na nota final.
Neste artigo, vamos mostrar para você como escrever corretamente: foram ou forão?
Como escreve: foram ou forão?
A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.
A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo:
- Eles foram
- Elas foram
- Vocês foram
Outra informação importante é que ambos os verbos “ir” e “ser” são irregulares, ou seja, eles apresentam diversas alterações nos radicais e terminações nas conjugações.
Conjugação do verbo ser e do verbo ir
Apesar de “ser” e “ir” serem verbos distintos, a conjugação dos dois é a mesma em alguns tempos verbais. Por isso, é preciso analisar o contexto da frase para distinguir qual verbo foi utilizado.
Por exemplo, ambos os verbos “ser” e “ir” são conjugados da seguinte maneira no pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) fui
(Tu) foste
(Ele) foi
(Nós) fomos
(Vós) fostes
(Eles) foram
O mesmo se aplica para a conjugação no pretérito mais-que-perfeito do indicativo:
(Eu) fora
(Tu) foras
(Ele) fora
(Nós) fôramos
(Vós) fôreis
(Eles) foram
Origem dos verbos ser e ir
O verbo “ser” é originário da palavra sedere, em latim, que significa o ato de estar, constituir, acontecer, pertencer.
Já o verbo “ir” vem da palavra em latim ire, que tem como significado a ação de dirigir-se, andar, partir, acontecer, seguir, mudar.
Como funciona no pretérito perfeito
Para ficar mais fácil de entender, vamos dar um exemplo. Se queremos falar que um casal costuma ter uma atitude pessimista, podemos usar a seguinte frase: “eles sempre foram pessimistas”. Essa é uma sentença que está no pretérito do indicativo no verbo “ser”.
Outros exemplos no pretérito perfeito:
- Meus pais sempre foram felizes, apesar de todas as dificuldades.
- Eles foram muito arrogantes por não permitirem que eu participasse.
Agora, falando do verbo “ir” conjugado também no pretérito do indicativo. Vamos supor que estamos falando de dois atletas que treinaram no dia anterior. A frase fica da seguinte maneira: “eles foram treinar na quadra ontem”.
Outros exemplos no pretérito perfeito:
- Eles foram ao clube tomar um banho de piscina no último fim de semana.
- Meus amigos foram fazer um mochilão pela Europa no ano passado.
Como funciona no pretérito mais-que-perfeito
Essa é uma forma menos comum de empregar os verbos “ser” e “ir” falando em uma linguagem mais informal. Costuma ser mais usada em linguagem narrativa ou poética.
Vamos dar dois exemplos para ficar mais fácil de entender como a conjugação funciona na prática.
Verbo “ser”:
- Fora eu mais esperta, foram eles mais lentos, eu teria ganhado.
Verbo “ir”:
- Fora eu embora, foram elas embora, a festa teria sido um desastre.
Forão não existe na língua portuguesa
Em geral, um verbo terminado em “ão” indica algo que vai acontecer no futuro, como serão, farão, irão e poderão. Todos esses verbos são conjugados no futuro do presente do indicativo. No entanto, a palavra “forão” não tem um significado na língua portuguesa.
A forma correta de conjugar o verbo “ser” na 3ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo é “serão”. Por exemplo: “eles serão expulsos se continuarem conversando durante a exibição do filme”.
Agora, falando sobre o verbo “ir”, a conjugação neste mesmo tempo verbal é “irão”. Segue um exemplo de sentença: “meus avós irão embora amanhã de manhã”.
Conjugação no futuro do presente do indicativo
O futuro do presente do indicativo é um tempo verbal em que os verbos “ir” e “ser” apresentam conjugações distintas. Segue abaixo para você conferir.
Verbo “ser” :
(Eu) serei
(Tu) serás
(Ele) será
(Nós) seremos
(Vós) sereis
(Eles) serão
Verbo “ir”:
(Eu) irei
(Tu) irás
(Ele) irá
(Nós) iremos
(Vós) ireis
(Eles) irão
Entender a grafia correta das palavras é extremamente importante, principalmente para quem está estudando para prestar o Enem e o vestibular.
Gostou de saber mais sobre a grafia correta dos verbos “ir” e “ser”? Agora, você não precisa mais ter a dúvida entre foram ou forão.
Se quiser saber mais sobre a gramática da língua portuguesa acesse o canal TV Hexag no Youtube e confira conteúdos riquíssimos que podem ajudar você a se destacar nas provas.