05/08/2021 Redação

O que é uma dissertação?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
O que é uma dissertação?

Saber o que é uma dissertação e quais são seus elementos principais é essencial para quem está se preparando para um vestibular ou Enem. Ao longo do artigo vamos explicar esse tipo de texto e daremos algumas dicas para que consiga uma boa nota com sua redação, acompanhe!

O que é uma dissertação?

Um texto dissertativo é aquele estruturado para transmitir ao leitor o ponto de vista do autor. Para fazer uma boa dissertação, é imprescindível conhecer bem o tema e ter boa capacidade de planejamento.

O conhecimento permite que o escritor utilize um argumento convincente. O planejamento, por sua vez, torna mais fácil para o leito compreender a mensagem.

Há alguns formatos de textos dissertativos: argumentativo, expositivo, argumentativo-objetivo, crítico, argumentativo-subjetivo, entre outros. Aqui focaremos no formato dissertativo-argumentativo por ser o mais pedido em vestibulares de todo o país e também no Enem.

Estrutura do texto dissertativo-argumentativo

A seguir apresentaremos a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo.

1. Contextualização do tema

Nesta primeira etapa da dissertação, que é a sua abertura, é necessário falar sobre a questão que será tratada ao longo do texto. O redator deve apontar à problemática e, se necessário, contextualizar historicamente. O leitor deve ser preparado para o posicionamento que será tomado no decorrer da produção textual. É interessante não escrever demais nessa abertura.

2. Apresentação do posicionamento

A partir desta etapa, é crucial escrever com boa articulação para apresentar de maneira clara o que pensa sobre o tema. Os candidatos devem ter em mente que vestibulares exigem que os posicionamentos apresentados respeitem os Direitos Humanos. Não empregue palavras de baixo calão na sua dissertação!

3. Argumentação

A argumentação é a etapa em que o candidato explicará os motivos de ter escolhido determinado posicionamento para defender ou uma determinada solução para a situação- problema. O objetivo é fundamentar seu pensamento, convencendo o leitor do que está sendo exposto no texto. A ideia deve ser confirmada por provas e argumentos.

4. Conclusão

Etapa de encerramento da sua dissertação, nela, é necessário sintetizar a exposição ao leitor. É fundamental que não haja divergências entre o pensamento do começo do texto para o final.

Dicas para fazer uma boa dissertação

Abaixo você poderá conferir algumas dicas práticas de como fazer uma boa dissertação.

1. Informe-se sobre atualidades

O conhecimento a respeito do tema do texto dissertativo é crucial para conseguir desenvolver bons argumentos para convencer o leitor. Dessa forma é importante manter-se informado sobre atualidades relevantes. O ideal é ler análises de diferentes fontes para que possa desenvolver a sua própria opinião acerca do tema.

Fica a dica de que os textos que acompanham o enunciado de uma questão de redação também contribuem para coletar argumentos. Leia com bastante atenção o material que faz parte da questão, especialmente se você não tem grande familiaridade com o tema.

2. Cuidado com personalizações textuais

Apesar de o texto dissertativo-argumentativo ter um perfil mais opinativo, é fundamental evitar a personalização do texto. Isso significa evitar termos como “na minha opinião”, “eu acho que”, “eu penso que”, entre outros. Mantenha um caráter mais objetivo na sua escrita.

3. Pratique muito a escrita

A prática leva à perfeição, então adquira o hábito de escrever a respeito de temas atuais. Contar com a correção de um professor é essencial para ser orientado sobre as mudanças que forem necessárias no caminho da escrita.

4. Releia

O texto deve ser relido algumas vezes antes de ser passado a limpo, pois sempre há algum ponto que pode ser refinado. O ideal é que seu rascunho estrutural de texto dissertativo tenha introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. As ideias que serão trabalhadas devem ser elencadas nesse rascunho para que possam brilhar com sentido no texto final.

5. Atenção à gramática

Mantenha-se atento à grafia correta das palavras, concordância verbal e nominal. Se você tem dúvidas sobre questões gramaticais, vale a pena dedicar parte do seu tempo de estudo de português à resolução de questões a esse respeito. Essa prática te ajudará a melhorar a sua escrita e também contribuirá para acertar mais questões na prova de português.

6. Objetividade

Engana-se quem pensa que precisa ser lírico ou empregar palavras difíceis para construir um bom texto. Simplicidade e objetividade são características bastante apreciadas pelos corretores de redações de vestibular e Enem.

7. Adote o hábito da leitura

Ler os mais variados tipos de textos é essencial para ter uma boa escrita. A partir da leitura de literatura, jornais, blogs, entre outros, é possível desenvolver novas formas de trabalhar com seu repertório. Além disso, permite a ampliação do seu vocabulário de maneira considerável. Quanto maior o leque de conteúdos que você lê, mais estará preparado para usar diferentes abordagens em seus textos.

Pratique o texto dissertativo-argumentativo para chegar com chances de boas notas no vestibular e Enem!

Retornar ao Blog