07/05/2021 Saúde

Taxa de Natalidade – o que é? Qual a taxa no Brasil?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Taxa de Natalidade – o que é? Qual a taxa no Brasil?

A taxa de natalidade, juntamente com a taxa de mortalidade, determina o crescimento demográfico da população de um país. Basicamente, são dados estatísticos que consideram o número de nascimentos e de mortes por mil habitantes no período de um ano. Continue lendo para entender mais sobre o conceito e conheça a taxa no Brasil.

O que é a taxa de natalidade e mortalidade?

Como citamos acima, essas duas taxas determinam o crescimento demográfico de um país ao indicar o número de nascimentos e óbitos por mil habitantes em um ano. Recebe o nome de crescimento vegetativo (CV) a diferença entre a taxa de natalidade e mortalidade.

Taxa de natalidade e mortalidade no Brasil

O Brasil é um país que vem apresentando significativa redução na taxa de natalidade e mortalidade ao longo das últimas décadas. Esses dados demonstram melhora nas condições de vida dos brasileiros, contemplando desde melhor alimentação até avanços da medicina, passando por maior acesso à educação, entre outros fatores.

De acordo com dados do IBGE, a taxa de natalidade bruta do nosso país era de 20,86 por mil habitantes em 2000, caindo para 14,16 por mil habitantes em 2015. A taxa de mortalidade bruta em 2000 era de 6,67 e foi para 6,08 em 2015.

Entenda o cálculo de taxa de natalidade e mortalidade

Para que fique mais claro como é feito o cálculo da taxa de natalidade e mortalidade, confira o exemplo a seguir:

A cidade X tem 1.000 habitantes e apresentou o número de 30 nascimentos no último ano. Isso significa que a taxa de natalidade da cidade X foi de 30% nesse ano. A mesma cidade X apresentou o número de 10 óbitos ao longo do ano, logo, a sua taxa de mortalidade é de 10%.

Fórmula da taxa de natalidade:

TN = N . 1000 / P

Fórmula da taxa de mortalidade:

TM = M . 1000 / P

Fórmula do cálculo do crescimento vegetativo:

CV = TN – TM

Nessas fórmulas temos:

  • TN (Taxa de Natalidade)
  • N (Número de nascimentos)
  • P (População)
  • TM (Taxa de mortalidade)
  • CV (Crescimento vegetativo)

O que é crescimento vegetativo?

Esse é um conceito intimamente relacionado ao crescimento populacional, sendo determinado de acordo com as condições econômicas, sociais e culturais de cada país. De forma simplificada, o crescimento vegetativo é o resultado da subtração da taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

Há três formas de classificar esses valores estatísticos, confira abaixo.

Crescimento vegetativo positivo

Considera-se o crescimento vegetativo positivo quando o número de nascimentos é mais elevado do que o número de óbitos.

Crescimento vegetativo negativo

Considera-se o crescimento vegetativo negativo quando o número de óbitos é maior do que o de nascimentos.

Crescimento vegetativo nulo

Acontece quando o número de nascimentos é equivalente ao número de óbitos em um determinado espaço de tempo.

Taxa de Fecundidade

O conceito de taxa de fecundidade está intimamente relacionado à taxa de natalidade e se refere ao número médio de filhos que uma mulher tem durante sua idade fértil, entre os 15 e cerca dos 50 anos. Algo interessante de observar é que, nas últimas décadas, pesquisas demonstram que a taxa de fecundidade apresenta queda em várias partes do planeta, em especial nos países desenvolvidos.

Contudo, devemos ressaltar que se trata de um dado bastante relativo que apresenta grande variação de país para país conforme as suas condições sociais, econômicas e culturais. De acordo com dados do IBGE, o Brasil conta com taxa de fecundidade em decadência, pois no ano 2000 essa taxa era de 2,4 e caiu para 1,7 em 2015.

Taxa de Mortalidade Infantil

Essa taxa observa o óbito de crianças entre 0 e 12 meses de vida. Apesar de ter apresentado relativa queda, ainda é bastante significativa em vários lugares do mundo, em especial naqueles em que as condições de vida não são consideradas boas.

Dentre os fatores que contribuem para aumentar a taxa de mortalidade infantil estão falta de saneamento básico, proliferação de doenças e falta de acesso à educação e saúde.

Expectativa de Vida (Esperança de Vida)

A expectativa de vida, também conhecida como “esperança de vida”, nada mais é do que o número de anos vividos em média por uma população em um espaço de tempo. No decorrer dos anos, essa expectativa vem crescendo consideravelmente devido aos avanços na medicina e melhora das condições de vida.

No Brasil, a esperança de vida da população é de 75 anos, sendo um pouco mais alta para as mulheres, entre 77 e 78 anos. Uma curiosidade é que as melhores expectativas de vida são do Panamá, Chile e Costa Rica, entre 81 e 82 anos para mulheres e entre 75 e 77 anos para homens.

A taxa de natalidade e a taxa de mortalidade determinam o crescimento demográfico de um país.

Para conferir mais conteúdos informativos, além de dicas para o Enem e o vestibular, navegue pelos posts do blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog