Variáveis do estado de um gás
As variáveis do estado de um gás são: pressão, volume e temperatura. Essas três grandezas fundamentais são essenciais para entender melhor o comportamento dos gases por influenciarem suas propriedades e comportamento. Continue lendo para saber mais.
O que são variáveis do estado de um gás?
Há três grandezas fundamentais relacionadas aos gases: pressão, volume e temperatura. Essas grandezas são chamadas de variáveis do estado de um gás e se destacam por influenciar as propriedades e comportamento dos gases. Para ficar mais claro, só faz sentido falar sobre o volume de gás se também citarmos a sua pressão e temperatura.
Variáveis do estado de um gás
Como citamos acima, existem três variáveis do estado de um gás, sendo elas:
- Pressão;
- Volume;
- Temperatura.
Explicaremos mais sobre cada uma das variáveis abaixo.
Pressão
Pode ser definida como a força exercida na direção perpendicular sobre uma superfície em relação à área da mesma. Em relação aos gases, a pressão exercida é causada pelos choques das suas partículas contra as paredes do recipiente.
A pressão do ar atmosférico foi a primeira pressão de um gás a ser determinada experimentalmente. Vale citar que o ar atmosférico é uma mistura de gases. Em 1643, o cientista italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) obteve a pressão atmosférica pela primeira vez utilizando o seu barômetro de mercúrio.
A experiência de Torricelli
Para isso, Torricelli preencheu um tubo de vidro de 1 metro com mercúrio. Em seguida, o cientista emborcou o tubo em um recipiente com mercúrio (Hg). O resultado da coluna de mercúrio do tubo desceu até chegar a determinada altura.
Torricelli percebeu que ao nível do mar, o nível de mercúrio do tubo ficava estável em 76 cm ou 760 cm. Logo, o valor da pressão atmosférica ao nível do mar foi estabelecida como 760 mm Hg.
A unidade do Sistema Internacional (SI), atualmente, é o Pascal (Pa = N/m2). Contudo, ainda existem outras bastante utilizadas como o atm e o torr. Confira a seguir, a relação entre essas unidades:
Pascal (Pa) | Milímetro de mercúrio (mmHg) | bar | Atmosfera (atm) | torr |
101 325 | 760 | 1 | 1 | 760 |
Importante
Há uma espessura de cerca de 800 km de ar, ao nível do mar, que exerce pressão sobre os corpos. Contudo, o valor da pressão atmosférica varia conforme a altitude. Isso porque conforme vamos a lugares mais elevados que o nível do mar, a pressão atmosférica reduz e vice-versa.
Volume
Para saber o volume de um gás devemos multiplicar o comprimento pela altura e pela largura de um corpo. Os gases têm a tendência de ocupar o volume do recipiente que os contêm. Esse comportamento se deve a sua grande capacidade de expansão.
No SI, a unidade de volume é o metro cúbico (m3), porém, a mais utilizada na Química é o litro (L). Confira abaixo algumas relações entre diferentes unidades utilizadas para volume:
m3 | dm3 ou L | cm3 ou mL |
1.000 dm3 ou 1000L | 1 dm3 ou 1L | 0,001 dm3 ou 0,0001L |
1.000.000 mL(cm3) | 1.000 mL (cm3) | 10-3 dm3 ou 10-3L |
Temperatura
A grandeza da temperatura dos gases mensura a agitação das suas moléculas. Quanto mais velozes, mais alta a temperatura. O termômetro é o aparelho utilizado para medir a temperatura.
Normalmente, é utilizado o termômetro de mercúrio que possui uma graduação com escalas termométricas no tubo de vidro na parte externa e mercúrio líquido por dentro. O aumento da temperatura faz com que o líquido se dilate e assim indique a medida da temperatura.
No SI, a unidade de temperatura é o Kelvin (k), conhecido também como escala absoluta. No Brasil, a unidade mais utilizada é o graus Celsius (ºC). Em alguns países a escala utilizada é a Fahrenheit (°F). É interessante conhecer as seguintes relações:
- 0°C equivale a 273 K;
- 373K corresponde a 100°C.
Então, para converter Celsius em Kelvin basta fazer a seguinte soma: 273: TK = T°C + 273.
Resumo sobre as variáveis do estado de um gás
- As variáveis do estado de um gás são: pressão, volume e temperatura.
- As três grandezas influenciam as propriedades e comportamento dos gases.
- A pressão pode ser definida como sendo a força exercida na direção perpendicular sobre uma superfície em relação à área da mesma.
- A pressão, nos gases, é resultado dos choques das partículas dos mesmos contra as paredes do recipiente.
- No SI, a unidade de medida da pressão é o Pascal (Pa = N/m2).
- O volume, nos gases, é o resultado da multiplicação do comprimento pela altura e largura de um corpo.
- A tendência dos gases é ocupar o volume do recipiente em que estão pela sua grande capacidade de expansão.
- A unidade de medida do volume do gás é o metro cúbico (m3).
- A temperatura é a agitação das moléculas dos gases. Quanto mais velozes, mais elevada está a temperatura.
- O aparelho usado para medir a temperatura é o termômetro.
- No SI, a unidade de medida da temperatura é o Kelvin (k). No Brasil, é o graus Celsius (ºC). Alguns países utilizam a escala Fahrenheit (°F).
Gostou de saber mais sobre as variáveis do estado de um gás? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!