28/05/2021 Redação

Conheça a estrutura de uma redação e dicas para escrever um bom texto

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Conheça a estrutura de uma redação e dicas para escrever um bom texto

Conhecer a estrutura de uma redação nota 1000 é importante para quem está se preparando para o Enem e para os vestibulares. A seguir apresentaremos com detalhes essa estrutura e daremos dicas de como escrever um bom texto. Vamos começar?

Conheça a estrutura de uma redação

A maior parte dos vestibulares e o Enem solicitam que o candidato redija um texto dissertativo-argumentativo. Por isso, iremos focar nessa estrutura de redação, esse tipo de texto permite que os corretores avaliem a escrita do estudante e, também, se ele soube usar argumentos relevantes.

O candidato deve utilizar argumentos que deem autoridade para o seu ponto de vista e apresentar um vocabulário extenso de acordo com as regras da norma culta. A estrutura de um texto dissertativo-argumentativo é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão. Vamos conhecer todos esses tópicos abaixo.

Introdução da redação

A introdução de uma redação dissertativo-argumentativa deve apresentar o tema e a tese que serão desenvolvidos no decorrer do texto. O primeiro parágrafo deve ser utilizado para contar brevemente o que será trabalhado ao longo dos demais parágrafos.

A proposta ou problemática deve ser mostrada sem se esquecer de indicar qual é o seu ponto de vista. Contextualizar o tema historicamente é uma forma interessante de fazer a introdução. Trata-se de uma estratégia que enriquece o texto, demonstrando que o candidato possui conhecimento histórico sobre o assunto.

Desenvolvimento da redação

No desenvolvimento, o candidato deverá expor e defender seu ponto de vista, utilizando, para isso, argumentos válidos que confiram autoridade. O ideal para um bom desenvolvimento é contar com dois parágrafos.

Perceba que o desenvolvimento deve trabalhar bem a tese, de maneira a convencer o leitor de que seu ponto de vista faz sentido, ainda que ele não concorde. Coesão e coerência são imprescindíveis.

Uma forma de tornar o seu desenvolvimento potencialmente mais coerente e coeso é se dedicar ao estudo dos conectivos. Eles fazem a ligação entre ideias que estão apresentadas em períodos, orações e parágrafos da sua redação. Há diversos tipos de argumentos que podem ser usados, confira abaixo alguns deles:

  • Posicionamentos de especialistas;
  • Dados estatísticos;
  • Comparações usando épocas distintas ou o desenvolvimento de um fato em países diferentes;
  • Exemplos.

Os argumentos servem para embasar o seu posicionamento e mostrar para o leitor que o seu ponto de vista faz sentido.

Conclusão da redação

A conclusão deve ser feita no último parágrafo retomando a tese para concluir a ideia que foi apresentada ao longo do desenvolvimento. Retome a tese trabalhada ao longo do texto reafirmando o seu ponto de vista. Em alguns textos do gênero dissertativo-argumentativo, como o artigo de opinião e a carta argumentativa, basta concluir a redação.

No entanto, na redação do Enem é necessário apresentar propostas de ações detalhadas que reduzam os desafios apresentados no decorrer do texto. É importante que os estudantes se informem sobre o tipo de redação exigido no vestibular que irão prestar para que possam direcionar os seus estudos.

Dicas de como estudar redação

Para escrever bons textos é fundamental praticar, isso significa estudar redação. Abaixo explicaremos como você pode estudar a produção textual.

Treine

Para desenvolver uma boa escrita é essencial treinar a produção de redações. O ideal é redigir duas redações por semana. A prática é o que leva à perfeição, não se esqueça disso. Quanto mais você se dedica à produção textual no modelo exigido pelo vestibular ou Enem, mais se especializa.

Fique por dentro das atualidades

Acompanhar as atualidades no Brasil e no mundo é essencial para estar preparado para escrever sobre os mais variados temas. É comum que o tema da redação do Enem e de vestibulares tenha relação com algum assunto em pauta no momento. Informe-se através de telejornais, sites, jornais impressos, revistas, entre outros canais. Lembrando que é essencial procurar por fontes sérias para se informar.

Dedique-se a utilizar os textos de apoio sem copiá-los

Os textos de apoio são excelentes aliados para a produção de uma redação nota 1000, contudo, tenha muita atenção para não acabar simplesmente copiando-os. Os corretores da redação desejam ver o conhecimento do estudante a respeito do tema.

Os candidatos podem e devem usar os textos de apoio como guias, ideias centrais e dados que estejam presentes nesses textos podem ser empregados na sua construção textual. Porém, jamais copie trechos integralmente, pois isso, além de tirar pontos na correção, pode fazer parecer que você não tem ideias próprias.

Os textos de apoio estão na prova exatamente para cumprir a função de apoio e não para serem copiados. Treine trabalhar com textos auxiliares para chegar ao equilíbrio de usar informações sem copiar trechos.

Com essas dicas você está preparado para escrever redações com excelente qualidade textual! Para conferir mais dicas para ter um bom desempenho no Enem e no vestibular, fique ligado no blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog