Saiba o que é a prosopopeia e como ela funciona na linguagem
A prosopopeia é uma figura de linguagem em que são atribuídas características humanas a seres inanimados ou não humanos. Continue lendo para saber mais sobre o conceito e como esse recurso é empregado na linguagem.
O que é prosopopeia?
A prosopopeia é considerada como uma figura de animismo por consistir em um processo de animação de personagens. Características humanas são atribuídas a seres não humanos ou inanimados. Pode ser empregado em textos literários ou campanhas publicitárias.
O objetivo desse recurso estilístico é dar mais expressividade ao texto ou dar destaque a algum tema para o leitor. Algumas pessoas confundem a prosopopeia com a metáfora, pois ambas são figuras de linguagem, porém, elas possuem efeitos estilísticos distintos. Falaremos mais sobre esse tópico ao longo do artigo.
Exemplos de prosopopeia
“A bomba atômica é triste, coisa mais triste não há/ Quando cai, cai sem vontade.”
(Vinicius de Moraes)
Nesse trecho, é atribuída tristeza à bomba atômica, ou seja, uma emoção humana. Sendo assim, ocorre a construção de figura de linguagem por personificação em relação ao objeto.
“A floresta chora diante desse desmatamento.”
Perceba que nessa oração o verbo está relacionado a um sujeito inanimado, a floresta. A ação do verbo “chorar” é uma ação típica de seres humanos ou animados.
Prosopopeia em campanhas publicitárias
A prosopopeia é um recurso estilístico bastante utilizado na publicidade para chamar a atenção dos leitores. Confira abaixo o exemplo do texto de uma campanha publicitária que utilizou essa figura de linguagem:
“Amazônia contra a Covid-19. Ajuda humanitária aos povos da floresta. Doe agora e garanta que comunidades indígenas da Amazônia possam enfrentar a Covid-19 e a fome!”.
Observe que nesse texto é atribuído à floresta amazônica o ato de ser contra a Covid-19 através de ações filantrópicas. A prosopopeia tem a função de intensificar ou chamar atenção do leitor para os problemas humanitários enfrentados pelos povos indígenas durante a pandemia.
Prosopopeia nas fábulas
Nas fábulas, geralmente, os personagens principais são animais com características humanas. Os personagens desses textos literários curtos costumam representar condutas e comportamentos de seres humanos, visando transmitir uma lição de vida.
A prosopopeia é uma figura de linguagem que contribui para construir uma boa história. Através dela ocorre a intensificação da expressividade que o autor pretende utilizar. Um bom exemplo é a fábula “A cigarra e a formiga”.
Resumo da fábula “A cigarra e a formiga”
Ao longo do verão, a formiga trabalhou com dedicação no armazenamento de alimentos para ter o que comer nos dias de inverno. Por sua vez, a cigarra passou os dias de verão cantando e se divertindo.
No decorrer da fábula, a formiga alerta a cigarra sobre a importância de ter reservas de alimentos para os dias de frio e chuva. Porém, a última não dá atenção sempre estando mais preocupada com o agora.
Quando o inverno chega, a cigarra, passando fome e frio, pede ajuda a formiga. Nesse momento, a formiga pergunta:
— O que você fez durante o verão?
— Nos dias de verão eu cantei — Responde a cigarra.
A formiga então responde:
— Muito bem, então agora dance!
Moral da história
A cigarra e a formiga personificam a preguiça e o esforço, comportamentos humanos. No final, a formiga que trabalhou nos dias de verão tem o que comer e como se manter durante o inverno. Já a cigarra que se divertiu sem pensar no amanhã acabou enfrentando sérios problemas.
Prosopopeia ou metáfora?
Tanto a prosopopeia quanto a metáfora são figuras de linguagem, porém, elas produzem efeitos estilísticos diferentes. A metáfora consiste na comparação realizada através de construções distantes do mundo real, isto é, se trata de uma comparação conotativa. Por exemplo: “Aquela bailarina é um cisne”.
Existe um efeito de comparação entre a bailarina e o cisne. A ideia é que a bailarina possui a graça dos movimentos de um cisne. Nessa frase não há atribuição de características humanas a um animal e nem ao inverno. O que se faz é uma comparação, percebe a diferença?
Sendo assim, quando há a atribuição de características humanas a um animal ou ser inanimado se faz uma prosopopeia. Já quando se faz uma comparação, se faz uso de uma metáfora. Embora ambos os recursos ajudem a atribuir mais estilo para a escrita, não são a mesma coisa.
Enriqueça suas produções textuais com as figuras de linguagem
O uso de figuras de linguagem é interessante para enriquecer as suas construções textuais. Esses recursos estilísticos ajudam a dar mais graça para o discurso e transmitir ideias mais abrangentes para quem está lendo.
Em redações do Enem e vestibulares esse recurso pode ser um grande aliado para demonstrar conhecimento mais amplo das ferramentas da língua. Para utilizar as figuras de linguagem com mais propriedade é interessante ler bastante. Assim você tem contato com o uso desse recurso de formas diferentes.
Gostou de saber mais sobre o que é prosopopeia? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!