Personificação: compreenda essa figura de linguagem - Hexag Medicina
30/11/2023 Português

Personificação: compreenda essa figura de linguagem

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Personificação: compreenda essa figura de linguagem

A personificação ou prosopopeia é um recurso estilístico em que características humanas são atribuídas a animais ou objetos inanimados. Essa figura de linguagem é bastante utilizada em prosas, contos e na publicidade. No artigo a seguir explicaremos com mais detalhes o conceito e a sua aplicação. 

O que é personificação?

O recurso estilístico conhecido como personificação consiste em atribuir características humanas a animais ou objetos inanimados. Essa figura de linguagem personifica (humaniza) esses objetos e seres não humanos. 

O uso dessa figura de linguagem corresponde ao efeito de personificar um objeto ou ser não humano. Em outras palavras, é o ato de dar vida e traços humanos a entes que não teriam essas características. 

A personificação é bastante utilizada na ficção, em letras de música, na literatura e em campanhas publicitárias. Através desse recurso se obtém um efeito lírico ou cômico na composição. Em desenhos animais e histórias em quadrinhos, a prosopopeia é constantemente aplicada. 

Frases com o uso de personificação

A seguir você poderá conferir algumas frases que utilizam a personificação para transmitir uma ideia:

  • A noite caiu triste.
  • O gato sorriu para o dono.
  • O vento gritava em meus ouvidos enquanto o céu chorava.
  • O fogo dançava entre as casas após a erupção do vulcão.
  • A lua beijava o céu naquela noite.

Figura de pensamento

A personificação é uma figura de linguagem classificada como figura de pensamento. As figuras desse grupo têm a função de enfatizar ideias e pensamentos por meio da expressão. Com esses recursos estilísticos se torna mais fácil transmitir o máximo de informações para os interlocutores. 

Curiosidade

O termo personificação é derivado do verbo personificar que tem origem latina. Essa palavra é formada pela combinação de “persona” (face, máscara, pessoa) e o sufixo “–ção” que remete a ação. Então, o significado seria “pessoa mascarada”. 

A palavra prosopopeia deriva do grego, ela é constituída pela combinação dos termos “prosopon” (pessoa, face, máscara) e “poeio” (finjo). Sendo assim, temos como significado “pessoa que finge”. 

Confira exemplos de personificação

No âmbito artístico, a personificação é bastante utilizada para a expressão de ideias. Características humanas são atribuídas a entes não humanos como uma forma de transmitir uma mensagem. Confira abaixo alguns exemplos.

Personificação na literatura (conto A cartomante) 

“A virtude é preguiçosa e avara, não gasta tempo nem papel; só o interesse é ativo e pródigo.”

Esse trecho do conto “A cartomante”, de Machado de Assis é um ótimo exemplo de personificação. Observe que a virtude e o interesse recebem traços humanos, respectivamente, “preguiça” e “ativo”. A partir dessa figura de linguagem torna-se mais fácil para o leitor entender o que o autor está tentando dizer. 

Personificação na literatura (A revolução dos bichos)

No romance “A revolução dos bichos”, George Orwell nos apresenta um enredo em que animais de uma fazenda se organizam para fazer uma rebelião. O objetivo dos revoltosos é poder gerir os seus próprios destinos. 

Ao longo da trama, os animais conversam e articulam planos como os humanos. Inclusive, um dos pontos centrais do livro é justamente o fato de que alguns animais passam a se comportar como os humanos faziam antes da revolução. Confira um trecho abaixo: 

“Correra, durante o dia, o boato de que o velho Major, um porco que já fora premiado numa exposição, tivera um sonho muito estranho na noite anterior e desejava contá-lo aos outros animais. […]

O Major levantou a pata, pedindo silêncio.

– Camaradas – disse ele -, eis aí um ponto que precisa ser esclarecido. As criaturas rebeldes, tais como os ratos e os coelhos, serão nossos amigos ou nossos inimigos? Coloquemos o assunto em votação. Apresento à assembleia a seguinte questão: são os ratos camaradas?”. 

Personificação na música 

A canção “O bêbado e a equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, nos apresenta um exemplo de personificação. Em determinado trecho, a lua pede um brilho de aluguel às estrelas. Essa ação humana é atribuída a astros inanimados para gerar o efeito lírico. Confira esse trecho a seguir: 

“A lua, tal qual a dona de um bordel,

Pedia a cada estrela fria um brilho de aluguel”

(João Bosco e Aldir Blanc)

Personificação no cinema

A franquia Toy Story se baseia no conceito de personificação, pois gira em torno de personagens que são brinquedos. Esses seres inanimados possuem características humanas como a capacidade de pensar, falar, sentir e expressar sentimentos. Os personagens geram identificação com o público por se portarem como pessoas.

Personificação x animalização x reificação 

A personificação é uma figura de linguagem que apresenta excelente flexibilidade, permite a humanização de todo e qualquer ente não humano. Assim, astros, sentimentos, objetos, animais entre outros podem se portar como humanos. Porém, é essencial não confundir a personificação com a animalização e reificação:

  • Personificação – consiste na humanização de entes não humanos. 
  • Animalização – consiste na atribuição de características de outros animais a seres humanos. 
  • Reificação – consiste na atribuição de características de objetos inanimados a seres animados. 

Gostou de saber mais sobre a personificação? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog