Saiba o significado da figura de linguagem litote - Hexag Medicina
19/07/2023 Português

Saiba o significado da figura de linguagem litote

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Saiba o significado da figura de linguagem litote

Litote é uma figura de linguagem classificada como uma figura de pensamento. Caracteriza-se por dizer coisas através da negação do seu contrário. Trata-se de um recurso relativamente comum em nosso dia a dia. Funciona como um recurso para deixar a mensagem mais expressiva. 

O que é litote?

A figura de linguagem litote se caracteriza por fazer uma afirmação através da negação de seu contrário. Em outras palavras, consiste em dizer uma coisa negando o seu oposto. É um recurso bastante utilizado na linguagem coloquial (cotidiana) e também em textos literários como forma de dar ênfase à ideia comunicada. 

O uso do litote é quase sempre associado à ironia e tem como objetivo produzir efeitos de humor ou críticas em relação a uma pessoa ou situação. Afirmar pela negação do contrário produz o efeito de enfatizar o conteúdo. 

Confira exemplos de litote

“Ela não é nada boba.” (Ela é esperta). 

Nessa frase, a negação “não é nada boba” é usada para afirmar o contrário, ou seja, que a pessoa é, na verdade, muito esperta. Então temos, nesse trecho, um exemplo de litote porque associa expressões de negação para afirmar algo. 

Litote com ironia

Como citamos, o litote pode ser usado para produzir ironia, ou seja, com sentido crítico. Confira o exemplo abaixo: 

“Essa prova foi a mais fácil de todas, por isso ela tirou uma boa nota. Ela não é nada boba.” 

Essa frase pode ter uma interpretação irônica, pois todos se saíram bem, incluindo a pessoa de quem se fala. Logo, a expressão “não é nada boba” não significa que a pessoa é esperta. O toque crítico à inteligência e a capacidade do sujeito da frase está justamente no fato de que todo mundo se saiu bem.

Mais exemplos de litote

Confira a seguir mais exemplos do uso de litote: 

  • Cláudia não dá maus conselhos. (Cláudia dá bons conselhos). 
  • Ela não é tão velha. (Ela é nova). 
  • Você não lavou as janelas. (As janelas estão sujas). 
  • Ficou claro que ele não é pobre. (Ficou claro que ele não é pobre). 
  • As roupas dele não são ruins. (As roupas dele são boas). 
  • Ele não diz mentiras. (Ele diz a verdade). 

Litote x eufemismo: qual é a diferença? 

Litote assim como o eufemismo é uma figura de linguagem classificada como figura de pensamento. As duas se caracterizam por enfatizar uma determinada ideia. Contudo, o eufemismo tem como foco suavizar algo desagradável enquanto o litote apenas afirma através da negação. 

Confira exemplos de eufemismo:

  • Luís está faltando com a verdade. (Luís está mentindo). 
  • Essa fala sobre as mulheres foi bastante infeliz. (Essa fala sobre as mulheres foi machista/misógina). 
  • Laila não está mais entre nós. (Laila morreu).

Nos exemplos acima, fica claro que o eufemismo é uma tentativa de amenizar o conteúdo. Esse recurso costuma ser utilizado para tornar um enunciado menos chocante. Por sua vez, o litote também pode amenizar algo, porém, sua construção se baseia na negação do contrário da ideia. 

Confira os exemplos:

  • Ele não está errado. (Ele está certo).
  • Você não está bem para dirigir. (Você está mal para dirigir).
  • Ele não está infeliz. (Ele está feliz). 

O que são figuras de linguagem? 

Figuras de linguagem consistem em recursos linguísticos que usam as palavras ou expressões de forma conotativa (sentido figurado). Através do uso das figuras as palavras ganham destaque em sua sonoridade. 

Esses recursos ainda ajudam na organização e reorganização das frases levando a um desvio intencional da norma culta da língua. Sendo assim, fica evidente que esses recursos estilísticos visam tornar a mensagem mais expressiva. 

É muito comum ver o uso das figuras de linguagem em textos de caráter mais lúdico, ou seja, em textos de literatura. Na linguagem coloquial (cotidiana) costumamos usar essas figuras para dar ênfase ao que desejamos comunicar.

Classificação das figuras de linguagem

Existem diferentes tipos de figuras de linguagem e elas podem ser classificadas em categorias distintas. Confira abaixo quais são as classificações possíveis:

  • Figuras de som;
  • Figuras de construção;
  • Figuras de pensamento;
  • Figuras de palavras.

O litote e o eufemismo são classificados como figuras de pensamento, pois usam termos ou expressões em sentido figurado e ligadas ao campo das ideias. Isso significa que essas figuras se baseiam nos significados dos termos para atrair a atenção do ouvinte/leitor. 

Resumo sobre litote

  • Litote é uma figura de pensamento que se caracteriza por fazer uma afirmação através da negação de seu contrário. 
  • Tanto o litote quanto o eufemismo são usados para suavizar um enunciado. Contudo, o litote usa exclusivamente a construção da negação de seu contrário.
  • Figura de linguagem é um recurso estilístico utilizado pela língua para dar mais expressividade a um texto. 
  • O litote é bastante usado em textos literários e nas falas do dia a dia. 

Gostou de saber mais sobre o litote? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog