08/04/2021 Português

Quais os tipos de substantivo?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Quais os tipos de substantivo?

Conhecer quais os tipos de substantivo existentes é essencial para ampliar o seu vocabulário e para o estudo da língua portuguesa. A classe de palavras conhecida como substantivo é aquela usada para nomear objetos, seres, lugares, ações, qualidades, fenômenos, entre outros.

Os substantivos podem ser flexionados em número (singular e plural), em gênero (feminino e masculino) e em grau (aumentativo e diminutivo). Continue lendo para conhecer mais sobre os substantivos.

Quais os tipos de substantivo?

Há nove classificações de substantivos quanto aos seus tipos: comum, próprio, concreto, abstrato, simples, composto, derivado, primitivo e coletivo. Entenda mais sobre cada um deles a seguir.

Substantivo Comum

Neste grupo estão as palavras usadas para designar seres de uma mesma espécie de maneira genérica. Alguns exemplos são: gente, pessoa, homem, mulher, cachorro, gato, mesa, bicicleta, abacaxi, furacão, tempestade.

Substantivo Próprio

Por sua vez, os substantivos próprios são escritos com letra maiúscula e têm como característica particularizar seres, cidades, entidades, entre outros. Alguns exemplos desse tipo de substantivo são: São Paulo, Brasil, Estados Unidos, Maria, José, Marte, Europa, Ásia.

Substantivo Simples

Consistem em substantivos formados somente por uma palavra. São exemplos: mar, pedra, garfo, faca, capim, chuva, folha.

Substantivo Composto

Nesta categoria estão os substantivos formados por mais de uma palavra. Alguns exemplos são: guarda-roupa, guarda-chuva, couve-flor, bem-te-vi, erva-doce, beija-flor.

Substantivo Concreto

Neste grupo estão as palavras reais e concretas, podem ser pessoas, animais, objetos ou lugares. Destacam-se como exemplos: cachorro, menina, homem, livro, lápis, colher, escova, tapete.

Substantivo Abstrato

Neste grupo estão os substantivos relacionados a estados, sentimentos, ações e qualidades. Citamos como exemplos: bondade, beleza, honestidade, inveja, velhice, pobreza, doença.

Substantivo Primitivo

Este é o grupo de substantivos que não derivam de outras palavras. Podemos exemplificar com: folha, carta, chuva, casa, pedra, sapato, livro.

Substantivo Derivado

Já os substantivos derivados são aqueles que se originaram através de outras palavras. São exemplos: laranjada (deriva do substantivo primitivo laranja), casarão (deriva de casa), chuvarada (deriva de chuva), livraria (deriva de livro), jardinagem (deriva de jardim).

Substantivo Coletivo

Neste grupo estão os substantivos que fazem referência a um conjunto de seres. Dentre os exemplos destacamos: colmeia (conjunto de abelhas), flora (conjunto de flores), álbum (conjunto de fotos), assembleia (coletivo de parlamentares), batalhão (coletivo de soldados), banda (coletivo de instrumentistas).

Gênero dos Substantivos

Observando o gênero (feminino e masculino) das palavras substantivas é possível classificá-las de acordo com as formas abaixo.

Substantivos biformes

São os substantivos que possuem duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino. Alguns exemplos são: professor e professora; aluno e aluna; namorado e namorada; amigo e amiga.

Substantivos uniformes

Neste caso, é utilizado somente um termo para especificar os dois gêneros (feminino e masculino). Podem ser classificados da seguinte forma:

Epicenos

Nesta categoria estão palavras que têm apenas um gênero e se referem a animais como, por exemplo, foca (o mesmo para machos e fêmeas).

Sobrecomum

Neste grupo estão palavras que possuem somente um gênero e se referem a pessoas como, por exemplo, criança (o mesmo para masculino e feminino).

Comum de dois gêneros

É um termo que se refere a dois gêneros (masculino e feminino), sendo identificado pelo acompanhamento de artigo. Um exemplo é “o flautista” e “a flautista”.

Dicas

Os substantivos de origem grega que terminam em “oma” e “ema” são masculinos no tocante ao gênero. Alguns exemplos são poema e teorema.

Há substantivos identificados como sendo de “gênero duvidoso ou incerto”, isto é, aqueles que são usados para os dois gêneros, sem que haja mudança no significado. Podemos exemplificar como a personagem e o personagem.

Alguns substantivos podem apresentar significados diferentes de acordo com o gênero. Um exemplo é “a cabeça” (uma parte do corpo humano) e “o cabeça” (o líder).

Número dos Substantivos

Os substantivos podem ser classificados em singular ou plural conforme o seu número.

Singular

Nesta categoria estão palavras que designam apenas uma coisa, grupo ou pessoa. Podemos exemplificar como: mulher, homem, bola, caixa.

Plural

Nesta categoria estão os substantivos que são usados para designar diversas coisas. Por exemplo: mulheres, homens, bolas, caixas.

Grau dos Substantivos

O grau dos substantivos os classifica em aumentativo e diminutivo.

Aumentativo

Palavra que se caracteriza por aumentar o tamanho de algo ou alguma coisa. Essa categoria está dividida em:

Aumentativo analítico

Substantivo que se apresenta junto a um adjetivo que indica grandeza como, por exemplo: casa grande.

Aumentativo sintético

Neste caso, o substantivo recebe a adição de um sufixo indicador de aumento como, por exemplo, casarão.

Diminutivo

Aqui a palavra reduz o tamanho de alguém ou algo. Também se divide em:

Diminutivo analítico

Neste caso, o substantivo é acompanhado por um adjetivo que demonstra pequenez como, por exemplo: casa pequena.

Diminutivo sintético

Nesta categoria está o substantivo com acréscimo de um sufixo que demonstra diminuição como, por exemplo: casinha.

Agora você já conhece os tipos de substantivos e flexões! Para conferir mais dicas de língua portuguesa, fique ligado no blog do Hexag!

Retornar ao Blog