Linguagem verbal e não verbal: qual a diferença?
A linguagem verbal e não verbal são formas de expressão comunicativa, cada uma com suas próprias características. Continue lendo para entender cada uma delas e conheça também a linguagem mista. Boa leitura!
Diferença entre linguagem verbal e não verbal
A linguagem verbal, não verbal e mista consistem em formas de expressão usadas para se comunicar. Quando a expressão acontece através de textos, escritos ou orais, a linguagem utilizada é a verbal. Já quando a linguagem é expressada através de gestos, imagens e outros processos não orais ou escritos, é não verbal.
E a linguagem mista?
A linguagem mista, por sua vez, consiste na combinação da linguagem verbal e não verbal. Basicamente, se faz o uso combinado de textos escritos ou orais e imagens e gestos.
Linguagem verbal, não verbal e mista: conheça os conceitos
A seguir iremos apresentar os conceitos de linguagem verbal, não verbal e mista.
Linguagem verbal
A linguagem verbal diz respeito ao uso de palavras faladas ou escritas. Um exemplo são as conversas que temos diariamente com as pessoas do nosso convívio. Todos os dias, utilizamos a linguagem verbal para realizar uma série de tarefas cotidianas, como comprar pão na panificadora da esquina ou fazer uma reunião de trabalho.
A linguagem verbal é a mais comumente utilizada porque ela é fundamental para a interação com outras pessoas. Sem essa linguagem, seria bastante difícil que nos comunicássemos. Confira um exemplo de linguagem verbal:
— Sim, é ele. Eu tô um pouco gripado e você?
— Ah, estou bem. Espero que você melhore logo, acha que vai conseguir ir na festa da Lucia na se
— Alô! Cláudio? Tudo bem? É a Regina aqui.xta?
— Acho que sim, já fui ao médico e tô tomando remédio. Que horas vai começar a festa na sexta?
— Às 19h, mas acho que os convidados só vão começar a chegar a partir das 20h.
— Ah, tudo bem. Vou me organizar e te aviso.
— Obrigada, até sexta!
Nesse exemplo pudemos conferir uma conversa telefônica, um exemplo comum do uso da linguagem verbal. Nessa linguagem o uso da expressão oral é predominante.
Linguagem não verbal
A linguagem não verbal é aquela em que utilizamos silêncio, gestos, imagens, sons variados, entre outros, para transmitir um significado. Os elementos visuais e/ou sonoros são usados para efetivar os significados. Podemos citar como exemplo de linguagem não verbal as placas de trânsito.
Os símbolos usados para diferenciar os cestos de lixo da coleta seletiva também consistem em um exemplo de linguagem não verbal. Os desenhos usados nas portas dos sanitários masculino e feminino também são exemplos.
A linguagem não verbal pode não ser tão popular quanto a linguagem verbal, no entanto, é também um recurso bastante utilizado. Nos grandes centros urbanos esse tipo de linguagem é fundamental para garantir que a população entenda a lógica da cidade. Confira abaixo exemplos de linguagem não verbal:
– Placas que sinalizam que é proibido fumar;
– Placas que indicam que é proibido estacionar;
– Imagens que indicam que alguns bancos do ônibus são preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo.
Esse tipo de indicação é feita através do uso de imagens e ícones socialmente aceitos para essa finalidade. Quando vemos uma placa com um cigarro com um círculo e uma faixa na diagonal em vermelho, sabemos que é proibido fumar no local. Esse tipo de sinalização é efetivo, mesmo que não haja nada escrito para transmitir a mensagem.
Linguagem mista
Por fim, a linguagem mista consiste na junção de elementos da linguagem verbal com elementos da linguagem não verbal. Um exemplo desse tipo de linguagem são as histórias em quadrinhos. Outro exemplo é dos anúncios publicitários veiculados através da TV e jornais. As produções audiovisuais também são bons exemplos.
Esses exemplos que citamos acima configuram linguagem mista porque têm em sua composição uma mistura entre fala e/ou escrita (linguagem verbal) que interage com imagens (linguagem não verbal). Confira exemplo de linguagem mista:
Tirinha de jornal
As tirinhas dos jornais são exemplos de linguagem mista porque combinam o texto escrito dos balões das falas dos personagens com os desenhos.
Resumo
– Linguagem verbal é aquela que se baseia no uso de fala ou escrita para transmitir uma mensagem;
– Linguagem não verbal é aquela que usa símbolos, sons, imagens entre outros elementos não orais ou escritos para transmitir uma mensagem;
– Linguagem mista é aquela que se vale da combinação da linguagem verbal e não verbal para comunicar uma mensagem.
Conhecer esses três tipos de linguagem é fundamental para que o ser humano possa se comunicar e interagir na sociedade. Trata-se de um recurso que possibilita que realizemos uma série de atividades como comprar pão, nos informar sobre o que acontece no mundo e até conversar com um amigo.
Gostou de saber mais sobre as linguagens verbal, não verbal e mista? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!