Para que serve o ácido muriático?
Ácido muriático é o nome comercial pelo qual o ácido clorídrico é vendido com finalidade de limpeza. No artigo a seguir você poderá conhecer mais a respeito dessa substância, cujas características marcantes são a sua toxicidade e o seu poder corrosivo. Vamos entender para que serve o ácido clorídrico?
Funções do ácido muriático
Como mencionamos, ácido muriático é o nome comercial atribuído ao ácido clorídrico vendido na forma de produtos de limpeza. O ácido clorídrico é um hidrácido com potencial de ionização elevado. De textura líquida e cor amarelada, esse ácido é bastante tóxico para o ser humano e apresenta alto poder corrosivo.
O ácido muriático é muito utilizado em processos industriais, como no processo de fabricação de cloridratos farmacêuticos, produtos de limpeza, alimentos e em processos siderúrgicos.
Curiosidade
Você sabia que é possível encontrar ácido clorídrico no organismo humano? Esse ácido, junto a outras substâncias, constitui o suco gástrico. O suco gástrico é uma solução que auxilia no processo de digestão de proteínas.
No entanto, ainda que tenhamos ácido clorídrico em nosso organismo não devemos ingeri-lo, inalá-lo e nem nos expor a ele. O contato de qualquer natureza com essa substância leva a diversas reações nocivas, inclusive pode levar a óbito.
Conheça as principais propriedades do ácido clorídrico
A seguir você poderá conhecer um pouco melhor as principais propriedades do ácido muriático (clorídrico):
- É inorgânico;
- Trata-se de um ácido forte;
- Possui elevado potencial de ionização;
- Apresenta coloração amarelada;
- Tem textura líquida;
- Apresenta volatilidade;
- É tóxico;
- É corrosivo;
- Apresenta solubilidade em água;
- É higroscópico (tem a tendência de absorver água do ambiente).
Como o ácido clorídrico/muriático é produzido?
Jabir Ibne Haiane, mais conhecido como Gaber e intitulado como “Pai da Química Árabe”, foi um alquimista muçulmano que descobriu o ácido clorídrico. O alquimista produziu o ácido muriático partindo de uma reação entre o sal marinho (NaCl) e o ácido sulfúrico (Na2SO4).
2NaCl + H2SO4 → Na2SO4 + 2HCl
Nos dias atuais, o ácido clorídrico é sintetizado em grande escala por meio da eletrólise de cloreto de sódio em solução aquosa. Esse processo também produz o gás hidrogênio (H2), o gás cloro (Cl2) e hidróxido de sódio (NaOH). O ácido clorídrico é resultante da reação dos gases cloro e hidrogênio:
Cl2 + H2 → 2HCl
No entanto, essa reação é extremamente exotérmica, ou seja, é bastante perigosa. Por isso, grande parte do ácido clorídrico produzido industrialmente tem relação com a produção de compostos orgânicos. Trata-se de um processo mais econômico e seguro.
R-H + Cl2 → R-Cl + HCl
R deve ser entendido como um radical orgânico.
O ácido é vendido na concentração de 37% de massa.
Para que serve o ácido muriático?
A seguir explicaremos as principais aplicações do ácido clorídrico e especialmente o uso da versão vendida comercialmente sob o nome de ácido muriático.
Processo de decapagem de metais
O ácido clorídrico é usado para a “limpeza” de metais antes de eles passarem por processamento. O objetivo é remover a ferrugem, a crosta e outras impurezas que estiverem concentradas na superfície.
Produção de compostos orgânicos
Esse ácido é empregado como reagente para obter cloreto de vinila, muito utilizado para fabricar plásticos. O ácido clorídrico também é utilizado para produzir cloropreno, usado em borrachas sintéticas.
Produção de compostos inorgânicos
Esse é um ácido bastante utilizado em processos industriais que incluem o fabrico de reagentes e compostos inorgânicos. Também podemos citar os produtos usados para o tratamento da água como o cloreto de ferro (III) e o cloreto de alumínio.
Como produto de limpeza
Vendido sob o nome comercial de ácido muriático, o ácido clorídrico é utilizado para a limpeza de áreas pós-construção civil e para a limpeza doméstica. Pode ser usado, ainda, para realizar a limpeza de ferramentas e maquinário.
Processamento de alimentos
O ácido clorídrico é utilizado para diversas reações de produção de alimentos e aditivos. Também pode ser empregado para equilibrar o pH no produto final.
Produção de medicamentos
Trata-se de um ácido usado para produzir cloridratos solúveis encontrados em medicamentos, como cloridrato de doxiciclina que é empregado no tratamento de febre tifóide e varíola.
Ácido clorídrico no organismo humano
Lembra que citamos que o ácido clorídrico pode ser encontrado no organismo humano? Ele está presente no suco gástrico produzido pelo estômago. Essa solução é constituída pelo ácido clorídrico, enzimas, água, sais inorgânicos e uma porcentagem pequena de ácido lático.
Quando o bolo alimentar é transformado em quimo (massa ácida devido ao suco gástrico e sua composição ácida) as proteínas são digeridas. Essas proteínas são transformadas então em polipeptídeos e aminoácidos que o organismo absorverá.
Quais são os riscos que o ácido muriático oferece?
Como se trata de um ácido forte e com elevado poder corrosivo, o ácido clorídrico, pode gerar uma série de danos à saúde como:
- Irritação e queimaduras na pele;
- Surgimento de irritação e feridas nas vias aéreas superiores (se inalado);
- Irritação destacada nos olhos que pode levar a cegueira;
- No caso de ingestão, gera corrosão do sistema bucal. No trato gastrointestinal pode acarretar em hemorragias, diarreia, vômitos e má circulação. Pode levar ao óbito;
- Ao ficar exposto de forma contínua a esse ácido, é possível desenvolver dermatite e conjuntivite. Leva também a sangramentos nas gengivas e fotossensibilidade.
Agora você já conhece a função do ácido muriático. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!