23/11/2021 Saúde

A importância da medicina humanizada para a saúde dos brasileiros

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
A importância da medicina humanizada para a saúde dos brasileiros

Um tema que vem ganhando cada vez mais destaque na mídia e nos debates sócio-políticos é a importância da medicina humanizada para a saúde dos brasileiros. O ponto principal dessa abordagem da medicina é oferecer um atendimento mais empático e gentil para os pacientes.

A partir desse acolhimento, as pessoas se abrem e entendem a importância de fazer o tratamento que está sendo indicado. Uma experiência mais sensível é fundamental para gerar maior proximidade entre médicos e pacientes.

Essa pauta pode ser usada como tema de redação em diferentes vestibulares e no Enem. A seguir daremos algumas dicas de como trabalhar com essa temática em um texto.

A importância da medicina humanizada para a saúde dos brasileiros

Considerando a possibilidade de esse ser o tema da redação de vestibulares e do Enem, vamos dar algumas dicas de como trabalhar com ele. Assim você estará pronto para redigir um bom texto.

Introdução

Na introdução da redação é essencial apontar qual é a direção que seu texto argumentativo-dissertativo irá seguir. Basicamente, significa apresentar ao leitor qual será sua abordagem a respeito do tema. 

No início, é bem interessante adicionar uma informação ou dado com uma fonte. Observe que muitas vezes essa adição pode ser extraída dos textos presentes na própria prova.

Confira abaixo o exemplo de introdução da redação:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o conceito de saúde como não somente a ausência de doença, mas como um estado de bem-estar pleno nas esferas mental, física e social.

Desse ponto de vista podemos entender que, embora contribua significativamente para o avanço da medicina, a tecnologia não supre uma carência essencial, a humanização. Atualmente, há grande carência de humanização na saúde brasileira. Mostra-se determinante que essa questão seja superada.

Desenvolvimento 

Ao longo do desenvolvimento da redação, é necessário reforçar os pontos apresentados na introdução com dados e fatos. O candidato deve fornecer argumentos para tentar convencer o leitor a respeito do seu ponto de vista. 

Continuaremos o exemplo dado acima com três parágrafos de desenvolvimento:

Há, na sociedade brasileira, grande pressão social e familiar para que os jovens optem por formações na área de saúde. Reconhecida como uma área de status e com excelente retorno financeiro, a medicina nem sempre é uma escolha decorrente da paixão pessoal.

Logo, é natural que muitos desses profissionais se tornem estressados e menos empáticos quando inseridos em uma rotina altamente desgastante. Conforme o tempo vai passando esses profissionais se tornam menos propensos à escuta e ao entendimento, o que infelizmente acarreta um tratamento menos humanizado. 

A precariedade da humanização na saúde brasileira pode ser confirmada observando os resultados de uma pesquisa realizada pelo DOCTORALIA (plataforma mundial de agendamentos de consultas online), em 2020.

Para 63% dos brasileiros entrevistados a humanização no atendimento é algo importante. Vale mencionar, ainda, o livro “Pacientes que curam”, da autora e médica de família, Júlia Rocha. Na obra, a profissional relata histórias em que os pacientes eram o foco dos atendimentos e não apenas as enfermidades. Nesse contexto de atendimento, a cura tendia a ocorrer mais rapidamente. 

Outro ponto que reforça a manutenção da falta de humanização no setor de saúde é a carência de disciplinas humanizadoras em cursos da área. Os profissionais não têm contato com esse tópico durante a sua formação, logo, não desenvolvem como deveriam sua capacidade de comunicação e troca com os pacientes.

Boa parte dos pacientes brasileiros já precisa enfrentar os problemas de infraestrutura no sistema de saúde, muitos, inclusive, recebem um atendimento ruim. Tudo isso compromete o processo de restabelecimento da saúde. 

Conclusão

Na introdução, o candidato deve demonstrar qual é a direção que seu texto irá tomar. No desenvolvimento é preciso apresentar argumentos sólidos que reforcem a sua visão.

Por fim, na conclusão devem ser citadas as soluções para as problemáticas apresentadas. No Enem é necessário que a conclusão traga uma proposta de intervenção, ou seja, uma possível solução para o problema apresentado.

Confira o exemplo abaixo:

É crucial que os estudantes da área da saúde sejam preparados para oferecer um atendimento humanizado aos seus pacientes. O Ministério da Educação (MEC) precisa validar e difundir, para a sociedade brasileira como um todo, a relevância da medicina humanizada através da inclusão de disciplinas com esse foco na grade curricular.

O papel desses conteúdos é direcionar os futuros profissionais de saúde para um método de trabalho mais empático. O reforço da importância dessa conduta humanizada pode ser feito através de palestras em locais públicos e constantes reflexões a respeito da necessidade da vocação para seguir atuando como profissional de saúde.

A medicina humanizada é determinante para que os brasileiros tenham melhores condições de saúde física, mental e social.

Ao longo da publicação você pode conferir um exemplo de redação para esse tema com dicas de como trabalhar cada etapa do texto! Aproveite para navegar pelo blog do Hexag Medicina e conferir mais conteúdos informativos e dicas!

Retornar ao Blog