O que é um hiato?
Entender o que é um hiato é importante em termos gramaticais e para a escrita. Esse é um conceito relevante para a língua portuguesa por se referir à divisão silábica de palavras em que ocorre o encontro de duas vogais. Continue lendo e confira a explicação completa desse conceito.
Entenda o que é um hiato?
Hiato nada mais é do que o encontro de duas vogais que pertencem a sílabas distintas. Para que fique mais claro, confira os exemplos de hiato que listamos abaixo:
Aéreo (A – é – re – o)
Saída (Sa – í – da)
País (Pa – ís)
Caatinga (Ca – a – tin – ga)
A separação silábica ocorre pelo encontro de duas vogais, ou seja, um encontro vocálico. Esse encontro vocálico é distinto dos demais encontros de mesma natureza que ocorrem entre vogais e semivogais. No caso do hiato, o encontro se dá entre duas vogais, enquanto nos outros casos ocorre o encontro de uma vogal e uma semivogal.
O que são semivogais?
Semivogal é uma vogal que, em conjunto com outra vogal, dá origem a uma sílaba. Para que fique mais claro, apresentaremos alguns exemplos a seguir:
Rio
Quadra
Chapéu
Logo, quando o encontro entre vogais não forma uma sílaba única se configura em um caso de hiato. Um exemplo que permite entender melhor a diferença entre esses tipos de encontros vocálicos é a comparação entre as palavras pais e país.
Pais – Nessa palavra o encontro vocálico se dá em uma única sílaba, uma vez que a divisão dessa palavra fica da seguinte forma: “pais”. Trata-se de um ditongo em que ocorre o encontro entre uma vogal e uma semigoval.
País – Já na palavra país, temos um encontro vocálico em sílabas distintas, a divisão silábica dessa palavra fica da seguinte forma: “pa – ís”. O hiato se configura como o encontro entre vogais.
Esse é um excelente exemplo para fazer essa distinção entre encontros vocálicos por serem palavras grafadas com as mesmas letras, na mesma ordem, com a diferença do acento adicionado a “país”.
Outros exemplos de hiatos
Retomando, hiato é o encontro de duas vogais que estão em sílabas diferentes de uma palavra. Difere de encontros vocálicos que se dão entre vogais e semivogais, casos em que o encontro vocálico se dá na mesma sílaba. Abaixo apresentaremos mais alguns exemplos de hiato:
Baú (Ba – ú)
Piada (Pi – a – da)
Oceano (O – ce – a – no)
Coelho (Co – e – lho)
Cooperar (Co – o – pe – rar)
Ciúme (Ci – ú – me)
Pronúncia e classificação
O hiato é identificado a partir de seu aspecto fonético e fonológico, ou seja, é necessário observar a pronúncia da palavra e a classificação das vogais que compõem o encontro vocálico.
Ditongo e tritongo
Para identificar com mais clareza os casos de hiato é interessante conhecer os conceitos de ditongo e tritongo. Assim fica mais fácil fazer a diferenciação entre esses diferentes encontros vocálicos.
O que é um ditongo?
O encontro de um som vocálico com um som semivocálico em um único esforço de voz recebe o nome de ditongo. A diferença entre hiato e ditongo está no fato de que o primeiro é formado pelo encontro de duas vogais que não são pronunciadas na mesma sílaba. Lembre-se de que no ditongo ocorre o encontro entre dois elementos, uma vogal e uma semivogal.
Exemplos de ditongo:
Paixão (Pai – xão)
Beijo (Bei – jo)
Caixa (Cai – xa)
Saudade (Sau – da – de)
Pai (Pai)
Quadrado (Qua – dra – do)
Ditongo crescente, descrente e nasal
Os ditongos podem ser classificados como crescentes, decrescentes e nasais. São ditongos crescentes aqueles em que uma semivogal antecede a vogal, alguns exemplos são: aguardar, quanto, quase e igual.
Os ditongos decrescentes são aqueles em que a vogal antecede a semivogal, são exemplos desse tipo de ditongo: meu, cai, céu, mau e cuidado. Por fim, os ditongos nasais são aqueles em que a vogal contém uma vogal nasal como nas palavras mãe, põe e não.
O que é um tritongo?
A nomenclatura tritongo se refere a ter três sons ou algo com três tons. Esse encontro de vogais se caracteriza pela combinação de um som semivocálico, um som vocálico e um som semivocálico pronunciados em um único esforço de voz. Tritongos podem ser divididos em orais e nasais. No tritongo ocorre o encontro entre três elementos que são: semivogal + vogal + semivogal.
Exemplos de tritongo:
Averiguei (A – ve – ri – guei)
Uruguai (U – ru – guai)
Saguão (Sa – guão)
Delinquiu (De – li – quiu)
Enxaguem (En – xa – guem)
Tritongos nasais e orais
Os tritongos podem ser divididos em nasais e orais. Tritongos nasais são aqueles que são emitidos pela boca e pelas fossas nasais, como em “enxaguem” e “saguão”. Já os tritongos orais são aqueles emitidos pela boca, como nos exemplos: “delinquiu”, “Uruguai” e “averiguei”.
Agora você já conhece o conceito de hiato, ditongo e tritongo! Para conferir mais conteúdos de língua portuguesa, além de dicas para o Enem e o vestibular, fique ligado no Blog do Hexag Medicina!