10/09/2021 Português

O que é campo semântico?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
O que é campo semântico?

Para se comunicar efetivamente, é necessário conhecer as relações que podem se estabelecer entre as palavras. Relação por significado, por origem, por área temática, por som, entre outros. Conceitos como o de campo semântico e campo lexical são essenciais.

Para quem tem dúvidas sobre esses conceitos, a dica é prosseguir com a leitura. A partir desse entendimento, fica bem mais simples saber como fazer uma comunicação efetiva, alcançando os resultados esperados.

Campo semântico e campo lexical

Antes de partirmos para a conceituação de campo semântico e campo lexical, é interessante explicar o que é léxico e semântica, confira abaixo.

O que é léxico?

Consiste no conjunto de palavras usadas ou que pertencem a uma língua.

O que é semântica?

Trata-se da atividade de estudo do significado de cada vocábulo existente em uma língua.

Embora léxico e semântica sejam conceitos que apresentam proximidade entre si, são diferentes. Compreender tais diferenças é determinante para entender o que é campo semântico e campo lexical.

O que é campo lexical?

Em uma língua, o campo lexical consiste no conjunto de palavras que pertencem a uma área do conhecimento. Essas palavras são formadas pelo processo de composição (processo de formação de palavras pela junção de dois ou mais radicais) ou pelo processo de derivação (que origina uma nova palavra partindo de outra já existente – essa recebe o nome de primitiva).

Confira o exemplo a seguir:

Campo lexical da palavra trabalho

Trabalhador, trabalhar, trabalhista, patrão, funcionário, sindicato, profissional, função, cargo, carteira de trabalho, operário, colaborador.

O que é semântica?

Semântica é um ramo da linguística cujo foco de estudo são os significados e/ou sentido dos vocábulos da língua. A palavra semântica vem do grego semantiká, que significa “sinal”. A semântica é dividida em duas vertentes: descritiva e histórica.

Semântica descritiva

Também chamada de semântica sincrônica, se ocupa do estudo do significado das palavras usadas na atualidade.

Semântica histórica

Chamada também de semântica diacrônica, é o campo de estudo focado na investigação do significado das palavras de um determinado espaço de tempo.

A semântica nos auxilia a encontrar as palavras mais adequadas para cada situação. Para que nosso discurso comunique a mensagem que desejamos, é essencial que as palavras certas sejam empregadas. Dessa forma, é importante reconhecer que o campo semântico tem grande relevância para que nossa comunicação cotidiana aconteça de forma satisfatória.

O que é campo semântico?

O conceito de campo semântico se refere aos sentidos que uma mesma palavra pode ter quando utilizada em diferentes contextos. Isso significa que se trata do conjunto de sentidos que uma mesma palavra pode ter. É comum se deparar com termos que podem ter significados diferentes, dependendo da forma como são utilizados e das palavras que o acompanham.

Para que fique mais claro confira os exemplos abaixo:

Campo semântico da palavra partir

Ir embora, sair, sumir, dar o fora, desaparecer, falecer, espatifar, quebrar.

Campo semântico da palavra morrer

Apagar, descansar, falecer, passar para outro plano, bater as botas, vestir o paletó de madeira, ir para o céu.

Campo semântico de brincadeira

Distração, diversão, piada, palhaçada, zoeira, gozação, tirar sarro.

Campo semântico de fabricar

Criar, construir, confeccionar, montar, edificar, projetar, fazer.

Campo semântico de cansaço

Fadiga, esgotamento, canseira, prostrado, pregado, exausto.

Dica

Pode ser interessante fazer o exercício de pensar no campo semântico de uma palavra quando nos deparamos com trechos de textos que não compreendemos. Pode ser que você esteja lendo uma palavra com foco em outro significado que ela pode ter. Pensando a esse respeito, é possível identificar se está ocorrendo alguma confusão de significados.

Compreensão

O campo semântico nada mais é do que o acervo de significados que temos de cada palavra e que nos permite entender a intenção que se pretende com o uso da mesma. Partindo do conhecimento desse campo semântico, conseguimos entender os objetivos de comunicação dos nossos interlocutores.

Embora essa seja uma definição associada ao entendimento de polissemia, é importante esclarecer que são conceitos distintos. De maneira geral, podemos dizer que o campo semântico é o espaço em que a polissemia atua, ou seja, os variados e possíveis sentidos que uma palavra possui constituem o seu campo semântico.

O conceito de polissemia, por sua vez, diz respeito aos vários sentidos que uma palavra pode ter em diferentes casos, frases e contextos.

Confira o exemplo abaixo:

“Ele partiu.”

Campo semântico de partir

Ir embora, sair, sumir, morrer, dar o fora, desaparecer, espatifar, quebrar.

A polissemia está no fato de que essa frase pode significar tanto que ele morreu quanto que ele foi embora, o contexto é que nos dirá qual a opção correta.

Agora você já sabe o que é campo semântico! Navegue pelo blog do Hexag Medicina para conferir mais dicas de língua portuguesa para ter um bom desempenho nas provas do Enem e do vestibular!

Retornar ao Blog