Saiba quais são as formas nominais do verbo
Há três formas nominais do verbo que são: infinitivo, gerúndio e particípio. No artigo a seguir iremos apresentar com mais detalhes essas três formas e como utilizá-las. Boa leitura!
Formas nominais do verbo
O verbo possui três formas nominais que são: infinitivo, gerúndio e particípio Essas formas são chamadas de nominais porque desempenham papel semelhante ao dos substantivos, adjetivos ou advérbios. Sozinhas, essas formas não conseguem expressar os modos e tempos verbais. Confira um breve resumo sobre cada uma delas:
- Infinitivo – é a forma que expressa a ação em si. Exemplos: agradecer, acordar, sorrir, esperar, unir, sorrir.
- Gerúndio – é a forma que expressa o processo da ação. Exemplos: agradecendo, acordando, sorrindo, esperando, unindo.
- Particípio – é a forma que expressa o resultado da ação. Exemplos: agradecido, acordado, sorrido, esperado, unido.
Infinitivo
Essa forma nominal do verbo deve ser utilizada quando se tem a intenção de exprimir o processo verbal em eficiência. Em outras palavras, é a forma que exprime a noção de ação do verbo. Aproxima-o do substantivo. Pode ser pessoal e impessoal.
Infinitivo impessoal
É utilizado geralmente em locuções verbais, em verbos com preposição e quando não há um sujeito definido. Não faz referência a nenhuma pessoa, ou seja, simplesmente manifesta a ação. Em alguns casos pode ter valor de substantivo.
As terminações do infinitivo impessoal são:
- -ar (conjugações em 1ª pessoa);
- -er (conjugações em 2ª pessoa);
- -ir (conjugações em 3ª pessoa).
Confira exemplos abaixo:
- Ela tem um andar horrível!
- Recomendar é a melhor forma de divulgação.
- Chorar não resolve o problema.
Infinitivo pessoal
É usado quando se tem um sujeito definido ou quando se quer definir o sujeito. Nos verbos regulares, as terminações do infinitivo pessoal são iguais às do futuro do subjuntivo. Há flexão, varia em número e pessoa. Confira os exemplos abaixo:
- Vi eles levantarem na escuridão.
- Unirem forças é o que têm de fazer.
- Por serem vocês não quer dizer que aceite a resposta.
Gerúndio
Essa é a forma que se deve usar quando existe a intenção de expressar a continuidade do processo verbal. Transmite uma noção de continuidade verbal. A principal característica dessa forma nominal é a terminação -ndo.
Os verbos na 1ª conjugação terminam em -ando, os verbos da 2ª conjugação terminam em -endo e os verbos da 3ª conjugação terminam em -indo. Não há flexão e pode ter papel de adjetivo e de advérbio. Confira os exemplos abaixo:
- Estava caminhando por toda a sala quando eu cheguei.
- Chorando, disse que não voltaria.
- Crianças brincando era o que faltava nessa casa.
Particípio
O uso do particípio deve ser feito quando se deseja expressar um resultado da ação verbal. É utilizado para a formação de tempos verbais compostos, transmite uma sensação de conclusão do tempo verbal. Refere-se a ação após ter sido concluída.
Acumula tanto a função do verbo quanto do adjetivo. Por esse motivo pode receber as desinências -a de feminino e -s de plural. O particípio pode ser regular e irregular.
Particípio regular
Grande parte dos verbos possui um particípio regular terminado em -ado na 1ª conjugação e -ido na 2ª e 3ª conjugações. Confira os exemplos abaixo:
- Tinha fritado bifes para o almoço.
- Tenho aceitado todas as desculpas com compreensão.
- A água já tinha sido fervida há minutos.
Alguns verbos podem apresentar além do particípio regular também o particípio irregular. Geralmente, nesses casos a terminação é -to ou -so. Segue alguns exemplos:
- Verbo exprimir – exprimido e expresso;
- Verbo pagar – pagado e pago;
- Verbo extinguir – extinguido e extinto;
- Verbo ganhar – ganhado e ganho;
- Verbo envolver – envolvido e envolto;
- Verbo eleger – elegido e eleito.
O particípio regular é usado quase sempre na voz ativa junto aos verbos auxiliares ter e haver. Por sua vez, o particípio irregular é usado preferencialmente na voz passiva junto aos verbos auxiliares ser e estar.
Particípio irregular
Pode exercer a função de adjetivo. Confira os exemplos abaixo:
- Adoro filmes antigos!
- Aqui tudo é aceito com alegria.
- Bebeu água fervida.
O particípio é classificado como verbo abundante por apresentar mais de uma forma. É importante destacar que nem todos os verbos apresentam duas formas de particípio como, por exemplo, escrever, coberto, aberto.
Formas nominais com função de nome
O infinitivo, desempenhando função de nome, pode atuar como substantivo. Já o particípio pode atuar como adjetivo e o gerúndio ter a função de advérbio. Confira exemplos:
Infinitivo como substantivo
- É necessário defender a liberdade. (a defesa).
- Aceitar é compreender! (aceitação é compreensão.
Particípio como adjetivo
- Meu irmão é um sujeito estudado.
- O professor é entendido nesse assunto.
Gerúndio como advérbio
- Entrando no cinema, encontrei seu namorado.
- Chovendo, nós vamos embora do evento.
Com esses exemplos fica bem mais simples entender, não é mesmo?
Gostou de conhecer mais sobre as formas nominais do verbo? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!