Quando é o Dia da Língua Portuguesa? - Hexag Medicina
08/03/2022 Português

Quando é o Dia da Língua Portuguesa?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Quando é o Dia da Língua Portuguesa?

Você sabia que existem pelo menos três datas celebradas como dia da língua portuguesa por ano? Ao saber disso, fica fácil entender por que há certa confusão a respeito da data oficial. No entanto, é importante dizer que desde 2009 existe uma data oficial: 5 de maio.

No artigo a seguir vamos explicar a existência de diferentes datas e por que a data de maio é a oficial. 

5 de maio: Dia da Língua Portuguesa

Em 2009, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estabeleceu o dia 5 de maio como a data da celebração oficial do idioma português. A CPLP é uma organização intergovernamental parceira oficial da UNESCO desde 2000. A função dessa organização é unir os povos que têm na língua portuguesa uma base sólida de sua identidade. 

Além de ser o dia da língua portuguesa, 5 de maio é também o dia destinado à celebração das culturas lusófonas. Em 2019, na 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, ficou estabelecido que o dia 5 de maio é o “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.

No mundo há mais de 265 milhões de falantes da língua portuguesa distribuídos em todos os continentes. O português é o idioma mais falado no hemisfério sul e está entre os principais idiomas de comunicação internacional. 

Por que é importante ter um dia para celebrar as línguas? 

A celebração das línguas em um dia específico é essencial para enaltecer o multilinguismo e a diversidade cultural. Funciona também como um incentivo para a comunidade internacional conhecer mais sobre a história, cultura e uso dos diferentes idiomas. O multilinguismo é um dos principais valores das Nações Unidas.

Esse é um fator essencial para garantir que as nações estabeleçam uma comunidade harmoniosa com foco na tolerância, diálogo e compreensão. Por ter um dia mundial, a língua portuguesa tem a sua importância reconhecida em todo o globo. 

10 de junho: outra data da língua portuguesa

Já mencionamos que a língua portuguesa e a cultura lusófona são celebradas oficialmente no dia 5 de maio. No entanto, 10 de junho é outra data bastante lembrada quando se fala em celebrar o idioma. 

Esse dia foi estabelecido em 1981 como uma forma de homenagear o consagrado escritor Luiz Vaz de Camões, autor de “Os Lusíadas”. A origem dessa celebração se deu na Assembleia da República, que é o equivalente português para a nossa Câmara dos Deputados. Nos países lusófonos essa data ainda é celebrada. 

5 de novembro: data brasileira

De acordo com a Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, o dia 5 de novembro é o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A data é uma homenagem ao escritor e político Ruy Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849, e que se dedicou amplamente ao estudo da língua. 

Língua Portuguesa: conheça os países que falam o idioma

O idioma português é falado em todos os continentes e é a língua oficial de nove países. Continue lendo para conhecê-los. 

Angola, África

No século XV, Angola se tornou colônia de Portugal, conquistando a sua independência em 1975. O idioma oficial do país é o português, no entanto, há outras línguas faladas como o quimbundo. 

Brasil, América

Em 1500, Portugal iniciou o processo de colonização e exploração do território brasileiro. No ano de 1822, o Brasil se tornou independente. A língua portuguesa é a língua oficial, sendo falada por quase toda a população. Há influências de línguas indígenas e de outros países da Europa. 

Cabo Verde, África

Cabo Verde é um país situado em um arquipélago próximo à costa da África. Passou por colonização e exploração portuguesa, tornando-se independente em 1975. Tem o português como seu idioma oficial, no entanto, há outras línguas faladas no território como inglês, francês e cabo-verdiano. 

Guiné-Bissau, África

Conhecido como Guiné Portuguesa até 1973, quando se tornou independente de Portugal, o país tem o português como seu idioma oficial. Contudo, é importante ressaltar que somente 27% da população local fala português. O restante da população fala uma língua nativa chamada kriol. 

Guiné Equatorial, África

Portugal controlou esse território entre 1471 e 1778, quando cedeu o país para a Espanha. São idiomas oficiais da nação: português, espanhol e francês. 

Moçambique, África

Em 1498, Vasco da Gama reconheceu o território de Moçambique e em 1505 ocorreu a sua anexação ao Império Português. A independência foi conquistada em 1975. O idioma português é o oficial do país junto com línguas nativas como sena, tsonga e macua. 

Portugal, Europa

Inicialmente, o território que atualmente é Portugal foi ocupado por povos celtas, galaicos e lusitanos. Portugal realizou a colonização de diversos territórios e em 1290 a língua portuguesa foi adotada oficialmente. Também se fala o mirandês em Portugal. 

São Tomé e Príncipe, África

Em 1470, os portugueses descobriram a ilha de São Tomé e Príncipe que faz parte do continente africano. Ao longo do século XVI, se tornou colônia portuguesa e em 1975 conquistou a sua independência. Em torno de 98% da população fala português. Outros idiomas como o angolar, o forro e o crioulo cabo-verdiano são falados no território. 

Timor-Leste, Ásia

O Timor-Leste é um país asiático colonizado por Portugal em meados do século XVI. Durante esse período de domínio de Portugal era chamado de Timor Português. Sua independência foi conquistada em 1975. O português é um dos idiomas oficiais junto ao tétum. São faladas nesse país 31 línguas, incluindo o mambai, idalaca e o baiqueno. 

Gostou de conhecer mais sobre o Dia da Língua Portuguesa?

Retornar ao Blog