13/05/2022 Português

Quais são as regras das palavras proparoxítonas?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Quais são as regras das palavras proparoxítonas?

As palavras proparoxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima. Algo importante a respeito das regras de acentuação das proparoxítonas é que todas devem ser acentuadas. Continue lendo para entender melhor essas regras da língua portuguesa.

O que são palavras proparoxítonas?

Basicamente, as palavras proparoxítonas são aquelas que têm a antepenúltima sílaba como a sílaba tônica. É válido esclarecer que sílaba tônica é aquela pronunciada com mais intensidade em uma palavra. Confira a seguir alguns exemplos:

– Dívida;

– Plástico;

– Sílaba;

– Rústico;

– Último;

Matemática;

– Música;

– Rápido.

Como mencionamos acima, as palavras proparoxítonas são todas acentuadas. No entanto, as de origem estrangeira fogem a essa regra. Entre os exemplos podemos citar “habitat”, “performance” e “superavit”. Essas palavras têm origem na língua inglesa e, por isso, não são acentuadas, embora sejam proparoxítonas. 

Regras de acentuação das palavras proparoxítonas

A regra-chave de acentuação das palavras proparoxítonas é a de que todas devem ser acentuadas, salvo no caso das de origem estrangeira, como já mencionamos. Ressaltamos que é importante compreender as diferenças entre acentuação gráfica e acentuação tônica.

Acentuação tônica e acentuação gráfica

É fundamental compreender que acentuação tônica e acentuação gráfica são coisas distintas. O acento tônico tem a função de marcar a intensidade do som. Por sua vez, o acento gráfico é um sinal gráfico. Basicamente, são acentos gráficos: agudo (´), grave (`) e circunflexo (^). 

Vale ressaltar que nem todas as sílabas tônicas levam acento gráfico, no entanto, as palavras proparoxítonas são sempre acentuadas. Esclarecemos que todas as palavras proparoxítonas da língua portuguesa recebem acento.

Palavras que vêm de outros idiomas como “performance”, por exemplo, são pronunciadas como proparoxítona, mas não têm acento porque não são provenientes do português. 

Dúvidas frequentes

A seguir apresentaremos a resolução das dúvidas mais recorrentes a respeito das palavras proparoxítonas e paroxítonas. Geralmente, essas questões surgem porque algumas palavras são muito parecidas entre si, podendo gerar confusão.

Cítara e citara

A cítara (com a antepenúltima sílaba tônica e proparoxítona) é um instrumento musical. Exemplo de aplicação em frase: “A cítara é um instrumento de cordas bastante utilizado na música tradicional alemã.”

Já a palavra citara (com a penúltima sílaba tônica e paroxítona) é a 1ª pessoa do singular do verbo “citar” no pretérito mais-que-perfeito. Exemplo de aplicação em frase: “Luana citara a imagem do vídeo para embasar sua argumentação”.

Exército e exercito

A palavra exército (em que a antepenúltima sílaba é a tônica, sendo uma proparoxítona) refere-se ao conjunto militar. Exemplo de aplicação: “Os jovens de 18 anos devem se alistar no exército”. 

Por sua vez, a palavra exercito (cuja sílaba tônica é a penúltima, sendo uma paroxítona) é a 1ª pessoa do verbo “exercitar”, que é equivalente a praticar. Exemplo de aplicação: “Eu exercito o canto todas as quartas na aula da professora Glória”. 

Lâmina e lamina

A palavra lâmina (com a antepenúltima sílaba tônica, proparoxítona) diz respeito a um objeto cortante. Exemplo de aplicação: “Usou uma lâmina afiada para fatiar os legumes”. 

Já a palavra lamina (com a penúltima sílaba tônica, paroxítona) é a 3ª pessoa do verbo “laminar”. Significa cortar com a textura de lâmina. Exemplo de aplicação: “Érica lamina a peça com grande eficiência”.

Médico e medico

A palavra médico (cuja sílaba tônica é a antepenúltima, sendo uma proparoxítona) refere-se ao profissional de saúde. Exemplo de aplicação: “O médico a examinou e concluiu que não é grave”. 

Por sua vez, a palavra medico (com a penúltima sílaba como sílaba tônica, sendo uma paroxítona) refere-se à ação de dar medicamento para alguém. Exemplo de aplicação: “Eu medico Luísa de acordo com a prescrição da Doutora Fernanda”. 

Trânsito e transito

A palavra trânsito (que tem como sílaba tônica a antepenúltima sílaba, sendo proparoxítona) refere-se à circulação de pessoas. Exemplo de aplicação: “Sairei mais cedo por causa do trânsito”. 

Quando escrita como transito (com a penúltima sílaba tônica, sendo uma paroxítona) é a 1ª pessoa do verbo “transitar”, que também se refere à ação de transitar. Exemplo de aplicação: “Eu transito bem entre os diferentes setores da empresa”. 

O que é silabada?

Já percebeu como, em alguns casos, as pessoas colocam mais intensidade de pronúncia na sílaba errada? Isso é o que se chama de silabada. Nada mais é do pronunciar como tônica a sílaba errada da palavra.

Uma das palavras que mais geram essa pronúncia incorreta é “rubrica”. Muitas pessoas falam “rúbrica”, incluindo o som de um acento que não existe. A sílaba mais intensa nesse caso é “bri”, essa é uma palavra paroxítona.

Há outros exemplos de palavras que podem gerar a chamada silabada, como arquétipo, ínterim e protótipo. Conhecer a pronúncia correta ajuda a entender com mais facilidade qual é a classificação das palavras de acordo com sua sílaba tônica. Evite as silabadas e acerte mais nas provas de português. 

Agora você já conhece as regras a respeito das palavras proparoxítonas e as principais dúvidas sobre elas!

Retornar ao Blog