Qual a diferença de acima e a cima?
Na Língua Portuguesa, algumas palavras podem gerar confusão a respeito da forma correta de escrita. Entre essas palavras podemos citar acima e a cima, você sabe quando usar a primeira e a segunda? Se tem essa dúvida, continue a leitura para entender qual é a diferença e como usar ambas da maneira correta.
Acima e a cima: entenda a diferença
Você já ficou em dúvida se deveria usar acima ou a cima? Se sim, saiba que tudo o que precisa saber é qual a intenção, ou seja, na situação você deseja usar um advérbio de lugar ou um substantivo acompanhado de preposição ou artigo? Em suma, a escolha entre um e outro depende do enunciador, aí está a diferença.
Quando o objetivo é se referir a uma posição mais elevada, uma direção sentido a um lugar mais alto, um nível superior ou até a parte superior de uma página de um texto, devemos usar “acima”, que é advérbio de lugar.
No entanto, se o objetivo é se referir a um sinônimo de “o cume” ou “o topo”, então é indicado o uso de “a cima” (essa expressão é constituída de artigo mais substantivo). A expressão pode ser usada ainda com o mesmo valor de “para cima”. Nesse caso, o termo “a” é uma preposição. Sendo assim, acima é advérbio de lugar, enquanto a cima é uma expressão formada por artigo + substantivo ou preposição + substantivo.
Acima ou a cima: pontos mais importantes
Para eliminar qualquer dúvida que possa ter permanecido a respeito do uso desses dois termos, elaboramos um breve resumo abaixo, confira:
Acima
Essa palavra é um advérbio de lugar. Ela deve ser usada para indicar uma posição mais elevada.
A cima
Quando escrevemos a cima separado temos uma expressão formada por um artigo ou preposição e um substantivo (“cima”).
A cima (artigo)
Quando o termo cima é acompanhado por um artigo, temos um sinônimo de “cume” ou “topo”.
A cima (preposição)
Já quando a expressão a cima é acompanhada por uma preposição, temos o equivalente a “para cima”.
Fique atento!
Se estiver em dúvida se na expressão “a cima”, “a” é artigo ou preposição, basta fazer a substituição. Quando a expressão pode ser substituída por cume ou topo, então temos um artigo. Porém, se puder ser substituído por “para cima”, temos uma preposição. Viu, como é mais fácil do que parece?
Afinal, qual é a diferença entre acima e a cima?
Como já mencionamos, “acima” é advérbio de lugar e “a cima” é uma expressão formada pelo artigo ou preposição “a” junto com o substantivo feminino “cima”. A palavra “cima” significa “cume” ou “topo”, então se trata da parte mais elevada de algo. Portanto, basta saber se você precisa do advérbio de lugar ou de um artigo ou preposição + substantivo.
Quando devo usar “acima”?
A seguir vamos explicar as situações em que se deve usar “acima”. Confira os exemplos para assimilar melhor cada um dos casos.
A palavra “acima” deve ser utilizada nos seguintes casos:
Referir-se a um lugar ou posição mais elevada
Confira o exemplo:
“Mais acima, ali naquela árvore, está o gato da vizinha”.
Referir-se a nível superior
Confira o exemplo:
“Lucas ficou acima das expectativas nessa competição.”
Referir a uma direção rumo à parte mais elevada
Confira o exemplo:
“Basta seguir rua acima para chegar à casa da Gabriela.”
Referir a uma parte superior na página de um texto
Confira o exemplo:
“No exemplo acima, falamos sobre a casa da Gabriela.”
Quando devo usar “a cima”?
Ressaltamos que a expressão “a cima” existe na língua portuguesa, porém, é raramente utilizada. Mas, não é por ser pouco usada que devemos ignorá-la, não é mesmo? Então confira a seguir os dois casos em que se deve usar “a cima”. Apresentamos exemplos para ser mais fácil compreender.
Uso de “a cima” com “a” como artigo
Nesse caso, temos a composição de “a” (artigo) + “cima” (lugar). Confira os exemplos:
“Morava na cima de uma serra.”
ou
“Morava no topo de uma serra.”
“Andei até a cima da serra”.
ou
“Andei até o topo da serra.”
Uso de “a cima” com “a” como preposição
No segundo caso, temos a composição de “a” (preposição) + “cima” (substantivo). Confira os exemplos.
“Olhe a obra de baixo a cima.”
ou
“Olhe a obra de baixo para cima.”
“É preciso levantar o prédio de baixo a cima.”
ou
“É preciso levantar o prédio de baixo para cima.”
Viu, como a dica da substituição funciona para te ajudar a entender se “a” é artigo ou preposição? A língua portuguesa se torna mais simples quando entendemos a lógica por trás das regras. Basta olhar para essas questões procurando por essa lógica.
Agora você já sabe quando usar acima e a cima. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!