13/01/2021 Português

O que é um hiato?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
O que é um hiato?

Entender o que é um hiato é importante em termos gramaticais e para a escrita. Esse é um conceito relevante para a língua portuguesa por se referir à divisão silábica de palavras em que ocorre o encontro de duas vogais. Continue lendo e confira a explicação completa desse conceito.

Entenda o que é um hiato?

Hiato nada mais é do que o encontro de duas vogais que pertencem a sílabas distintas. Para que fique mais claro, confira os exemplos de hiato que listamos abaixo:

reo (A é – re – o)

Sda (Saí – da)

Ps (País)

Caatinga (Ca – a – tin – ga)

A separação silábica ocorre pelo encontro de duas vogais, ou seja, um encontro vocálico. Esse encontro vocálico é distinto dos demais encontros de mesma natureza que ocorrem entre vogais e semivogais. No caso do hiato, o encontro se dá entre duas vogais, enquanto nos outros casos ocorre o encontro de uma vogal e uma semivogal.

O que são semivogais?

Semivogal é uma vogal que, em conjunto com outra vogal, dá origem a uma sílaba. Para que fique mais claro, apresentaremos alguns exemplos a seguir:

Rio

Quadra

Chapéu

Logo, quando o encontro entre vogais não forma uma sílaba única se configura em um caso de hiato. Um exemplo que permite entender melhor a diferença entre esses tipos de encontros vocálicos é a comparação entre as palavras pais e país.

Pais – Nessa palavra o encontro vocálico se dá em uma única sílaba, uma vez que a divisão dessa palavra fica da seguinte forma: “pais”. Trata-se de um ditongo em que ocorre o encontro entre uma vogal e uma semigoval.

País – Já na palavra país, temos um encontro vocálico em sílabas distintas, a divisão silábica dessa palavra fica da seguinte forma: “país”. O hiato se configura como o encontro entre vogais.

Esse é um excelente exemplo para fazer essa distinção entre encontros vocálicos por serem palavras grafadas com as mesmas letras, na mesma ordem, com a diferença do acento adicionado a “país”.

Outros exemplos de hiatos

Retomando, hiato é o encontro de duas vogais que estão em sílabas diferentes de uma palavra. Difere de encontros vocálicos que se dão entre vogais e semivogais, casos em que o encontro vocálico se dá na mesma sílaba. Abaixo apresentaremos mais alguns exemplos de hiato:

B (Baú)

Piada (Pia – da)

Oceano (O – cea – no)

Coelho (Coe – lho)

Cooperar (Co o – pe – rar)

Cme (Ci ú – me)

Pronúncia e classificação

O hiato é identificado a partir de seu aspecto fonético e fonológico, ou seja, é necessário observar a pronúncia da palavra e a classificação das vogais que compõem o encontro vocálico.

Ditongo e tritongo

Para identificar com mais clareza os casos de hiato é interessante conhecer os conceitos de ditongo e tritongo. Assim fica mais fácil fazer a diferenciação entre esses diferentes encontros vocálicos.

O que é um ditongo?

O encontro de um som vocálico com um som semivocálico em um único esforço de voz recebe o nome de ditongo. A diferença entre hiato e ditongo está no fato de que o primeiro é formado pelo encontro de duas vogais que não são pronunciadas na mesma sílaba. Lembre-se de que no ditongo ocorre o encontro entre dois elementos, uma vogal e uma semivogal.

Exemplos de ditongo:

Paixão (Pai – xão)

Beijo (Bei – jo)

Caixa (Cai – xa)

Saudade (Sau – da – de)

Pai (Pai)

Quadrado (Qua – dra – do)

Ditongo crescente, descrente e nasal

Os ditongos podem ser classificados como crescentes, decrescentes e nasais. São ditongos crescentes aqueles em que uma semivogal antecede a vogal, alguns exemplos são: aguardar, quanto, quase e igual.

Os ditongos decrescentes são aqueles em que a vogal antecede a semivogal, são exemplos desse tipo de ditongo: meu, cai, céu, mau e cuidado. Por fim, os ditongos nasais são aqueles em que a vogal contém uma vogal nasal como nas palavras mãe, põe e não.

O que é um tritongo?

A nomenclatura tritongo se refere a ter três sons ou algo com três tons. Esse encontro de vogais se caracteriza pela combinação de um som semivocálico, um som vocálico e um som semivocálico pronunciados em um único esforço de voz. Tritongos podem ser divididos em orais e nasais. No tritongo ocorre o encontro entre três elementos que são: semivogal + vogal + semivogal.

Exemplos de tritongo:

Averiguei (A – ve – ri – guei)

Uruguai (U – ru – guai)

Saguão (Sa – guão)

Delinquiu (De – li – quiu)

Enxaguem (En – xa – guem)

Tritongos nasais e orais

Os tritongos podem ser divididos em nasais e orais. Tritongos nasais são aqueles que são emitidos pela boca e pelas fossas nasais, como em “enxaguem” e “saguão”. Já os tritongos orais são aqueles emitidos pela boca, como nos exemplos: “delinquiu”, “Uruguai” e “averiguei”.

Agora você já conhece o conceito de hiato, ditongo e tritongo! Para conferir mais conteúdos de língua portuguesa, além de dicas para o Enem e o vestibular, fique ligado no Blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog