Reações com óxidos
Nas reações com óxidos pelo menos um dos reagentes é um óxido. Os produtos formados por essas reações dependem do tipo de óxido e do outro reagente. Dessa forma é essencial conhecer as características dos óxidos. Também é essencial conhecer a natureza (ácida, básica ou neutra) do outro reagente.
Conheça a classificação dos óxidos
Confira abaixo a classificação dos óxidos.
Óxidos ácidos
- Óxidos de caráter covalente formados pela interação de ametais com o oxigênio.
- O crômio VI é um metal com capacidade de formar um óxido covalente, sua fórmula é CrO2.
Óxidos básicos
- Óxidos iônicos formados por metais que não formam óxidos anfóteros.
Óxidos anfóteros
- Esses óxidos iônicos são formados exclusivamente por elementos como zinco, prata, alumínio, crômio III, berílio, estanho, chumbo e antimônio.
Óxido misto, duplo ou salino
- Óxido formado por algum metal que possui capacidade de formar dois cátions diferentes.
- Todo óxido misto possui a mesma fórmula química X3O4.
Reações com óxidos ácidos
Conheça as principais reações com óxidos.
Reação de um óxido ácido com água
Um ácido inorgânico é formado quando um óxido ácido reage com água (H2O). Confira a reação do dióxido de enxofre com a água:
SO2 + H2O → H2SO3
Nessa equação acontece a formação do ácido sulfuroso.
Observação
Dois ácidos diferentes se formam quando anidridos ácidos reagem com água. Confira abaixo a reação do hexóxido de dicloro com água:
Cl2O6 + H2O → HClO3 + HClO4
O hexóxido de dicloro é conhecido também como anidrido clórico perclórico. Dá origem ao ácido clórico e ao ácido perclórico quando reage com água.
Reação de um óxido ácido com uma base inorgânica
Um sal inorgânico e água são formados quando um óxido ácido reage com uma base inorgânica. Confira abaixo a reação entre o dióxido de enxofre e o hidróxido de sódio:
SO2 + 2 NaOH → Na2SO3 + H2O
Essa reação resulta na formação de água e um sal que apresenta o metal da base e o ânion SO3-2. Este é formado quando o óxido em questão reage com a água.
Reação de um óxido ácido com um óxido básico
Um sal inorgânico é formado quando um óxido ácido reage com um óxido básico. Confira abaixo a reação entre o dióxido de enxofre e o óxido de sódio:
SO2 + Na2 O → Na2SO3
O sal resultante dessa reação apresenta o metal do óxido básico e o SO3-2 (forma-se quando o óxido ácido em questão reage com a água).
Reações com óxidos básicos
Reação de um óxido básico com água
Uma base inorgânica se forma quando um óxido básico reage com H2O. Confira a reação do óxido de sódio com a água:
Na2O + H2O → 2 NaOH
A equação acima leva a formação do hidróxido de sódio.
Reação de um óxido básico com um ácido inorgânico
Um sal inorgânico e água se forma quando um óxido básico reage com um ácido inorgânico. Confira abaixo a reação entre o óxido de sódio e o ácido bromídrico:
Na2O + 2 HBr → 2 NaBr + H2O
O sal formado possui o metal da base (Na+1) e o ânion Br- (formado quando o óxido reage com a água).
Reações com óxidos anfóteros
Reação de um óxido anfótero com um ácido inorgânico
Um sal inorgânico (formado por metal do óxido e pelo ânion do ácido) e água são formados quando um óxido anfótero reage com um ácido inorgânico. Confira abaixo a reação entre o óxido de alumínio e o ácido clorídrico:
1 Al2O3 + 6 HCl → 2 AlCl3 + 3 H2O
O sal formado possui o metal do óxido anfótero (Al+3) e o ânion Cl- do ácido.
Reação de um óxido anfótero com uma base inorgânica
Um sal inorgânico (formado pelo metal da base e pelo ânion formado a partir do metal do óxido) e água são formados quando um óxido anfótero reage com uma base inorgânica. Confira abaixo a reação entre o óxido de alumínio e o hidróxido de potássio:
1 Al2O3 + 2 KOH → 2 KAlO2 + H2O
O sal formado possui o metal da base (K+) e o ânion AlO2–.
Reações com óxidos mistos, duplos ou salinos
Reação de um óxido misto com água
Duas bases inorgânicas são formadas quando um óxido misto reage com água. Confira abaixo a reação do óxido duplo de estanho com água:
1 Sn3O4 + 4H2O → 1 Sn(OH)2 + 2 Sn(OH)4
Pelo fato de o óxido misto apresentar metal estanho esse elemento forma os cátions bivalente (Sn+2) e tetravalente (Sn+4). As bases formadas são: Sn(OH)2 e Sn(OH)4.
Reação de um óxido misto com ácido inorgânico
Dois sais inorgânicos e água são formados quando um óxido misto reage com um ácido inorgânico. Cada um dos sais tem a interação do ânion do ácido com um cátion de carga diferente do metal.
Confira abaixo a reação do óxido duplo de estanho com o ácido fosfórico:
2 Sn3O4 + 6 H3PO4 → 1 Sn3(PO4)2 + 1 Sn3(PO4)4+ 9 H2O
Dois sais são formados por essa reação. Cada um dos sais possui o ânion PO4-3 do ácido interagindo com um dos dois (Sn+2 e Sn+4) cátions formados pelo metal do óxido misto.
Reação de um óxido misto com uma base inorgânica
Dois sais inorgânicos e água são formados quando um óxido misto reage com uma base inorgânica. Cada um dos sais possui cátions vindos da base e um dos ânions formados pelo metal do óxido, uma vez que o metal possui dois cátions de carga diferente.
Confira abaixo a reação do óxido duplo de estanho com o hidróxido de sódio:
1 Sn3O4 + 6 NaOH → 2 Na2SnO2 + 1 Na2SnO3 + 3 H2O
Cada sal formado na reação possui o cátion (Na+) da base interagindo com um dos dois ânions (SnO2-2 e SnO3-2) formados pelo metal do óxido misto.
Gostou de saber mais sobre as reações com óxidos? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!