21/07/2021 Vestibular Medicina

Dicas de como passar em Medicina

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Dicas de como passar em Medicina

Você sonha ser médico(a)? Então, continue lendo e confira dicas de como passar em medicina e dar início à realização do seu sonho. Trata-se de um dos cursos mais disputados em quase todos os vestibulares, para conquistar a sua vaga é importante ser determinado. A perseverança aliada a uma rotina disciplinada de estudos é a porta de entrada para uma boa universidade. Confira as dicas!

Como passar em Medicina? – Confira as dicas!

Para quem sonha ingressar no curso de medicina compilamos algumas dicas preciosas a seguir. Vamos conferir?

1. Pesquise as universidades

Para quem já decidiu por medicina, é crucial conhecer as universidades que oferecem o curso para escolher as suas preferidas. Verifique quais são as formas de ingresso que essas universidades oferecem, quantidade de vagas disponíveis e média de candidatos por vaga. Também é válido verificar qual costuma ser a nota de corte do vestibular de cada instituição.

Mas, atenção, o fato de ter uma universidade favorita dentre todas não significa focar os estudos apenas nela. O ideal é ter uma rotina de estudos que te prepare para diferentes empreitadas. Dedicar-se ao estudo para o Enem é essencial, haja vista que algumas universidades selecionam seus candidatos através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

2. Dedique-se à sua preparação

O ideal para um estudante que deseja ingressar no curso de medicina é começar a sua preparação desde o início do ensino médio. A antecedência permite conhecer mais a fundo os conteúdos que serão cobrados na prova. No vestibular de medicina é necessário conseguir boas notas em todas as disciplinas. A grande procura pelo curso faz com que a nota de corte seja geralmente bem alta.

Independentemente do momento em que iniciou sua jornada de preparação, é importante sempre trabalhar com revisões periódicas. Conforme for avançando nos estudos, faça revisões que te permitam internalizar os conteúdos com mais profundidade. O candidato do vestibular de medicina deve saber os conteúdos e não apenas memorizá-los.

3. Estudo com concentração

Capacidade de concentração é essencial para um estudante de medicina. Passar várias horas do dia dedicado aos estudos se torna mais proveitoso quando se tem essa habilidade de imersão. Procure estudar em um local tranquilo, confortável e no qual não seja interrompido.

Deixe o celular desligado ou longe de você durante as horas de estudo para que sua concentração seja total. Uma dica é definir um horário do seu dia para responder as mensagens e deixar seus amigos e familiares cientes disso. O momento de estudo deve ser dedicado somente ao seu preparo.

4. Dedique-se à redação

Passar no vestibular de medicina ou conseguir uma boa nota para o SiSU depende dos detalhes. A redação é um ponto diferencial para garantir ou deixar escapar a sua vaga. Os estudantes que desejam ser aprovados devem focar em alcançar a uma nota excelente em redação. Treine, treine e treine sua escrita, se possível, produza duas ou mais redações por semana com temas complexos.

Esse preparo para a redação ajudará também nos casos em que há provas dissertativas no vestibular. Algumas instituições solicitam que, na segunda fase, os estudantes respondam as questões discursivamente. Nesse sentido, não basta saber como se dão processos químicos ou físicos, por exemplo, é preciso saber explicá-los de forma coesa e coerente.

5. Prepare-se para interpretar os enunciados

Durante vestibulares e a prova do Enem, o ideal é dedicar algum tempo para a leitura das questões, ficando atento à interpretação dos enunciados. Um grande erro que muitos estudantes cometem é ler já em busca da pergunta final da questão, sem observar as pistas dadas ao longo do enunciado. Por mais que você esteja ansioso para conseguir responder com atenção o máximo de questões, deve evitar uma leitura displicente.

Dessa forma, a dica é ler com bastante atenção o enunciado todo e ir grifando, a lápis mesmo, os pontos mais relevantes. Em muitos casos, essa leitura dá uma luz para a resposta correta. Quem sabe a resposta para a pergunta não está no próprio enunciado?

6. Descomplique

Quando você faz simulados, costuma ficar desconfiado das questões que parecem muito fáceis? Saiba que muitos candidatos desconfiam e isso pode fazer com que levem o dobro ou o triplo do tempo necessário para responder. Se você seguir a dica acima, reduzirá e muito as chances de isso acontecer.

Ler as questões com atenção permite detectar quando uma delas é realmente fácil e tem uma resposta simples. Não perca tempo com questões fáceis por achar que elas têm alguma pegadinha. Com o tempo, você aprenderá a identificar eventuais pegadinhas já na primeira leitura.

7. Faça simulados

Para estar pronto para responder as questões de uma prova de vestibular ou Enem, é necessário fazer simulados. Você pode fazê-los em casa, para isso baixe provas anteriores da instituição de ensino em que deseja estudar e estipule um tempo no cronômetro para responder as questões.

A resolução de edições anteriores do vestibular que se pretende tentar é sempre uma forma interessante de aumentar as suas chances de sucesso. Cada instituição de ensino tem a sua própria forma de preparar os enunciados e cobrar determinados conteúdos.

Com essas dicas você estará mais bem preparado para o vestibular de medicina. Aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir mais conteúdos informativos que também te ajudarão a chegar lá!

Retornar ao Blog