Como funciona a Hipérbole?
A hipérbole é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo uso de expressões exageradas que visam transmitir a ideia de intensidade. No artigo a seguir vamos explicar mais sobre o conceito e como ele pode ser utilizado. Boa leitura!
O que é hipérbole?
A hipérbole é uma figura de linguagem classificada na categoria de figuras de pensamento (confira abaixo). Utilizando expressões propositadamente exageradas, a hipérbole transmite uma ideia de intensidade.
O uso da hipérbole é bastante frequente em obras artísticas, como filmes, poesias e músicas. O seu exagero confere um toque estilístico para essas produções. Além disso, é usada com frequência na linguagem informal.
O que são figuras de pensamento?
As figuras de pensamento consistem em recursos de linguagem que usamos para alterar os sentidos de palavras e/ou expressões. A alteração do sentido das palavras e expressões, assim como do seu campo semântico, dão origem às chamadas figuras de pensamento.
Hipérbole: como funciona?
Como explicamos acima, a hipérbole é uma figura de linguagem que contribui com um toque artístico, atribuindo maior ou menor intensidade ao que está sendo dito. É uma forma de dar ênfase ao efeito que o discurso terá. Confira abaixo um exemplo:
“Eu estou derretendo dentro deste carro!”
Com certeza, a pessoa dessa frase está sentindo muito calor dentro do carro, mas não está, de fato, derretendo. A hipérbole funciona nesse exemplo como um elemento para enfatizar o quanto ela está com calor. Logo, constatamos que a hipérbole é um exagero. A linguagem figurada é usada de forma perceptível.
A hipérbole pode ser usada também de modo argumentativo, como uma forma de convencer aquele que lê ou escuta. Confira o exemplo abaixo:
“O meu bolo é o melhor, todo mundo da vizinhança é fã dele.”
Provavelmente, essa pessoa faz um bolo muito saboroso, mas é bastante improvável que todo mundo na vizinhança, sem exceção, o considere o melhor. No entanto, nessa frase, essa afirmação é feita como uma forma de convencer aquele que ouve de que o bolo é realmente muito bom.
Curiosidade
A palavra hipérbole tem sua origem no grego “hyperbolé”, cujo significado é “lançar sobre, lançar além”, isto é, ir além daquilo que se pretende dizer. Em outras palavras, significa exagerar.
Confira exemplos de hipérbole
Para entender melhor como funciona a hipérbole, confira os exemplos abaixo:
“Eu já te falei um milhão de vezes que eu não gosto de coco.”
“A casa da Fátima era maior do que um prédio de dez andares.”
“Quando bati o dedinho na quina da mesa, eu senti a maior dor do mundo.”
“Luís não consegue passar nem um minuto longe da mãe.”
“Eu corri mais rápido do que um carro para chegar no horário.”
“Eu morro de rir quando vejo pessoas discutindo sobre essa série.”
“Quase morri de fome, a comida não chegava nunca.”
“Fale mais baixo, podem te ouvir até do outro lado do mundo!”
“Chorei um mar de lágrimas assistindo esse filme.”
Hipérbole na literatura
Como já mencionamos, a hipérbole é uma figura de linguagem que funciona como recurso estilístico. Por esse motivo, essa figura é bastante usada na literatura, confira os exemplos:
Exemplo 1
“Pelo rego desciam bolas de lã sulfurina: eram os patinhos novos, que decerto tinham matado o tempo, dentro dos ovos, estudando a teoria da natação. E, no pátio, um turbilhão de asas e bicos revoluteava e se embaralhava, rodeando a preta, que jogava os últimos punhados de milho […]”
(Guimarães Rosa)
Nesse trecho, a palavra “turbilhão” é empregada para exagerar a quantidade de patinhos agitados que estão presentes no local.
Exemplo 2
“Já dois anos se passaram longe da pátria. Dois anos! Diria dois séculos […].”
(Casimiro de Abreu)
A hipérbole está no exagero dado ao tanto de tempo que parece ter passado desde que o indivíduo está longe da pátria.
Hipérbole na música
Os compositores também usam o recurso da hipérbole para intensificar os sentimentos que suas músicas transmitem. Confira os exemplos:
Exemplo 1
“Eu quero mais que um
Mais que mil e mil e um
Um beijo é muito bom
Mais que mil é mais que bom”
(Sandy e Júnior)
A hipérbole está em substituir a palavra “muitos” por “mais que mil e mil e um”. O exagero ajuda a transmitir a ideia de que há forte necessidade.
Exemplo 2
“Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos
Foram traçados na maternidade”
(Cazuza)
Na canção “Exagerado”, a palavra “eternidade” é usada no seu sentido figurado para intensificar o sentimento. Inclusive, o próprio nome da canção nos dá uma pista que a hipérbole é muito bem-vinda.
Resumo sobre hipérbole
Confira abaixo um resumo das informações mais importantes de serem lembradas sobre hipérbole:
– É uma figura de linguagem classificada como figura de pensamento.
– É utilizada quando se deseja exagerar uma expressão para enfatizar alguma característica.
– Se caracteriza pelo exagero perceptível. Na hipérbole, não se usa o sentido literal das palavras. O sentido é figurado.
Gostou de saber mais sobre hipérbole? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!