Para que serve o travessão? - Hexag Medicina
05/07/2022 Português

Para que serve o travessão?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Para que serve o travessão?

O travessão é um sinal de pontuação que pode ter diferentes usos na língua portuguesa. No artigo a seguir iremos apresentar esses usos com dicas para que você não erre ao empregá-lo na escrita. Então, vamos começar a entender como utilizar o travessão corretamente?

O que é o travessão?

Recebe o nome de travessão um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (—). Esse traço é maior do que o hífen e objetiva fazer marcações no discurso direto ou então dar destaque para trechos em textos. Ao longo deste artigo explicaremos melhor os diferentes usos do travessão.

Uso do travessão no discurso direto

O travessão é mais comumente utilizado para marcar o discurso direto. Basicamente, é empregado com a finalidade de destacar a fala de alguém. É importante ressaltar que, para essa finalidade, também podem ser usadas aspas. Confira a seguir o exemplo:

“Encontrei com Marcelo há 100 metros da sua casa, muito afobado ele apressou o passo.

— Calma, não estamos atrasados! – eu disse para que me esperasse.”

Como a expressão “Calma, não estamos atrasados!” está em discurso direto, é intercalada por travessões. Uma fala pode ser apresentada também entre aspas e terá o mesmo efeito. No entanto, é mais comum que os travessões sejam utilizados em diálogos porque deixam o texto mais fluido. 

Confira outro exemplo:

Perdi o ônibus

Jorge saiu de casa no mesmo horário de sempre, porém, diferente dos outros dias, se distraiu com a conversa dos seus vizinhos. O casal de meia idade discutia sobre o quanto a vizinhança era, nas palavras do marido, “abelhuda”. 

A esposa defendia os outros moradores, dizendo que eles tinham suas próprias vidas para cuidar. Nesse momento, os olhos do homem encontraram os de Jorge e ele logo disse para sua esposa “Está vendo?”. Jorge, desconcertado pela intromissão involuntária, viu que seu ônibus se aproximava do ponto. 

– Se não ficasse ouvindo a conversa alheia não perderia o ônibus! – gritou o homem.

– Desculpa, mas o senhor também não estava falando baixo – retrucou Jorge. 

– É, pode ficar com a razão, já que o ônibus você perdeu. – Disse o vizinho rindo.

Jorge acabou rindo também, afinal a sua curiosidade naquela manhã, algo que não era comum à sua personalidade, o atrasaria para o trabalho. Porém, inesperadamente, o vizinho mal humorado parou seu carro no ponto de ônibus e convidou Jorge para subir. A esposa convenceu seu marido que fazer amizade com alguns “abelhudos” poderia ser divertido.

Uso do travessão para enfatizar termos

Outro uso recorrente de travessões é para enfatizar termos. Nesse caso, eles são empregados no lugar de vírgulas para intercalar trechos que devem ser enfatizados. 

Travessão usado em orações intercaladas

O travessão pode ser usado no lugar de vírgulas e parênteses. Confira abaixo exemplos do uso de travessões em orações intercaladas.

“Há quem faça — mas, não é recomendado — por isso não irei fazer nem por muito dinheiro.”

“Elas afirmam — mesmo sem que ninguém acredite — que são confiáveis.”

Nos dois exemplos acima o travessão tem a função de dar ênfase para orações que estão intercaladas e que são essenciais para a compreensão do contexto. 

Travessão para dar destaque

O uso do travessão no lugar de vírgulas e parênteses também pode ter a simples função de destacar algo numa frase. 

Confira o exemplo:

“O Brasil — o maior produtor e exportador de café do mundo — possui uma seleção primorosa de grãos. Reconhecido por sua qualidade e excelência de produção, o país se tornou uma referência em escala global.”

Confira outro exemplo:

“Eu disse para Sônia que aquele quadro — que estava exposto há décadas no museu — tinha grande valor histórico além de valor sentimental para a comunidade.”

No exemplo acima, os travessões foram utilizados em substituição de vírgulas para isolar o aposto explicativo. 

Travessão x Hífen x Meia-risca

O hífen, o travessão e a meia-risca podem até ser semelhantes, mas cumprem funções bem diferentes entre si. Um dos pontos que podemos destacar é que, após o uso do travessão, é necessário, obrigatoriamente, dar um espaço. Somente após esse espaço é que se pode iniciar a fala/escrita. 

Por sua vez, a meia-risca é usada para a ligação de elementos que compõem um mesmo grupo. Um exemplo de uso é a listagem de anos (1887–1923) ou ponte-aérea (Rio–São Paulo). E, finalmente, o hífen tem a função de unir palavras compostas, como bem-te-vi, guarda-chuva e beija-flor. 

Travessão: resumo de uso

Resumimos os pontos mais importantes a respeito do travessão e seu uso na língua portuguesa, acompanhe!

– O travessão é um sinal de pontuação.

– A representação do travessão é traço na horizontal (—) maior do que o hífen.

– O travessão pode ser usado para indicar o discurso direto.

– Também pode ser usado para dar ênfase a trechos intercalados em textos, cumprindo a função da vírgula. 

Agora você já conhece a função do travessão! Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog