Seriam os átomos as letras do alfabeto químico?
Olá, pessoal!
Se pensarmos na língua portuguesa, é impressionante que haja apenas 23 letras em nosso alfabeto e, mesmo assim, consigamos escrever sobre milhões de coisas diferentes, criando a diversidade gigantesca de palavras, frases e textos. Na química esta percepção também acontece.
Pensem comigo…
Um dos fatores mais encantadores da química é a incrível ideia de que as mesmas peças (os átomos) estruturam diferentes moléculas e substâncias, somente pela sutil característica de estarem associados (ligações químicas) de formas distintas.
Por exemplo, o ácido fórmico tem fórmula molecular CH2O2, e atua como substância injetada na picada de abelhas e formigas. O potássio (K) é um sólido condutor de eletricidade e muito reativo com o oxigênio, quando forma o cátion K+. A água, da mais que popular fórmula H2O, é substância vital.
Sem citar o diamante (carbono), o gás H2 e o gás O2, vemos que quatro elementos distintos (C, H, O e K) estruturam substâncias muito diferentes. Poderíamos, então, metaforizar: os átomos são as letras, as moléculas são as palavras e as substâncias, os textos.
Até a próxima, gente!