Início / Blog / Vestibular Medicina / Como organizar a mesa de estudos para ter mais foco e produtividade

Como organizar a mesa de estudos para ter mais foco e produtividade

Responsive Image

O lugar onde você estuda tem muito a ver com a sua produtividade. Às vezes, parece tão mais fácil se jogar na cama ou no sofá com os livros, o estojo e o caderno, e ficar por ali mesmo. A gente nem percebe que o mais fácil pode ser, na verdade, uma armadilha para o nosso cérebro

O ideal é ter um local preparado para você conseguir estudar da maneira mais concentrada possível, com uma mesa organizada,
uma cadeira confortável e com acesso a outros objetos que vão auxiliá-lo em suas tarefas, como livros e cadernos.  

Mas como organizar a mesa de estudos com tudo o que você precisa para ter mais foco e produtividade? Vamos dar todas as dicas neste artigo, confira!

Escolha o local ideal 

Qual é o melhor lugar da casa para você se preparar para o Enem e o vestibular? A resposta é: o espaço mais tranquilo e bem iluminado, onde caiba uma mesa ou alguma superfície plana que funcione para servir de apoio aos livros, computador e o que mais você precisar colocar por perto. 

A cadeira deve ser confortável, em uma altura que mantenha os seus cotovelos na altura da mesa e permita que seus pés fiquem totalmente encostados no chão, evitando problemas de circulação nas pernas. Se você for usar o computador ou notebook, lembre-se de que a tela precisa estar à altura dos seus olhos.

Deve ser um local onde você vá apenas para estudar. Assim, no momento em que você sentar, o seu cérebro vai entender que é hora de prestar atenção e se concentrar. Se possível, fique longe de lugares com grande circulação de pessoas, para ter mais silêncio e não perder o foco.

Ilumine adequadamente sua mesa

Um ambiente com baixa iluminação pode causar sono, indisposição e irritação. Por isso, se o seu local de estudos tem pouca iluminação natural ou fica em um ambiente mais escuro, você pode optar por uma luminária de mesa, de preferência que seja com luz branca para ajudar a manter a atenção.

A parede também é um recurso

Você pode usar a parede como um mural para colocar seu cronograma e plano de estudos, lembretes e anotações importantes. Só tome cuidado para não ficar poluído demais e, de certa forma, desorganizar o seu ambiente. 

Tenha tudo o que precisa por perto

Imagine ter que levantar várias vezes durante o estudo para buscar algo que esqueceu ou que está guardado em outro lugar. Isso acaba tirando o seu foco e fazendo você perder tempo. Então, deixe por perto os objetos que vai precisar usar ao longo do dia.

Se sua mesa tiver gavetas e compartimentos para guardar papéis, cadernos, fone de ouvido para assistir às videoaulas, canetas e outros objetos, melhor ainda!

Leve água e o lanche para a mesa

Provavelmente você vai passar bastante tempo em sua mesa de estudos. Por isso, planeje-se para cuidar do seu corpo durante esse período. Tenha por perto uma garrafa com água. Ela ajuda a aliviar a ansiedade, oxigenar e despertar o cérebro. 

Também é importante preparar um lanchinho saudável, como frutas e barras de cereal, para comer aos poucos e dar mais energia ao seu corpo ao longo do dia. Se tiver tudo isso à mão, você não esquecerá de se hidratar, se alimentar e não precisará ficar levantando para ir à cozinha.

Deixe as distrações longe

Sabe por que não devemos usar o celular ao dirigir? Porque ele rouba nossa concentração e podemos provocar acidentes se não estivermos atentos. O celular e demais telas, como tablets e TV, também tiram o nosso foco quando precisamos estudar. Por isso, o ideal é ficar longe deles quando precisamos nos concentrar.

Se você for usar determinadas funções do celular, como relógio e calculadora, coloque o aparelho em modo avião para não ficar recebendo notificações de aplicativos e olhando para ele o tempo todo.

Dê valor à simplicidade 

Quando falamos em organizar a mesa de estudos não estamos falando para colocar tudo em cima dela. Para se concentrar em uma tarefa, o seu cérebro precisa focar apenas nela, e não competir com todos bonequinhos em cima da mesa, post-its em excesso e fotos ao alcance dos seus olhos. 

A dica mais importante para organizar um ambiente que proporcione tranquilidade e foco é: seja simples e coloque em cima da mesa o que você realmente vai usar naquele dia de estudos. Quanto mais clean, mais fácil será se concentrar no que realmente importa.

Agora, você já sabe como organizar sua mesa de estudos. Se você quer passar em um vestibular concorrido e tirar uma boa nota no Enem, essas dicas podem fazer muita diferença em sua preparação. É só colocar em prática e, quando chegar a hora, arrasar nas provas.

Nossa Metodologia

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami