O que é a classificação dos advérbios? - Hexag Medicina
11/08/2022 Português

O que é a classificação dos advérbios?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
O que é a classificação dos advérbios?

A classificação dos advérbios é feita observando as circunstâncias ou ideias que eles expressam. No artigo a seguir iremos explicar melhor essa categorização e apresentar os diferentes tipos de advérbios. Boa leitura! 

Entenda o que é a classificação dos advérbios

Antes de responder a questão acima, é determinante entender o que é um advérbio. Sua função é modificar o verbo, adjetivo ou outro advérbio. Essa modificação pode ser de intensidade ou de sentido. 

As palavras dessa classe gramatical são invariáveis, ou seja, não podem ser flexionadas em gênero (masculino/feminino), número (singular/plural) ou grau (aumentativo/diminutivo). A única exceção diz respeito aos advérbios de intensidade, que podem ser modificados quanto ao seu grau. 

Os advérbios podem ser empregados no início, no meio ou no final das orações como adjunto adverbial. Sua classificação é realizada observando as circunstâncias ou ideias que eles expressam. Dessa forma, podem ser de tempo, lugar, intensidade, afirmação, modo, dúvida e negação.

Confira abaixo as classificações dos advérbios. 

Advérbio de tempo

Os advérbios de tempo são aqueles que indicam o período em que a ação ocorreu. Podemos citar como exemplos: logo, ontem, depois, amanhã, antes, tarde, nunca, agora, jamais, enfim, então, de tempos em tempos, antigamente etc. 

Confira exemplos: 

“Em tempos em tempos, a mãe dela passa para visitá-la.”

“É tarde demais para irmos à sorveteria.”

“Preciso ir, depois nos falamos.”

Advérbio de intensidade

Os advérbios de intensidade têm a função de caracterizar a potência de uma determinada ação, a qualidade do adjetivo ou de outros advérbios. Alguns exemplos desses advérbios são: pouco, muito, demasiado, quão, quanto, assaz, bastante, mais, menos, todo, nada, tudo etc. 

Confira os exemplos:

“Lúcia gostou muito do genro.”

“Essa palestra está extremamente cansativa.”

“Os vizinhos reclamavam bastante do barulho das nossas festas.”

Advérbio de lugar

As palavras dessa classificação apontam uma localização, direção ou posição. Podemos citar como exemplos: adiante, aqui, acolá, atrás, cá, acima, onde, longe, debaixo, alhures (em outro lugar), algures (em algum lugar), nenhures (em nenhum lugar), abaixo, detrás etc. 

Confira os exemplos: 

“A casa de Suzana fica atrás desse brechó.”

“A moto já está dentro da garagem.”

“Estamos longe da casa de Rafael.”

Advérbio de modo

Essas palavras são usadas para explicar a forma como uma determinada ação foi realizada ou então para explicar uma determinada característica.

Podemos citar como exemplo os seguintes advérbios de modo: aos poucos, depressa, bem, mal, desse modo, desse jeito, às escondidas, à toa, ao léu, à vontade, às claras, às pressas etc. Grande parte das palavras terminadas em “mente” também faz parte dessa categoria. 

Confira os exemplos: 

“É melhor interrogá-la discretamente.”

“Clara e seu time estavam indo bem na partida de vôlei.”

“Fiz o trabalho às pressas.”

Advérbio de afirmação

Essa categoria de palavras é utilizada para completar ou para reforçar o sentido de uma situação. Podemos citar como exemplos: decerto, realmente, sim, certamente, efetivamente, decididamente, sem dúvida etc. 

Confira os exemplos: 

“Ela realmente precisava dormir.”

“Sim, irei mudar de cidade este ano.”

“A professora avaliou positivamente o trabalho de Cláudia.”

Advérbio de negação

Esses advérbios têm a função de intensificar o sentido de negação. Podemos citar como principais exemplos: de modo algum, jamais, não, de jeito nenhum, de maneira alguma, nunca etc. 

Confira os exemplos: 

“Eu nem li o jornal hoje.”

“Sofia jamais aceitaria seu desligamento do projeto.”

“Nunca viajei para o nordeste do Brasil.”

Advérbio de dúvida

As palavras dessa categoria se caracterizam por demonstrar certa incerteza em relação a alguma coisa que pode ou não ocorrer. Entre os exemplos desse tipo de advérbios podemos citar: eventualmente, porventura, acaso, talvez, quiçá, quem sabe, por certo etc. 

Confira os exemplos: 

“Provavelmente irei à feira literária.”

“Talvez essa não seja a melhor abordagem para a situação.”

“Quem sabe você não ganha esse concurso de arte?”

Advérbios da Gramática Portuguesa

Os tipos de advérbios que apresentamos ao longo do artigo são os admitidos pela Gramática Brasileira. Contudo, vale mencionar que a Gramática Portuguesa aceita mais três tipos, que são: 

– Advérbio de ordem: primeiramente, depois, ultimamente. 

– Advérbio de exclusão: salvo, senão, somente, salvo, só.

– Advérbio de designação: eis.

Também podemos citar os advérbios interrogativos, por exemplo: como, aonde, onde, quando, por que, donde. Essas palavras podem ser empregadas em frases interrogativas diretas ou indiretas. Confira os exemplos:

“Como faço essa instalação?”

“Quero saber como devo fazer a essa instalação.”

“Onde Carol está?”

“Gostaria de saber onde Carol está.”

“Aonde vamos?”

“Queria saber aonde vamos.”

“Donde vem esta mensagem?”

“Gostaria de saber donde vem esta mensagem.”

“Por que chegou agora?”

“Gostaria que explicasse porque chegou agora.”

“Quando podemos nos ver?”

“Gostaria de saber quando podemos nos ver.”

Gostou de saber mais sobre a classificação de advérbios? Eles são muito importantes na língua portuguesa, então reserve um tempo para estudá-los! Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina.

Retornar ao Blog