Número de Mol e Massa Molar - Hexag Medicina
01/12/2021 Química

Número de Mol e Massa Molar

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Número de Mol e Massa Molar

A quantidade de massa contida em 1 mol de substância recebe o nome de massa molar. O Sistema Internacional utiliza o mol como unidade de medida para determinar a quantidade de partículas elementares. A Constante de Avogadro, NA, tem relação com o número de mol que corresponde a 6,02 x 1023 átomos, íons ou moléculas de uma substância. Continue lendo para saber mais. 

O que é massa molar?

A massa molar se caracteriza por ter o mesmo valor numérico da massa molecular de uma substância. Porém, a unidade é o g/mol (gramas por mol). A soma das massas dos átomos que compõem a substância é o que corresponde à massa molecular (MM). As massas podem ser consultadas na Tabela Periódica. 

A massa molecular, assim como a massa atômica, é expressa em unidade de massa (u). A seguir listamos as massas molares, aproximadas, de alguns compostos para que fique mais claro: 

  • Gás oxigênio (O2): 32 g/mol
  • Água (H2O): 18 g/mol
  • Cloreto de sódio (NaCl): 58,5 g/mol

Massa molar: como fazer o cálculo?

Apresentaremos abaixo o passo a passo de como calcular a massa molar. Para isso, usaremos como exemplo o etanol (CH3CH2OH).

Primeiro passo

Inicie contando o número de átomos que cada elemento químico da fórmula da substância possui. O etanol CH3CH2OH é composto por: 

Oxigênio (O): 1 átomo

Carbono (C): 2 átomos

Hidrogênio (H): 6 átomos.

Segundo passo

Na Tabela Periódica, confira qual é a massa atômica de cada elemento que compõem a substância. No nosso exemplo iremos utilizar valores aproximados. Teremos então:

Hidrogênio (H): 1 u

Oxigênio (O): 16 u

Carbono (C): C: 12 u

Terceiro passo

Neste passo deveremos multiplicar as massas dos elementos pela quantidade de átomos que estão presentes na substância. Teremos então:

Oxigênio (O): 1 x 16 u = 1 x 16 u

Carbono (C): C: 2 x 12 u = 24 u

Hidrogênio (H): 6 x 1 u = 6 u

Quarto passo

Agora devemos somar as massas para saber qual é a massa molecular. Teremos então:

MMETANOL: 16 u + 24 u + 6 u = 46 u

Logo, chegamos à conclusão de que a massa do etanol é 46 u ou 46 g/mol. Logo, em um mol temos 6,02 x 1023 moléculas, o equivalente a 46 gramas. 

O que é mol?

O valor absoluto do mol é de 6,02 x 1023. Trata-se do número de espécies elementares em uma determinada massa de uma substância. A Constante de Avogadro é fundamental na realização de cálculos químicos, já que nos possibilita obter uma proporção entre a escala atômica e uma escala que pode ser mensurada. 

Para que fique mais claro, daremos um pequeno exemplo. Na Tabela Periódica, podemos verificar que a massa atômica do hidrogênio é 1 u, enquanto a massa do oxigênio é 16 u. Logo, a massa molecular da água (H2O) é 18 u.

Ao constatar que a massa molecular da água é 18 u, compreendemos que a massa molar da água é 18 g/mol, isto é, 1 mol de água tem 18 g de massa. 

Resumindo temos:

1 mol de água = 6,02 x 1023 moléculas = 18 gramas. 

Número de mol e massa molar: qual é a relação?

O termo Mol é bastante utilizado para indicar as quantidades de partículas que podem ser encontradas em moléculas, átomos, íons entre outras. Por sua vez, a massa molar corresponde à massa molecular de uma substância que é expressa em gramas por mol. Essa palavra deriva de moles, em latim, que indica um amontado ou uma pilha. 

Na química, mol é um termo de grande relevância. A indústria, por exemplo, trabalha com quantidades significativas de substâncias e não com poucas moléculas. Ao utilizar o termo mol estamos nos referindo a um amontoado de partículas equivalentes a 6,02 x 1023. Dessa forma, quando alguém fala sobre 1 mol de átomos de cálcio, por exemplo, está falando sobre 6,02 x 1023 de cálcio. 

O valor do mol é referente à Constante de Avogadro, esse princípio determina que os volumes iguais de dois gases quaisquer – sob as mesmas condições de temperatura e pressão – terão o mesmo número de mols de moléculas de gás. Então, 1 mol de uma substância é equivalente à massa molar de uma substância e tem 6,02 x 1023 moléculas da substância. 

Quem foi Amedeo Avogadro?

O advogado e físico de origem italiana Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, conde de Quaregna e Cerreto, nasceu em Turim em 1776 e faleceu na mesma cidade, em 1856. Formado em Direito, passou a se dedicar ao estudo de física, química e matemática por conta própria. 

Avogadro foi um dos primeiros cientistas a fazer a distinção entre átomos e moléculas. Tornou-se reconhecido pelas suas grandes contribuições para a teoria molecular. A Constante de Avogadro foi assim nomeada como uma homenagem a esse importante cientista. 

Agora você já sabe o que é número de mol e massa molar!

Retornar ao Blog