25/03/2021 Química

O que são sais minerais – Quais as suas funções?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
O que são sais minerais – Quais as suas funções?

Saber o que são sais minerais é essencial para compreender o funcionamento do organismo humano. Em nosso organismo, existem diversas substâncias orgânicas e substâncias inorgânicas.

No grupo das substâncias orgânicas estão aminoácidos, carboidratos, proteínas e ácidos nucleicos. Os sais minerais e a água estão na categoria de substâncias inorgânicas. Continue lendo para saber mais sobre os sais minerais e quais são suas funções.

O que são sais minerais?

Os sais minerais são nutrientes que desempenham diversas funções, podendo ser encontrados tanto em seres vivos como em matéria não viva. Podem ser encontrados de duas formas nos seres vivos: dissolvidos em água ou imobilizados.

Os sais minerais dissolvidos em água se apresentam na forma de íons. Já os imobilizados, são encontrados em estruturas esqueléticas, apresentando pouca solubilidade.

Algo bastante relevante é que os seres vivos não são capazes de produzir sais minerais, de forma que devem ingeri-los através da alimentação. Embora não forneçam calorias, os sais minerais têm grande relevância para uma série de funções no organismo, como:

  • Condução do impulso nervoso;
  • Formação de dentes e ossos;
  • No processo de respiração celular;
  • Coagulação;
  • Manutenção do equilíbrio osmótico.

Falta de sais minerais

A falta de sais minerais no organismo pode levar uma pessoa à morte por alterar demasiadamente o seu metabolismo. Dessa forma, uma alimentação saudável é fundamental para a boa saúde.

Sais minerais: quais são as suas funções?

Veja, a seguir, quais são os principais sais minerais encontrados nos seres vivos e as suas funções.

Cálcio

Mineral encontrado em maior abundância no organismo, especialmente no esqueleto. Participa ativamente da formação dos ossos. Trata-se de um nutriente fundamental para a célula, uma vez que controla a permeabilidade da membrana.

O cálcio possui um papel bastante relevante para a contração muscular, coagulação do sangue, liberação de hormônios, entre outras funções. Esse mineral pode ser encontrado especialmente no leite e seus derivados, como iogurtes e queijos. Também está presente em alimentos como espinafre, sardinha e feijão.

Flúor

Mineral bastante reconhecido por sua função de prevenir problemas ósseos e dentários. Contudo, também age em células e tecidos. É adicionado à água encanada e a cremes dentais. Também pode ser aplicado de forma tópica pelo dentista.

Ferro

Um mineral atuante em diversas funções, especialmente a de formação das hemoglobinas (cuja função é transportar oxigênio). Também faz parte da mioglobina, que realiza o armazenamento do oxigênio no músculo, e participa da respiração celular. Pode ser encontrado em alimentos como carnes, feijão, gema de ovo, fígado e beterraba.

Zinco

Mineral de grande importância para o desenvolvimento das crianças, também atua fortalecendo o sistema imunológico. Contribui para o bom funcionamento da tireoide, possui ação antioxidante e ajuda na prevenção da diabetes por melhorar a ação da insulina. Pode ser encontrado em carnes, ostra, camarão, fígado, frango e peixe.

Iodo

Esse mineral faz parte da composição dos hormônios da tireoide, atuando nos sistemas respiratório, cardiovascular, urinário e esquelético. Em linhas gerais, se pode dizer que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos organismos. Está presente em alimentos como cavala, sal iodado, ovo, atum e salmão.

Fósforo

Encontrando abundantemente no esqueleto, atua juntamente com o cálcio para a formação dos ossos. Também atua na constituição das membranas celulares (fosfolipídios), nas atividades enzimáticas e fornece energia sob a forma de ATP (adenosina trifosfato). Pode ser encontrados em alimentos como sardinha, frutas frescas, sementes de girassol, carnes e leite e seus derivados.

Selênio

O selênio é um mineral que possui elevado poder antioxidante, prevenindo doenças cardiovasculares, cânceres e Alzheimer. Também ajuda a melhorar o funcionamento da tireoide, além de contribuir para a eliminação de peso. Pode ser encontrado na gema de ovo, farinha de trigo, pão e castanha-do-pará.

Potássio

Em conjunto com o sódio, age no funcionamento das células nervosas (Bomba de Sódio/Potássio). Também se destaca por ajudar o metabolismo, produzir proteínas e glicogênio, regular a quantidade de água no organismo, controlar a pressão sanguínea, entre outras. Está presente em alimentos como batata, abacate, mamão, leite, amendoim e banana.

Magnésio

Embora seja encontrado em menor abundância no organismo, é um sal mineral relevante. Atua na duplicação dos ácidos nucleicos, atividades enzimáticas, trocas iônicas realizadas pela membrana celular, síntese de vitamina D, entre outros. São fontes desse mineral alimentos como grãos integrais, leite e seus derivados, amendoim e sementes.

Sódio

Junto ao potássio, participa do funcionamento das células nervosas (Bomba de Sódio/Potássio). É o mineral que forma o sal de cozinha, além de participar da absorção de glicose, aminoácidos e água. Pode ser encontrado em carnes processadas, queijos, temperos prontos e vegetais enlatados.

Suplementação de minerais

A suplementação de minerais somente deve ser feita com o acompanhamento médico e em casos em que o organismo realmente está sofrendo com alguma deficiência. Geralmente, isso acontece quando a alimentação não fornece a quantidade ideal de minerais ou quando há alguma doença que demanda essa suplementação.

Agora você conhece os principais sais minerais e as suas funções! Para conferir mais conteúdos e dicas para ter um bom desempenho no vestibular e no Enem, fique ligado no blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog