Vazamento de amônia em frigorífico intoxica 300
Acidente ocorreu na tarde desta segunda-feira (23/03/2015) em Cascavel (PR) durante reforma. Pelo menos 300 pessoas ficaram intoxicadas após um vazamento de amônia em um frigorifico em Cascavel, oeste do Paraná, na tarde desta segunda-feira (23). Duas vítimas estão internadas em estado grave e pelo menos outras três tiveram queimaduras nos olhos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que deslocou várias equipes para a região para atender as vítimas, o vazamento já foi controlado. O vazamento ocorreu durante uma reforma que era realizada por uma empresa terceirizada. Após o acidente, o frigorífico decidiu que os trabalhos só serão realizados aos finais de semana, para evitar novas ocorrências.
Fonte: Da Redação com BandNews FM Curitiba
A amônia também chamada de gás amônia é um composto químico de fórmula NH3, cuja estrutura se observa abaixo:
Sua geometria é piramidal, sendo ela uma molécula polar (momento dipolar diferente de zero).
Obtenção
O mais importante método de obtenção da amônia atualmente é o processo Haber-Bosch. Neste processo os gases nitrogênio (N2) e hidrogênio (H2) são combinados diretamente a alta pressão e temperatura, utilizando o ferro como catalisador.
Características
A amônia é um gás incolor nas condições ambientes (25°C e 1 atm), possui odor característico, sendo tóxico ao ser humano e animais (a exposição a concentrações acima de 2.500 ppm por aproximadamente 30 minutos pode ser fatal). É altamente solúvel em água (1 volume de água dissolve 1300 volumes do gás) formando uma solução de hidróxido de amônio (NH4OH) conhecida como amoníaco.
Aplicações
Dentre as mais diversas aplicações da amônia, podemos citar:
• Produtos de limpeza – detergentes e amaciantes;
• Plásticos – nylon e poliamidas;
• Produtos químicos – síntese de ácido nítrico;
• Fertilizantes – ureia, sulfatos, nitratos e fosfatos de amônio;
• Fabricação de Explosivos;
• Gás de refrigeração.
Utilização da amônia em refrigeração
A amônia vem sendo utilizada como gás de refrigeração, pois foi um substituto eficiente aos CFC’s, devido ao seu baixo custo de obtenção e características desejáveis para este fim.
É um agente refrigerante ecologicamente correto que não agride a camada de ozônio nem agrava o efeito estufa.
O único inconveniente é sua alta toxicidade, o que pode acarretar em graves acidentes como este no frigorífico em Cascavel.