01/04/2022 Química

Albert Einstein: veja sua importância

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Albert Einstein: veja sua importância

O físico alemão Albert Einstein (1879-1955) nascido na cidade de Ulm, na Alemanha, se tornou um dos grandes nomes da Física Moderna. Formado na Escola Politécnica de Zurique, tem entre seus grandes feitos a explicação do efeito fotoelétrico (que lhe rendeu um Nobel), a elaboração da teoria da relatividade especial geral e restrita, assim como a explicação do movimento browniano. 

Casou-se em 1903 com a colega Mileva Maric, com quem teve dois filhos. Em 1919, separou-se da primeira esposa e casou-se com sua prima Elsa Einstein. Continue lendo para conhecer mais sobre uma das mentes mais geniais da história. 

Biografia de Albert Einstein

Nascido em 1879, em Ulm, na Alemanha, Albert Einstein era filho de judeus não praticantes. Seu pai era dono de uma oficina eletrônica. Quando Albert nasceu, a família não tinha boas condições financeiras e por isso se mudou para Munique, capital da Baviera. O objetivo era melhorar as condições financeiras. Foi nessa cidade que ele recebeu sua educação formal.

É importante ressaltar que, embora não demonstrasse ainda a sua genialidade, tampouco era um mau aluno, como se convencionou dizer. Era evidente a sua preferência por disciplinas que demandavam raciocínio lógico, como a Matemática, por exemplo. Aos 21 anos de idade, em 1900, se formou em Matemática e Física.

Einstein não foi um aluno exemplar durante a graduação, fato que o próprio ressalta em notas autobiográficas. Ele costumava faltar às aulas para fazer leituras que eram mais do seu interesse e ocupava seu tempo com questões mais complexas do que aquelas do âmbito da graduação. 

Ocupação

Após concluir a graduação, Albert Einstein passou um bom tempo procurando um emprego. Tentou ocupar o cargo de professor-assistente, porém, não conseguiu. Grossman, um dos seus amigos, conseguiu para ele uma vaga no Departamento Oficial de Patentes de Berna, em 1902. Einstein permaneceu nesse cargo até 1909.

Vida pessoal

Entre 1903 e 1919, Einstein foi casado com Mileva Maric, com quem teve dois filhos. No mesmo ano em que se separou da primeira esposa ele se casou com sua prima Elsa Einstein.

Produção científica de Albert Einstein

No ano de 1905, cinco anos após ter se graduado, Einstein publicou quatro artigos em uma importante revista científica alemã chamada Annalen der Physik. Essas publicações mudaram totalmente os rumos da Física, dando origem ao que chamamos de Física Moderna. 

O primeiro artigo tem como foco o movimento browniano. Basicamente, ele explica o movimento das pequenas moléculas que pairam sobre a superfície dos líquidos. Já o segundo artigo publicado fala a respeito das causas do efeito fotoelétrico. Einstein sugeriu nesse trabalho que a natureza da luz nesse fenômeno era corpuscular, isto é, que a luz era formada por pequenos pacotes de energia sem massa, os fótons. 

Essa explicação deu origem à chamada dualidade onda-partícula. Atualmente, sabemos que partículas, como elétrons e prótons, podem adotar o comportamento de onda ou de partículas. Por sua vez, o terceiro artigo publicado por Einstein tratava da sua teoria da relatividade especial. O físico propôs que tempo e espaço não são absolutos, dependem do observador. 

Esse artigo tornou-se um marco na história científica, pois apresentou uma visão contrária a Mecânica Newtoniana, que era a base da Física daquele momento. O físico ainda desenvolveu, alguns anos depois, a teoria da relatividade geral em que trata da deformação do espaço e do tempo ocasionada por corpos massivos. 

O quarto artigo publicado por Einstein em 1905 concentrou-se em detalhar o desenvolvimento matemático da teoria da relatividade dando origem então a famosa equação: 

E = mc2

Essa fórmula foi usada para calcular a energia liberada em reações nucleares. Tomando por base esses cálculos, surgiram várias aplicações tecnológicas, como as ogivas e usinas nucleares. 

O Nobel de Física

Albert Einstein é um dos nomes mais importantes da Física Moderna, porém, mesmo com tantas contribuições, foi laureado apenas uma vez com o prêmio Nobel de Física. Em 1921, ele recebeu o prêmio pela explicação do efeito fotoelétrico e não pela sua teoria da relatividade. 

Essa explicação foi fundamental para o surgimento de células fotovoltaicas que permitem converter a energia carregada pelos fótons (partículas de luz) em correntes elétricas que alimentam fábricas, casas e propriedades rurais em todo o mundo. O trabalho de Albert Einstein foi imprescindível para o grande salto de desenvolvimento dado pela Física no século passado. 

A morte de Albert Einstein

Albert Einstein faleceu em 1955, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. A mudança da Alemanha para a América do Norte se deu durante o regime nazista. Os nazistas ofereceram um prêmio de $5.000 para quem capturasse o físico, pois acreditavam que ele era um espião dos EUA. 

Seus últimos anos da vida foram dedicados à procura de uma teoria que pudesse unificar todas as forças da natureza. Ele buscava uma única lei geral que fosse capaz de explicar todas as interações do universo. 

Albert Einstein é um nome de grande relevância na história da Física Moderna.

Retornar ao Blog