Gás Fosfina no Breaking Bad
Continuando pelo mundo maravilhoso da química do Breaking Bad, hoje falamos em como intoxicar alguns gangsters com gás fosfina.
Para você que está por fora e ainda não assistiu ao Breaking Bad, vale a pena comentar que a história do seriado americano gira em torno de um professor de química (Walter White) que começa a produzir metanfetamina, juntamente com um ex-aluno (Jesse), após descobrir que possui câncer de pulmão.
Devido aos conhecimentos químicos do professor Walter White, a dupla consegue produzir quantidades consideráveis de metanfetamina de alta pureza. Claro que isso acaba “irritando” os traficantes que já se encontram no mercado.
Emilio Koyama, o primeiro parceiro de Jesse na fabricação de metanfetamina, e seu primo Krazy-8, após descobrirem novos fabricantes da droga entrando no mercado, tentam matá-los para eliminar a concorrência.
Barganhando por sua vida, o professor Walter White faz um acordo com os traficantes: sair vivo em troca da receita para produção dos cristais de alta pureza. Se bem que falar cristal de alta pureza em química é um tanto quanto redundante!
Walter começa, então, uma aula prática de laboratório (laboratório de metanfetamina, né) onde já planeja uma reação paralela para a produção de um gás que poderá intoxicar os dois traficantes. No episódio, vemos Walter aquecendo uma panela com água até a sua ebulição, quando então joga uma quantidade considerável de fósforo vermelho, gerando uma cortina de fumaça e faíscas que possibilitam a escapada do professor, que segura fortemente a porta de seu trailer pelo lado de fora até a intoxicação dos traficantes.
Walter explica a Jesse que o fósforo vermelho em presença de umidade e aquecimento é capaz de produzir hidreto de fósforo, também conhecido como gás fosfina que é altamente tóxico.
Falando a verdade, dificilmente Walter conseguiria produzir PH3 como visto no episódio e principalmente naquela quantidade. Fósforo realmente reage com vapor d’água para gerar fosfina, mas reação industrial para a produção em quantidade requer fósforo branco – uma forma alotrópica do fósforo vermelho utilizado por ele.
Reação Industrial de Formação de PH3
A definição de alotropia é simples:
Alotropia – substâncias compostas formadas pelo mesmo elemento químico
Outros casos clássicos de alotropia são o do elemento químico Oxigênio que pode formar O2 (oxigênio molecular; gás oxigênio) e O3 (ozônio); do Carbono, que forma entre outros o carbono grafite e o diamante.
Claro que esse é um pequeno detalhe dentro da série.
É apenas uma chatice de químico prestar atenção nessas coisas!