15/04/2021 Vestibular Medicina

Entendendo o studygram

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Entendendo o studygram

Os avanços da tecnologia fazem surgir mudanças no comportamento da sociedade. Em se tratando de educação, o studygram foi uma novidade que surgiu entre os estudantes. São postagens com a #studygram e perfis com dicas de estudos, incluindo resumo de matérias e resenhas de materiais escolares.

Siga a leitura para saber mais a respeito dessa moda entre os estudantes, seus benefícios e dicas de como criar o seu próprio studygram.

O que é studygram?

Existem pessoas que utilizam as redes sociais para compartilhar informações sobre filmes, música, receitas, saúde e mais uma série de assuntos. Já os studygrams são os perfis voltados para os estudos, em que são compartilhados gráficos, resumos, além de dicas para se preparar para provas.

O nome studygram foi criado através da junção entre a palavra study (estudar, em português) e o sufixo “gram”, de Instagram, que é a rede social mais utilizada para esse fim. A plataforma é interessante porque permite o compartilhamento de fotos, vídeos editados ou dos chamados stories, que são vídeos curtos gravados de forma mais despretensiosa.

É uma prática muito positiva, porque estimula tanto aqueles que fazem as publicações quanto os seus seguidores na rotina de estudos. Além disso, é uma forma interessante de usar as redes sociais, que são consideradas vilãs da disciplina em muitos casos. Assim, se desfruta da possibilidade de criar conexões com pessoas que tenham os mesmos interesses, mas sem prejudicar a preparação para as provas.

Geralmente, os conteúdos compartilhados são feitos com muito capricho e riqueza de detalhes. Os studygrammers usam canetas coloridas e caligrafias diferenciadas para destacar o título e os trechos mais importantes. Esses detalhes ajudam na memorização, tanto de quem cria o material a ser publicado quanto de quem o lê.

Perfis para todas as fases escolares

É válido mencionar que há studygrams voltados para todas as fases escolares. Existem estudantes que compartilham conteúdos do ensino fundamental, médio, de preparação para o vestibular e o Enem e, ainda, aqueles que já estão na faculdade.

Independentemente de qual seja momento da vida escolar em que você está, vale a pena procurar por perfis desse tipo para se inspirar. Os resumos que esses estudantes compartilham podem ajudar, mas lembre-se de checar as informações para evitar confusões ao aprender determinado conteúdo.

7 Perfis de studygram de medicina para seguir

Para entender melhor o que são studygrams, nada melhor do que conferir perfis que seguem esse estilo. Veja, a seguir, alguns exemplos de estudantes brasileiros que estão se preparando para cursar medicina ou que já estão na faculdade e que compartilham dicas e conteúdos através do Instagram.

1. Valéria Felix – @avaleriafelix

Valéria compartilha uma série de dicas bastante úteis para quem está se preparando para o Enem e o vestibular. Motivação, aplicativos para ajudar na organização dos estudos e sugestões de assuntos para citar na redação, são alguns dos temas abordados em seus posts.

2. Roberto Studies – @robertostudies

Roberto está se preparando para ingressar na faculdade de medicina e compartilha dicas para aqueles que têm o mesmo objetivo.

3. Laura Minghe – @futura.dra.minghe

Laura faz medicina e compartilha em seu perfil um pouco da sua rotina de estudos, além de resumos de matérias e conteúdos voltados para a motivação.  

4. Letícia – @medgurlonfire

Letícia também faz medicina e compartilha em seu perfil sua experiência como estudante, dicas para se organizar e imagens da sua rotina.

5. Taise Terra – @med_rabiscos

Taise cursa medicina e compartilha em seu studygram mapas mentais muito bem feitos. Esses mapas são gráficos que apresentam o conteúdo de uma forma que facilita o entendimento e a memorização.

6. Foco nos Jalecos – @foconosjalecos

Criado por duas vestibulandas, no perfil Foco nos Jalecos elas compartilham sua rotina em busca do sonho de ingressarem na faculdade de medicina. Além disso, disponibilizam resumos e publicam informações úteis, como as datas de inscrição para o Enem e o SiSu.

7. Bruna – @studybruu

Bruna é uma aluna dedicada que compartilha resumos e um pouco da sua rotina de estudos como vestibulanda de medicina. Um conteúdo bastante útil para quem também está se preparando para alcançar esse objetivo.

Dicas para criar um studygram

Se você chegou até aqui e está com vontade de ter o seu próprio studygram, confira algumas dicas que podem ajudar.

Apenas comece! Evite esperar as condições perfeitas, crie agora o seu perfil e comece a compartilhar seu conteúdo.

Não tenha vergonha dos julgamentos. Caso pessoas próximas façam piadas, ignore e concentre-se no seu objetivo de criar e compartilhar conteúdo.

Não faça focado nos likes e seguidores. Embora existam studygrams famosos e com milhares de seguidores, não é assim com todos. Portanto, concentre-se em compartilhar o conteúdo que achar válido sem esperar que likes e seguidores o motivem.

Atente-se com o tempo que passa nas redes sociais. Mesmo que esteja criando posts para um perfil voltados para os estudos, ainda assim está navegando na internet. Por isso, mantenha atenção em relação ao seu tempo para evitar que esse hobby atrapalhe seu desempenho.

Gostou das dicas? Para conferir mais conteúdos informativos que podem te ajudar a ter um bom desempenho no Enem e no vestibular, fique ligado no blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog