04/08/2021 Redação

Você sabe o que é roteiro de redação? Entenda como fazer

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Você sabe o que é roteiro de redação? Entenda como fazer

Saber fazer e seguir um roteiro de redação é uma forma estratégica para conquistar uma nota alta nesta prova tão importante como a dos vestibulares e do Enem. A nota da redação pode ser o diferencial para você realizar seu sonho de ingressar no ensino superior. Continue lendo e saiba o que é e como fazer esse roteiro.

O que é roteiro de redação?

O roteiro de redação é um tipo de guia para a sua escrita, ele serve para estruturar o conteúdo a ser desenvolvido em seu texto antes de dar início à escrita. Para que fique mais claro, podemos fazer uma analogia com uma viagem. Quando uma pessoa está indo pela primeira vez para um destino, tende a fazer uma lista de lugares para conhecer, certo?

Essa lista ajuda o turista a se organizar, colocando no mesmo dia lugares próximos, por exemplo, para que não haja perda de tempo e nem desperdício de dinheiro com deslocamentos desnecessários. O roteiro de redação funciona como essa lista de viagem, o redator organiza e estrutura o que deverá constar no texto antes de começar a escrever.

Com essa ferramenta, é possível definir como será o começo, desenvolvimento e conclusão do seu texto. Trata-se de uma grande aliada para escrever de forma mais fluida. Vale ressaltar, também, que esse roteiro ajuda a ganhar tempo, algo imprescindível em um vestibular ou no Enem.

Característica de um roteiro de redação

O roteiro de redação tem como função principal nortear a forma como o texto será produzido. É interessante que ele seja feito com tópicos através dos quais serão listados os pontos a serem trabalhados na introdução, desenvolvimento e conclusão.

O candidato deve usar esse roteiro como um guia para ter mais clareza sobre como começar e dar sequência ao seu texto. Inclusive, é um ótimo guia para verificar se a redação escrita abordou todos os pontos previamente pensados.

Como fazer um roteiro de redação?

Confira, a seguir, dicas práticas de como fazer um bom roteiro de redação para te ajudar a conquistar uma boa nota.

1. Leia atentamente o enunciado

Para fazer um bom roteiro de redação, é fundamental entender claramente o que está sendo pedido no enunciado. Uma redação com chances de nota alta depende de atender exatamente o que está sendo solicitado.

Uma forma estratégica de trabalhar com o enunciado é grifar os trechos mais relevantes e fazer anotações de informações relevantes. Para facilitar o processo, o candidato pode escrever em uma folha de rascunho o assunto geral que deverá ser abordado.

2. Construa a ideia central da redação

No primeiro passo, o candidato deve ler atentamente o enunciado, listando as principais informações contidas no material de prova. Na sequência, chega o momento de pensar em qual será a ideia central da redação.

Em vestibulares e no Enem, o principal gênero textual cobrado é a dissertação argumentativa, em que é necessário defender uma ideia no decorrer da redação.

Com o entendimento da temática sobre a qual precisa escrever, é necessário entender qual aspecto dela terá destaque em seu texto. Qual é a ideia central dentro do seu texto? A formulação da sua tese pode ser feita usando a seguinte estratégia:

  • Pense em qual é o aspecto da temática que chama mais atenção;
  • Reflita a respeito dos melhores argumentos disponíveis (que incluem tanto aqueles de conhecimento pessoal como informações dos textos de referência);
  • Questione-se sobre o que quer que seu texto diga. Qual é a ideia que você quer trazer para o debate? Essa é a tese.

3. Defina os argumentos

Tendo definido a ideia central a ser elaborada em seu texto, é necessário considerar quais serão as ferramentas com que vai defender essa ideia. Nessa etapa do roteiro de redação, você deverá definir quais argumentos darão sustentação a sua tese. Para te ajudar nessa tarefa, você pode se fazer as seguintes perguntas:

  • Por que você acredita na tese escolhida?
  • Quais informações te levaram a pensar dessa forma?

O ideal é responder com listas essas perguntas para que possa selecionar os melhores itens (argumentos) para trabalhar. Seu texto precisa ser conciso, então opte por usar dois a três argumentos que tenham coerência entre si.

4. Estruturação da ordem das ideias

Chegou a etapa de estruturar no papel como a sua redação será construída. Considere quais informações e argumentos devem ser trabalhados primeiro e quais devem vir na sequência. Reflita sobre o melhor percurso, desde apresentar a temática até defender a tese.

5. Escreva

Tendo seguido os passos anteriores, você já terá a estrutura da sua redação pronta, bastará escrever. As ideias estarão devidamente organizadas, precisando apenas ser conectadas de maneira coerente no seu texto. É interessante que você desenvolva o hábito de fazer esse roteiro de redação em seus simulados e nos treinos de redação como um todo. Assim você se habitua a usar essa ferramenta.

O roteiro de redação pode te ajudar a conquistar boas notas no vestibular e Enem!

Retornar ao Blog