O que são gírias e como usá-las?
As gírias são palavras ou expressões utilizadas popularmente em diálogos informais, geralmente tornam o entendimento da mensagem mais rápido. É importante ressaltar que essas expressões não se aplicam à norma culta da Língua Portuguesa. Continue lendo para saber mais sobre a gíria e como ela é utilizada.
O que são gírias?
A gíria é uma ferramenta que faz parte da comunicação e funciona como um facilitador entre indivíduos de um mesmo grupo social. Essas palavras e expressões são inseridas nas conversas de forma metafórica.
É interessante observar que cada geração possui suas próprias expressões, marcas de suas décadas. Algumas dessas expressões continuam sendo usadas como, por exemplo, o termo “barra pesada” para se referir a algo perigoso ou difícil. Essa gíria começou a ser usada na década de 1970.
Por ser uma expressão inventada e nova, a gíria é considerada um neologismo. Em outras palavras, as gírias não existem na gramática. Pode ser entendida também como modismo linguístico, cada época possui suas gírias.
As gírias no ambiente de trabalho
No dia a dia de trabalho, é natural que passe a existir mais liberdade linguística entre os colegas. Dessa forma, algumas gírias usadas em casa ou com os amigos podem acabar inseridas no ambiente profissional.
Embora, nesse caso, a gíria não seja indicada, pode servir como um elemento de aproximação entre os colegas e fortalecimento da relação entre os colegas. Há expressões que são gírias que passaram a ser aceitas e incorporadas naturalmente.
As gírias regionais
Há gírias em todas as regiões do Brasil e cada local tende a desenvolver suas próprias expressões e palavras. Algo que pode ser familiar para um grupo pode soar com estranheza para outro. Confira abaixo algumas gírias utilizadas no Brasil:
Berro
Essa expressão popular é utilizada para expressar a reação de uma pessoa a uma notícia recebida. Ela é usada para transmitir animação ou surpresa. Por exemplo, podemos dizer “Meu cantor favorito vai fazer show aqui, BERRO!”.
Crush
O termo de origem na língua inglesa é usado como substituto da palavra “paquera”. Essa palavra é usada para indicar que se tem atração por alguém.
Dar PT
A sigla vem da frase “Perda Total”. É utilizada para indicar alguém que fica alcoolizado ao ponto de perder a consciência e o controle dos seus atos. Essa expressão se tornou popular com a música “Vai dar PT”, do cantor baiano Léo Santana.
Fada sensata
Em 2018, essa gíria se popularizou por ser a forma como a torcida de Gleici Damasceno, a campeã do reality show Big Brother Brasil, a chamava. Essa expressão passou a ser usada para se referir a alguém admirado, tanto em relações de amizade quanto celebridades.
Falsiane
Termo usado para referir-se a uma pessoa considerada falsa.
Ranço
Gíria bastante popular empregada para indicar desgosto, desprezo ou repúdio. Dessa forma, quando alguém diz que está com ranço de algo ou alguém está dizendo que não gosta desse algo ou alguém.
Um nojo
Expressão utilizada como deboche, pode ter sentido de repúdio ou de autoelogio. Bastante popular entre os jovens.
Se passando
Essa gíria está sendo bastante usada para dizer que alguém está pagando mico. Pode ser utilizada ainda como forma de dizer que alguém está agindo de forma inadequada ou exagerada.
Shippar
Esse “neoverbo” (verbo inventado), deriva de uma palavra em inglês “relationship” que pode ser traduzida como “relacionamento”. É empregada para manifestar o desejo de ver duas pessoas juntas.
Uma das formas de “shippar” duas pessoas é fazer a junção dos nomes do casal, como, por exemplo, Bruna e Marcelo se torna #brucelo.
Trata-se de uma gíria que começou a ser usada na internet para se referir a pessoas famosas que poderiam ou não se tornar um casal. Com o passar do tempo começou a ser usada para se referir a casais de anônimos também.
Spoiler
Essa gíria tem sua origem no verbo em inglês “to spoil”, que significa “estragar”. O termo é usado para referir-se a saber o final de um filme, livro, série, entre outros, antes de terminar a história.
Trollar
Essa expressão significa enganar e surgiu a partir do termo “troll”, utilizado para se referir a alguém que gosta da prática de enganar as pessoas. O sentido de enganar, nesse caso, é uma “pegadinha”.
Gírias no dicionário Aurélio
Como as gírias se tornaram cada vez mais utilizadas, houve a inclusão de algumas delas no dicionário Aurélio. No ano 2000, uma nova versão do dicionário foi lançada contendo gírias como “piriguete”.
De acordo com o “Aurélio Júnior”, piriguete é “uma moça ou mulher que, não tendo namorado, demonstra interesse por qualquer um”.
O termo “ficar”, usado como gíria, também foi incluído no dicionário. O significado dessa expressão é definido como “trocar carinhos por período curto, mas sem compromisso de namoro”.
A inclusão de um neologismo ou “neoverbo” no dicionário depende de um período de uso de cerca de cinco anos. Mais do que ser bastante usado, o termo precisa ter relevância no vocabulário e estar presente nos meios de comunicação, literatura, entre outros.
Gostou de saber mais sobre gírias e como utilizá-las? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!