22/09/2020 Redação 10 minutos

5 dicas de como concluir uma redação

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
5 dicas de como concluir uma redação

A redação é uma das partes mais importantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso, é fundamental dar a atenção necessária a este tópico em sua preparação para a prova. Uma das partes mais difícil para muitos estudantes é a hora de começar. No entanto, a conclusão também não é fácil. Mas fique tranquilo, algumas técnicas simples podem ajudar você a ter mais tranquilidade na hora de finalizar o seu texto. 
 
Está em dúvidas sobre como concluir uma redação de maneira eficaz? Neste artigo daremos cinco dicas para você conseguir fazer uma finalização excelente. Continue a leitura e confira!

Como é a estrutura de uma redação?

No Enem, você deve escrever uma redação no gênero textual dissertativo-argumentativo. Você precisa defender um ponto de vista a partir de argumentos e de uma análise crítica do assunto. Para fazer isso de maneira correta, você deve estruturar o seu texto com a seguinte divisão: 
 
Introdução: é o primeiro parágrafo, cujo objetivo é contextualizar o leitor sobre o tema que você falará no texto.
 
Desenvolvimento: são os parágrafos seguintes, que serão usados para desenvolver os seus argumentos sobre o assunto.
 
Conclusão: é o parágrafo que finaliza a sua redação, portanto, deve concluir as suas ideias e fechar o texto com chave de ouro.
 
Mas como fazer uma conclusão de sucesso? Confira cinco dicas para arrasar na sua redação!

Dica 1: Retome a tese

No início do seu texto, você apresentou o seu ponto de vista do assunto. Agora, na conclusão, é hora de retomar a sua tese e ressaltar a ideia principal que você desenvolveu ao longo da redação. Você pode até fazer um resumo do que foi tratado, mas fique atento à quantidade de texto que está escrevendo. Como há uma limitação, talvez você precise ser mais objetivo para não ultrapassar o limite de linhas. 

Dica 2: Coerência e coesão textual

Apesar da conclusão ser uma finalização e precisar ser algo objetivo, principalmente falando de Enem e vestibular, ela também precisa ter harmonia e conexão com os parágrafos de cima. Para que isso aconteça, é preciso que você dê continuidade às ideias que foram aplicadas no desenvolvimento da redação. Em resumo, os parágrafos precisam estar conectados para que a leitura do texto fique fluida e o leitor tenha uma boa experiência com o seu texto. 

Dica 3: Não traga novos argumentos

A hora de desenvolver os seus argumentos e trazer novas ideias já passou. O momento para fazer isso é no desenvolvimento do seu texto. Quando você está fazendo a conclusão, é hora de fechar o assunto que você iniciou lá em cima, e não trazer novos argumentos. Senão, você pode ficar sem espaço para finalizar, não conseguir concluir o seu texto e, consequentemente, perder pontos importantes na sua redação. 

Dica 4: Apresente uma solução

A conclusão também é o momento de você apresentar uma solução que faça sentido e tenha uma conexão com os argumentos que você deu ao longo do texto. Pode ser também o momento de destacar um ponto importante do seu raciocínio. A ideia aqui é proporcionar ao leitor um momento de aprendizado a partir da finalização dos seus argumentos.

Dica 5: Evite o senso comum

Você já sabe que precisa propor uma solução ao tema apresentado, mas tome cuidado para não ficar no senso comum. Frases como “o governo precisa investir mais” ou “as pessoas precisam se conscientizar” são ideias que a maioria das pessoas tem. Busque a originalidade, algo que não vá ser igual ao que todos vão dizer. É esse argumento que pode fazer a diferença no resultado da sua redação.

O que não fazer na conclusão

A finalização do seu texto precisa ser objetiva. Isso significa que um parágrafo de cinco linhas é o suficiente para expressar as suas ideias e soluções. Por isso, não escreva mais de um parágrafo na sua conclusão. Outra coisa que você não deve fazer é usar expressões comuns como: “concluindo” ou “terminando”.

Frases para iniciar a conclusão

É normal dar aquele branco na hora de começar a sua redação, e, também, ao escrever a frase que dará início à sua conclusão. Por isso, trouxemos alguns exemplos que você pode utilizar no seu texto.
 
“Portanto…”
 
“Levando em consideração esses aspectos…”
 
“Em virtude dos argumentos apresentados…”
 
“Dessa forma…”
 
“Tendo em vista os aspectos observados…”
 
“Considerando o que foi observado…”
 
“Dentro dessa perspectiva…”
 
“Em virtude do que foi mencionado…”
 
Ao usar as frases acima você dá a entender ao leitor que vai finalizar as suas ideias e concluir o seu raciocínio.
 
Agora que você já sabe como concluir uma redação de maneira eficiente e interessante para o seu leitor, é só praticar. Se quiser saber mais dicas que podem ajudar você a se destacar no Enem e no vestibular, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos.

Retornar ao Blog