O que é separação de misturas químicas?
Você conhece o processo de separação de misturas químicas? No artigo a seguir iremos explicar o conceito e os seus objetivos. Continue lendo para entender mais sobre esse tema recorrente em provas do Enem e vestibulares.
Entenda o que é separação de misturas químicas
Recebe o nome de separação de misturas químicas, o processo empregado para separar duas ou mais substâncias. A partir dele, é possível isolar o componente de interesse.
É importante lembrar que mistura é a combinação de duas ou mais substâncias. Existem misturas homogêneas e heterogêneas. Há diversas razões que podem gerar a necessidade de superar substâncias. A separação da água do mar para obter sal é um exemplo. Outro exemplo é o tratamento da água para torná-la potável.
Separação de misturas químicas: conheça os processos
A separação de misturas químicas pode ser feita de diferentes maneiras. O método escolhido depende da observação de alguns aspectos. Saiba quais são eles abaixo:
– Tipo da mistura (pode ser homogênea ou heterogênea);
– Natureza das substâncias formadoras das misturas;
– Temperatura, densidade e solubilidade dos componentes da mistura.
Separação de misturas homogêneas
Misturas homogêneas são aquelas que possuem somente uma fase. A seguir explicaremos os principais processos de separação dessas misturas.
Destilação simples
Esse tipo de separação é feito entre substâncias sólidas que foram dissolvidas em substâncias líquidas por meio de seus pontos de ebulição. Um exemplo é a mistura água e sal submetida a 100°C (temperatura de ebulição da água). A água (que possui menor ponto de ebulição) evapora deixando apenas o sal.
Destilação fracionada
Esse processo é utilizado para separar substâncias líquidas miscíveis por meio da temperatura de ebulição (TE). Os líquidos são separados por partes para que o processo seja possível.
Primeiro são separados os líquidos com menor ponto de ebulição. O processo segue até obter o líquido com maior ponto de ebulição. Um exemplo é o da separação da água (TE 100°C) de acetona (TE 58°C).
Vaporização
Trata-se de um processo em que a mistura sólido-líquido é aquecida, assim o líquido passa para o estado gasoso e se separa do soluto de forma sólida. O líquido é separado lentamente nesse processo. O tipo mais conhecido de vaporização é a evaporação. Um exemplo é o processo realizado com a água do mar para obter sal marinho.
Liquefação fracionada
Para esse processo, é utilizado um equipamento específico. Há duas possibilidades, a primeira é resfriar a mistura de gases ou então aumentar a pressão do sistema até que um dos componentes se torne líquido.
Em seguida, ocorre a destilação fracionada e a separação acontece de acordo com o ponto de ebulição. Um exemplo é o da separação de componentes de ar atmosférico.
Separação de misturas heterogêneas
Misturas que apresentam pelo menos duas fases recebem o nome de heterogêneas. Confira abaixo os principais processos de separação.
Centrifugação
No processo de centrifugação, a separação acontece por meio de força centrífuga. O componente mais denso é separado do menos denso através da rotação do equipamento em alta velocidade. Podemos citar como exemplo o processo de lavagem de roupas em que a força centrífuga separa as roupas da água.
Filtração
Esse processo realiza a separação de substâncias sólidas insolúveis em uma fase líquida ou gasosa. A separação é feita através da passagem da mistura por um filtro. Podemos citar como exemplo o processo de fazer café com um coador. A bebida é obtida através da separação do pó do líquido.
Decantação
Esse processo consiste na separação entre substâncias que possuem densidades distintas. Pode ser utilizada entre líquido-sólido e líquido-líquido imiscíveis. O componente mais denso se move em direção à parte do recipiente inferior devido à ação da gravidade.
Dessa forma, o sólido fica depositado no fundo do recipiente. Nesse processo é usado o funil de decantação. Podemos citar como exemplo a separação da água e areia ou então a separação da água e do óleo.
Dissolução fracionada
Esse processo é usado para a separação de substâncias sólidas ou sólidas e líquidas. A dissolução é empregada quando se tem uma substância solúvel em solventes na mistura.
Após esse processo, é necessário que a mistura passe por outro método de separação como a destilação ou a filtração. Um exemplo é a separação de areia e sal cloreto de sódio (NaCl). Com a adição de água, o sal se solubiliza e a área é separada.
Separação magnética
Processo utilizado para separar metal de outras substâncias sólidas com um ímã. O exemplo é a separação da limalha de ferro (metal) da areia ou enxofre em pó.
Ventilação
Através da força de uma corrente de ar, substâncias de diferentes densidades são separadas. Podemos citar como exemplo as cascas de arroz, cereais ou amendoim.
Levigação
Consiste na separação de substâncias sólidas através da passagem de água pela mistura. Esse processo é utilizado no garimpo devido à diferença de densidade das substâncias. Um exemplo é a separação do ouro da área na água, pois o ouro é mais denso.
Peneiração ou Tamisação
Trata-se da separação entre substâncias sólidas de tamanhos diferentes com o uso de uma peneira. Um exemplo é o ato de peneirar o açúcar para fazer um bolo. Apenas o açúcar mais fino é usado.
Flotação
Consiste na separação de substâncias sólidas e substâncias líquidas. Esse procedimento é feito pela adição de substâncias que formam bolhas. Essas bolhas formam uma espuma que separam as substâncias que ficam aglutinadas nela. Um exemplo é a remoção de gorduras no processo de tratamento da água.
Floculação
Nesse processo, substâncias coagulantes são adicionadas à água juntamente com o óxido de cálcio (CaO). Essas substâncias reagem, dando origem ao hidróxido de alumínio (Al(OH)3).
Partículas pequenas ficam suspensas agregadas na água, elas se unem ao hidróxido de alumínio. Flocos maiores são formados, tornando possível a decantação. O processo é utilizado no tratamento da água.
Gostou de saber mais sobre a separação de misturas químicas? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!