06/08/2021 Vestibular Medicina

Como ler edital de vestibular? Saiba como fazer da maneira correta

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Como ler edital de vestibular? Saiba como fazer da maneira correta

Você sabe como ler edital de vestibular e do Enem? Antes de responder a essa pergunta, é necessário compreender a importância que esse documento possui. O edital é o documento que contém as regras e o cronograma do processo seletivo. Dessa forma, é fundamental que o candidato leia com atenção para saber como transcorrerá o processo.

Alguns candidatos não leem o edital ou não o fazem com a devida atenção e acabam cometendo erros que os eliminam da prova. Continue lendo para entender melhor como fazer essa leitura de maneira correta. O tempo dedicado à leitura e compreensão desse documento contribui para a maior tranquilidade na resolução da prova.

Como ler edital de vestibular: faça da forma correta

O edital de vestibular geralmente é composto por várias páginas, algo que pode assustar um pouco os candidatos mais apressados. No entanto, é essencial a leitura desse documento que contém citações de leis e linguagem técnica para saber como tudo acontecerá no processo seletivo.

Há instituições de ensino superior que contam também com o Manual do Candidato, uma versão do edital de mais fácil compreensão. Esse manual geralmente possui linguagem mais acessível e ilustrações. Contudo, se a instituição na qual você vai prestar vestibular não fornece esse material, é importante aprender a ler o edital corretamente.

Fica a dica de que, mesmo com o Manual do Candidato, seja feita a leitura do edital, afinal, dedicar um tempinho à leitura das regras te ajudará a ganhar mais confiança. Confira, a seguir, algumas dicas de como fazer essa leitura de forma mais prática.

1. Ctrl + F

Como já citamos, o edital do vestibular é um documento extenso com citações de leis e linguagem mais técnica. Para te ajudar a encontrar as informações que deseja com mais facilidade, sugerimos que você utilize o atalho de busca Ctrl + F ao ler digitalmente. Em grande parte dos programas, a busca é ativada com esse atalho.

2. Pesquise sobre as inscrições

Usando o Ctrl + F você poderá refinar a sua busca para encontrar o que deseja. Uma dica é pesquisar por “inscrições” ou “requisitos”. Esses termos vão te ajudar a encontrar o que é preciso para se inscrever e fazer a prova do vestibular.

Você saberá se pode se inscrever e como fazer isso. Também é importante verificar o valor da taxa de inscrição e o prazo para realizar o pagamento. As inscrições para o vestibular costumam ter um prazo e um link para se cadastrar.

3. Isenção da taxa de inscrição

No caso de vestibulares de universidades públicas, é possível solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para saber se você pode solicitar essa isenção e como fazer, busque por esse termo no documento do edital.

Normalmente, a isenção é disponibilizada para candidatos de baixa renda e de escolas públicas. Há instituições de ensino superior particulares que também concedem a isenção, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo.

4. Leia sobre as cotas

As instituições de ensino superior públicas oferecem a possibilidade de que os candidatos se inscrevam como cotistas. Como os requisitos para ser cotista variam de instituição para instituição, é importante ler com muita atenção essa parte do edital. Também é necessário se atentar para os prazos específicos que os cotistas precisam obedecer e documentos a serem entregues.

5. Leia com atenção sobre o conteúdo programático

Essa é uma das partes mais relevantes de ler no edital do vestibular, pois não tem como fazer o vestibular se não souber o que vai estudar, não é mesmo? No edital você poderá se informar sobre os assuntos que serão cobrados na prova e verificar se há uma lista de obras literárias obrigatórias para ler. Fique atento que algumas instituições de ensino divulgam o conteúdo programático como um anexo ao edital, ou seja, como um item separado.

6. Informe-se sobre os locais de prova

No edital, você poderá se informar sobre como será a divulgação dos locais de provas. Normalmente, essa informação é divulgada no Cartão de Confirmação de Inscrição. Há instituições que chamam os locais de prova de ensalamento. Dessa forma, vale a pena buscar no edital por palavras como “ensalamento”, “locais de prova” e “Cartão de Confirmação do Candidato”.

7. Informações sobre as provas

O candidato deve ler com atenção a parte que fala a respeito das provas, ou seja, como será realizado o processo seletivo. Quantas etapas o processo terá? Como será a divisão de provas por dias? Quais os horários? Em quais cidades acontecerá?

8. Ler sobre os critérios de seleção

O candidato deve ler com especial atenção esse tópico que pode ser nomeado também como “formas de avaliação”. A partir desse tópico, é possível saber quais são as disciplinas com mais peso para o curso escolhido, o que pode eliminar o candidato e de que forma a pontuação é calculada.

9. Informe-se sobre as matrículas

Nessa parte do edital, o candidato deve conferir os dias, horários e documentos que precisará para se matricular, caso seja aprovado. É importante verificar se tem essa documentação antes do vestibular para poder resolver eventuais problemas.

10 – Chamadas

No edital é possível se informar sobre como funcionarão segundas e até terceiras chamadas. Fique atento a essa informação, pois, caso você não seja aprovado na primeira chamada, pode ter seu nome chamado subsequentemente. Não perca esse prazo!

Ler o edital do vestibular é essencial para cumprir todas as regras. Aproveite para navegar pelo blog do Hexag Medicina para conferir mais dicas e conteúdos informativos!

Retornar ao Blog